Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/09/2011




Terça-feira, 20 de setembro de 2011


“Ainda que o céu esteja nublado, não esqueças que ele é azul e lindo!!”





EVANGELHO DE HOJE
Lc 8,19-21


Sua mãe e seus irmãos vieram ter com ele, mas não podiam se aproximar, por causada multidão. Alguém lhe comunicou: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver". Ele respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática".








MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
Este Evangelho narra que a mãe de Jesus, junto com alguns parentes, que na língua hebraica são chamados de irmãos, aproximaram-se de Jesus, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Contaram a Jesus, e ele aproveitou para nos falar da sua outra família, a Igreja: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Todos nós temos a alegria de pertencer a esta segunda família de Jesus, a não ser que algum de nós esteja desligado da Igreja, pois não basta ouvir a Palavra de Deus, e sim praticá-la.
A Bíblia tem uma força enorme de transformação da pessoa que a lê ou escuta, porque o Espírito Santo vem com a sua Luz e a sua Força para ajudar. Além de nos converter, a Palavra de Deus nos congrega em Comunidade, atrai-nos para a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Assim, além de irmãos de Jesus, nos tornamos também irmãos entre nós, formando uma grande família, que é chama a Família de Deus.
Em outra ocasião, Jesus falou que a ação da Palavra de Deus em nós é parecida com a ação do fermento, que é colocado na massa de pão. Ela produz uma transformação lenta e silenciosa, mas forte e irresistível. Quem ouve a Palavra de Deus e a acolhe com um coração aberto, devagarinho vai vencendo o pecado, corrigindo os vícios e crescendo na fé, na esperança e na caridade, tornando-se, como diz S. Paulo, uma nova criatura.
A afirmação de Jesus de que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam inclui em primeiro lugar sua própria Mãe. Ela foi a pessoa que melhor praticou a Palavra, inclusive dando-nos essa Palavra viva de Deus Pai, que é Jesus.
É difícil saber qual foi a maior grandeza de Maria: ser Mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé, acolhendo de modo incondicional a Palavra divina. Por isso ela é o nosso melhor modelo, como cristãos. Por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Cf Lc 2,19.51), Maria é a discípula mais perfeita do Senhor”.
Certa vez, dois rapazes amigos estavam andando na rua, numa cidade pequena e desconhecida deles. Era domingo pelo meio dia. De repente, viram uma festa em um quintal aberto. Muito churrasco, chopp à vontade, com músicas lindas.
Com em festas de casamento há amigos do noivo que a família da noiva não conhece, e vice-versa, eles resolveram entrar de penetras. Mas não foram só eles os penetras. Apareceram muitos.
Quando eles estavam comendo e bebendo à vontade, o dono da casa parou a música, subiu numa cadeira e disse: “Por favor, os convidados da noiva fiquem deste lado aqui”. Uma turma foi para a direção indicava. E ele continuou: “Agora os convidados do noivo fiquem deste outro lado aqui”. Outra turma foi para lá. Então o dono da casa disse: “Vocês todos podem cair fora, porque esta festa é de quinze anos da minha filha”.
Que vexame, não? Na Igreja, há lugar para todos e todos somos convidados a ela. Mas, se não praticarmos a Palavra de Deus, podem acontecer vexames como este!
Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.








VIDA SAUDÁVEL

Algumas dicas para perder peso


Quando a intenção é perder peso, é muito importante definir os objetivos de um programa de redução de peso. Existem várias razões para pessoas acima do peso desejarem emagrecer: . Melhorar a saúde . Ter um visual melhor . Sentir-se bem . Ter mais energia.
Não importa o motivo, emagrecer e controlar o peso depende dos seus objetivos e expectativas. Se tiver objetivos realistas, você terá mais chances de alcançá-los e manter o peso desejado. De fato, perder entre 5 e 10% do peso já é suficiente para melhorar a saúde.
A maioria das pessoas com peso elevado deve emagrecer gradualmente. Para perder peso com segurança e de forma saudável, tente não emagrecer mais do que 1 kg por semana. Em algumas circunstâncias, pessoas com doenças graves relacionadas à obesidade podem precisar emagrecer mais rapidamente. Neste caso, é necessário supervisão médica. O seu peso é resultado de vários fatores: . Quantidade e tipo de comida ingerida .
Prática regular de atividade física .
Hábito de se alimentar em resposta a situações de estresse .
Perfil genético e fisiológico .
Idade e saúde.
Para emagrecer e manter o peso é necessário controlar todos estes fatores. Por isso, deve-se ignorar dietas e produtos que prometem a redução do peso rapidamente e com facilidade ou que garantem resultados prolongados sem mudanças no estilo de vida.
Qualquer propaganda de produto que promete ser possível emagrecer sem reduzir a ingestão de calorias ou praticar atividade física está vendendo fantasias e falsas esperanças. Alguns preferem chamar de fraude. Além disso, alguns destes produtos podem se prejudiciais à saúde. Uma abordagem realista.
Muitas pessoas obesas preferem praticar exercícios e manter hábitos alimentares saudáveis (seguindo algumas recomendações, como reduzir a ingestão de gordura e aumentar a quantidade de frutas, verduras e cereais na alimentação) em vez de realizar dietas alimentares. Por outro lado, em geral, aqueles que decidem fazer dieta necessitam de ajuda para conseguir emagrecer. Algumas dietas da moda ignoram estas recomendações alimentares e dizem que é possível emagrecer a curto prazo, embora com riscos para a saúde. Entretanto, é fundamental manter o peso a longo prazo. Exceto em casos onde o excesso de peso está relacionado a graves problemas de saúde, deve-se dar preferência à perda de peso gradual.
ALGUMAS DICAS PARA QUEM QUER PERDER PESO
Converse com o seu médico e se certifique de que as suas condições de saúde permitem uma redução de ingestão calórica e a prática de exercícios físicos.
Mantenha uma dieta balanceada, pobre em calorias, de modo a perder entre 500g e 1kg por semana.
A dieta deve incluir, pelo menos, cinco porções diárias de frutas e verduras, cereais, carnes magras e laticínios pobres em gordura.
Não se trata de milagre, mas apenas de bom senso. E o que é mais importante, é seguro e saudável.
Reserve um período do dia para praticar alguma atividade física. Comece subindo alguns lances de escada no trabalho, caminhando e estacionando o carro um pouco mais longe. Em seguida, se o médico autorizar, passe a praticar algum exercício físico da sua preferência regularmente. A caminhada é uma excelente opção. Leve em consideração os benefícios de emagrecer. Existem evidências científicas de que perdendo entre 5 e 10% do peso e conseguindo manter o novo peso é possível obter alguns benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial, por exemplo.
Para muitas pessoas acima do peso ideal, o controle do peso a longo prazo e de forma saudável requer um compromisso com algumas mudanças no estilo de vida. Com uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, é possível salvar muitas vidas.
www.agecefrj.com.br

                                                                                           




MOMENTO DE REFLEXÃO

Outro dia, folheando a revista Veja num consultório médico, li uma reportagem bastante interessante que mostrava, com estatísticas, que as crianças de origem asiática, que vivem no Brasil, apresentam um desempenho escolar superior ao dos estudantes brasileiros.
O texto explicava que, nas classes onde elas são maioria, o silêncio e a atenção são uma constante.
Ouve-se claramente a voz do professor explicando a matéria.
Dizia também que essas crianças dedicam nove horas diárias ao estudo (cinco na escola e quatro em casa) enquanto que as nossas, apenas cinco (as da escola)
Quando chegam em casa, essas crianças pegam seus cadernos, livros e estudam. Fazem os deveres de casa que o professor passa, lêem, treinam equações matemáticas etc
Enquanto os brasileirinhos, em sua maioria, vagueiam pelas ruas empinando pipa ou jogando bola.
Com isso, os asiáticos do nosso país estão conseguindo os melhores postos de trabalho (que são justamente aqueles que exigem maior qualificação e preparo)
Em empresas com ótima remuneração, assistência médico-hospitalar e condições de ascensão profissional.
E tudo isso me fez lembrar de uma menina brasileira que morava no Japão e veio visitar os parentes que ficaram aqui.
A tia dela era Orientadora na escola onde lecionávamos.
Certo dia estávamos em nossas classes, tentando dar aula e explicar a matéria para os alunos que, como sempre, só conversavam e brincavam de costas para a lousa... enquanto isso, a tia , nossa orientadora, vagava com a garota pelos corredores da escola, procurando uma classe mais calma, onde a sobrinha pudesse ficar resolvendo as questões de uma provinha de terceira série que ela (tia) havia preparado, para verificar o aproveitamento e a adaptação da menina na escola japonesa.
Mas a menina ficou aterrorizada com a gritaria dos nossos alunos e preferiu resolver a prova na Biblioteca, alegando que não conseguiria concentrar-se com aquela bagunça
Perguntamos então o que acontecia, na escola dela, com os alunos que só queriam brincar, não estudavam e não respeitavam o professor em sala de aula
Ela disse que eles eram castigados
Perguntamos então qual era o tal castigo.
E sabem o que ela respondeu????
Que não sabia, porque na classe dela nunca havia visto um aluno conversar durante as explicações ou desrespeitar seu professor....
Perceberam a diferença?
Nas escolas públicas de São Paulo, as salas de aula são superlotadas, com até 45 alunos por classe.
Para esse auditório, o professor tem que ensinar:
-o conteúdo das disciplinas (Matemática, Português História, Geografia, Ciências) + cidadania+ valores + educação sexual + higiene +saúde + ética + pluralidade cultural.
Deverá também funcionar como psicólogo, assistente social, orientador educacional e orientador pedagógico, desempenhando também todos os deveres familiares que a sociedade resolver transferir para a escola.
Nossos alunos dizem que as aulas são chatas e alegam que não gostam de ler,que ler não é divertido....que jogar bola e empinar pipa é melhor...
E todos logo gritam em coro:
- Culpa dos professores que não dão uma aula divertida e atraente para as crianças.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo surge em cena alegando que o aluno que temos é assim mesmo e que os professores precisam aprender a ensinar...
Rotula o magistério oficial como “professores nota zero”
O que eles querem esconder é que temos em classe crianças ( filhos de eleitores) que recebem o livro didático, cadernos e até mochilas mas “esquecem” em casa para ficar brincando durante a aula...
Crianças que não fazem lição de casa, não estudam e nem sequer prestam atenção as explicações do professor em classe.
Para agradar os pais eleitores, a Secretaria da Educação encaminha os professores para cursos de “capacitação”, alegando que eles não têm mais capacidade para ensinar.
Contratam firmas para dar esses cursos que segundo eles, tem o poder de transformar “profissionais despreparados” em professores criativos, prontos para dar uma aula eficaz, envolvente, estimulante e, ao mesmo tempo, divertida , capaz de fazer com que os alunos gostem mais da escola do que das partidas de futebol, mais de leitura do que dos jogos no computador.... É claro que esse discurso de responsabilizar o professor e varrer a sujeira pra baixo do tapete não vai levar a Educação a lugar nenhum.
Mas serve perfeitamente para justificar, junto a opinião pública, os baixos salários pagos aos profissionais do estado que mais arrecada impostos no país.
Imagine que você está doente, vai ao médico e ele prescreve determinado remédio
Você não toma o medicamento, não faz a sua parte e culpa o médico por não melhorar,..
Assim acontece nas escolas públicas paulistas: o professor ensina e os alunos não prestam atenção, não estudam, não fazem os deveres de casa , como nossos amiguinhos asiáticos
Daí vem o governo e culpa o professor pelo mau desempenho dos “estudantes”
Para justificar mais uma vez a falta de reajustes e os baixos salários em SP o governo implantou um sistema de avaliação. Os professores recebem um bônus por produtividade, uma vez por ano, se os alunos estudarem, se os alunos não faltarem; se os alunos não se evadirem; se os alunos ...
E assim por diante!
E, como o aluno não quer saber de nada, estamos sem reajustes desde que o PSDB começou a governar (uns 11 anos) .
Sem contar que, nesse sistema de bonificação por produtividade, os aposentados, por não terem mais alunos, são castigados e estão sem reajuste há anos (desde que o governo de SP passou a avaliar professores pelo desempenho dos alunos...)
Ninguém quer sugerir aos eleitores a receitinha das crianças asiáticas: fazer a lição de casa, estudar, empenhar-se, dedicar-se.Enfim, fazer sua parte!
A verdade é que o educador deixou de ser modelo para os jovens: ganhamos mal, nos vestimos mal e somos alvo constante da crítica social .
Hoje, modelo para os jovens, são os milionários jogadores de futebol, pagodeiros e outros mais que prefiro nem relacionar aqui...
Vamos combinar, não dá para falar em Educação de Qualidade enquanto o profissional da educação for sistematicamente desvalorizado , tratado pelo governo, pelas famílias e pela mídia em geral como um inimigo público, um vagabundo etc.
Nessas condições , que aluno vai querer ouvir o que uma pessoa assim tem a dizer?






Nenhum comentário:

Postar um comentário