Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 04/09/2011



Domingo, 04 de setembro de 2011


“Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente.” (Augusto Cury)





EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,15-20


"Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles."








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Como é denso e cheio de ensinos esse evangelho? Denso, pois são várias decisões e posturas a serem tomadas partindo de sua reflexão e uma delas é como reagir a uma critica, a uma perseguição, a uma injúria…
Quem nunca foi mal interpretado por alguém? Quem nunca se sentiu perseguido, acuado sem motivo aparente? Quantos adjetivos pejorativos e depreciativos recebemos que de longe sabemos que não correspondem a verdade?
Sabe o que é mais difícil? É saber que tais “elogios” às vezes vêm de pessoas muito próximas a nós! A vida nos ensina a nos esquivar daqueles que nos atacam, mas não nos prepara para enfrentar o falso amigo que “mora” com você. De irmãos de comunidade, parentes, amigos, (…) não esperamos tais atitudes, mas como infelizmente elas acontecem…
É tão triste saber que o motivo de tamanha revolta é simplesmente o mesmo motivo que Caim matou Abel: A inveja! É estranho, juntos temos a graça de ter Deus em nosso meio, mas por que então esse (a) irmão (ã) prefere ser um “lobo solitário”? “(…) todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”.
Prestemos atenção…
Picuinhas geralmente começam de pensamentos que nunca saíram do papel, ou seja, desejos frustrados. É o carro que ele tem e eu não tenho; o salário, o cargo, a posição social que o outro alcançou e eu AINDA não consegui; os problemas em casa, com os filhos, com o (a) esposo (a); o respeito que ainda não conquistei… Frustrações. Surge então o outro personagem: Aquele (a) que vê a vida, mesmo tendo seus próprios problemas, com lentes “cor de rosa”. Portanto, temos um problema! (risos).
O que não é, ou não consegue ser no trabalho quer ser na igreja; disputa cargos como se fossem eleições dignas de panfletagem e corpo-a-corpo; busca seguidores, dissemina inverdades, injúrias, mentiras, (…). Resultado da equação: uma comunidade com problemas! Agora, instalado o problema, brigam por chaves da igreja (inclusive do sacrário), pelo horário do caseiro, sobre os leitores da missa, a veste do padre… Resultado: quem vencer, se proclamará o dono da igreja (hunf).
Tem gente que padre Bruno da Canção Nova bem coloca em suas palestras: “OH POVO CHAGADO”!
Repito, Deus nos oferece tudo se ficarmos juntos, mas o orgulho ferido não deixa matar a inveja.
Precisamos eliminar esse mal de nossas vidas e para isso preciso PARAR DE NÃO QUERER me indispor com as pessoas. Se vi algo errado que mereça uma correção fraterna “(…) vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. SE ESSA PESSOA OUVIR O SEU CONSELHO, ENTÃO VOCÊ GANHOU DE VOLTA O SEU IRMÃO. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas”.
Demonstramos maturidade na fé não somente quando tenho oração pessoal, mas sim quando essa oração me transforma e se exterioriza. Não adianta ser um bom cristão na igreja e ser uma pedra de tropeço em outros momentos. Esse gesto peculiar de falar e não viver o que fala nosso Senhor chamou de “sepulcros caiados”.
Em comunidade, brigas vão sempre ocorrer, pois creio que as pessoas lutam na verdade pelo melhor, mas precisamos aprender também a ceder e também não misturar as insatisfações, pois a cada um, Deus fez um chamado e a todos uma mesma missão.
“(…) A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo”. (Efésios 4, 11-15)
Um imenso abraço fraterno.







VÍDEO DA SEMANA

Como é construída uma ferrovia

Uma ferrovia (chamada também via-férrea, caminho-de-ferro (português europeu) ou estrada-de-ferro (português brasileiro)) é um sistema de transporte baseado em trens ou comboios correndo sobre carris ou trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante.
Veja abaixo como é construída uma ferrovia.









MUNDO ANIMAL

Os imortais e os animais

Muitos gênios da humanidade foram verdadeiros amantes dos animais e defensores de seus direitos.
Quem já não ouviu essa célebre frase de Leonardo da Vinci: “Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais e, nesse dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade”.
Abraham Lincoln, disse certa vez: “Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais”. Este estadista é motivo de orgulho para a história americana.
O escritor francês, notabilizado na Literatura Universal, Victor Hugo, explica que a proteção dos animais faz parte da moral e da consciência dos povos. Com ele concordava Leon Tolstoi, escritor russo de notória importância “Maltratar animais demonstrar covardia e ignorância”.
Outro seria o destino dos animais se os governantes refletissem sobre os dizeres de A. Humbold: “A civilização de um povo se avalia pela forma como trata seus animais”.
Governando com bases nos princípios do Budismo, Asoka, considerado o Rei dos Monarcas na Índia, demonstrou profunda paixão por todas as formas de vida. Um rei que renunciou à guerra, adotou uma política de pacifismo absoluto e que decretou o fim de sacrifício de animais e a construção de hospitais para tratar os animais feridos.
Pitágoras, que além de matemático e astrônomo foi também filósofo, nos ensina que enquanto o homem continuar a ser o destruidor impiedoso de seres vivos dos planos inferiores, não conhecerá nem a saúde nem a paz.
Enquanto os homens dizimarem os animais, matar-se-ão entre si. “Quem semeia a morte e a dor não pode, como efeito, colher a vida e o amor”.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Embora não pareça, há uma grande dificuldade para se distinguir entre o que é pura imaginação e o que existe, de fato, ou seja, aquilo que se pode sentir, pegar, ver e viver. Como resultado, tenho presenciado muito sofrimento causado pela dificuldade de aceitação da realidade. Pais que não aceitam que os seus filhos cresceram, filhos que não aceitam a indiferença dos pais, casais que não aceitam o fim de um relacionamento e, principalmente, pessoas que não aceitam a realidade de que a vida é dinâmica e que, desta forma, estamos dentro de um processo de contínuas mudanças.
Quando se está fora da realidade, vive-se uma ilusão.
É preciso saber a diferença entre o que é sonho e o que é ilusão. O sonho é a imaginação trabalhando a partir do que é real, fundamentado no que existe no universo de cada pessoa. A ilusão é a imaginação trabalhando com o utópico, sem fundamento no que é real. O sonho é criação que nasce do aprofundamento das ideias. A ilusão é uma espécie de desvario.
É possível perceber a ilusão. O caminho do sonho, por mais trabalhoso que o seja, conta com a cumplicidade do que existe. Por este motivo, chega ao seu destino, realizando-se. O que se chama de "sonho impossível" é, na verdade, uma ilusão. É impossível porque briga com a realidade, desloca-se através do que não é, não chega a lugar algum e estaciona no sofrimento.
A realidade sempre envia sinais de alerta que, reconhecidos, servem para uma mudança de rumos ou para um  despertar das idéias. Eles nos chegam através das pessoas, dos acontecimentos, da observação da natureza das coisas.  É preciso estarmos prontos para captar esses sinais.
Por diversas razões (detectar uma ilusão é uma delas), costumo chamar a atenção dos meus clientes para alguns questionamentos. Desta forma, conduzo-os à percepção dos sinais das suas próprias realidades. Sugiro que sempre que algo os incomodar, eles parem, reflitam e façam a si mesmos três perguntas:

- O que está acontecendo?
- Por que estou me sentindo assim?
- O que é necessário que eu faça para resolver isto?

Aceitar a sua realidade passa pelo conhecimento das suas potencialidades e dos seus limites, isto é, saber o que você pode e até onde pode ir. É uma forma de aprendizado que nos capacita a observar, conhecer e avaliar as potencialidades e limites do que está fora de você.
O que está fora de você, está fora do seu  controle. É preciso ficar atento para as variáveis que não são possíveis controlar. Aceite-as. Quando você as aceita tem a verdadeira dimensão da sua realidade e, então, cessará uma luta inglória contra o que é real, um adversário muito mais forte do que você.
 Partindo deste ponto, você tem possibilidades de escolher se quer continuar caminhando sobre o fio de uma navalha, vivendo na ilusão, ou se põe os pés no chão e traça um novo modelo para a sua vida, construindo sonhos dentro dos limites do seu possível. Consciente da sua realidade, você terá diante de si um leque de possibilidades do que poderá explorar, construir e, assim, chegar ao destino almejado.

Lêda Yara Motta Mello
Psicoterapeuta Holística/ CRT- 41601/Arapiraca (AL) - Brasil





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário