Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 29/09/2011




Quinta-feira, 29 de setembro de 2011



“Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.” (Augusto Cury)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,47-51


Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Primeiro ponto: Quem era Natanael? Nada mais que Bartolomeu, aquele que viria a ser um dos discípulos de Jesus. Sua lembrança é comemorada dia 24 de agosto. Então por que esse evangelho esta sendo visto hoje? Não é pelo dia, mas pela promessa feita por Jesus.
“(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Segundo ponto: Temos ainda muita dificuldade em acreditar no que ainda não vimos. Ou será que vimos, mas não reconhecemos?
Hoje a igreja celebra o dia dos “mensageiros dos decretos divinos” ou Arcanjos. Celebramos Miguel (Ninguém é como Deus), Rafael (Deus te cura) e Gabriel (Deus é meu protetor). Será que concebemos nos dias de hoje “repletos” de bruxinhos, vampiros bonzinhos (risos), a idéia de anjos ao nosso redor? Concebemos a idéia de seres iluminados e alados a nos guardar por intermédio da vontade divina?
Esse fato chega a ser intrigante… Até pouco tempo atrás a concepção de anjos ou foi por muitos esquecida, em especial pelos jovens, ou banalizada pelos exotéricos. Era anjo da sorte, da prosperidade, da saúde (e não era o Rafael não)… Vimos aos poucos o comércio, a mídia, os oportunistas transformar o “agente sob as ordens de Deus” em um empregado dos nossos desejos. Talvez essa “popularização” tenha surtido o efeito contrário e ter colaborado para que  tenhamos a dificuldade de imaginá-los no cotidiano de nossas ações. Eles estão presentes, mas sensíveis aos olhos e sentimentos dos mais simples e abertos ao projeto e ao amor de Deus.
Essa sensibilidade provavelmente advenha do reconhecimento (ou fé) que Deus nos ama e cuida de nós.
Podemos notar esse pelas coisas que inexplicavelmente acontecem em nossas vidas e daqueles que nos cercam. Prefiro chamar essa teia de coincidências de cumprimento irrestrito da aliança.
“(…) Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos, mas castiga diretamente aqueles que o odeiam, exterminando-os, e infligindo sem demora o castigo direto àquele que o odeia… Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a aliança de misericórdia que jurou a teus pais, amando-te, abençoando-te e multiplicando-te: abençoará o fruto de teu ventre e o fruto do teu solo, teu trigo, teu vinho e teu óleo, as crias de tuas vacas e de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais dar-te. Serás bendito mais que todos os povos. Não haverá no meio de ti quem seja estéril, macho ou fêmea, tanto entre os homens como entre os animais”. (Deuteronômio 7, 9-10; 12-14)
Rafael andava ao lado de Tobias, mas ele não o via assim, talvez essa seja a manifestação mais comum dos arcanjos, pois uma das suas funções seja orientar aqueles que mais precisam de ajuda e mesmo assim passar despercebido. Talvez outros “anjos”, no entanto sem asas, estejam nos acompanhando e não os notamos. Provavelmente não tenham o glamour dos arcanjos, mas é certo que sempre estão presentes quando mais precisamos.  São pais, mães, irmãos, namorados (as), amigos (as), (…); de certa forma, são anjos orientados pelos anjos de Deus.
São Miguel, São Rafael, São Gabriel rogai por nós e defendei-nos do combate!
Zelemos por nossos anjos! Rezemos por aqueles que nos rodeiam, principalmente os da minha casa, do meu trabalho, da minha rua…
Um imenso abraço fraterno





MEIO AMBIENTE

E-lixo Maps

O E-LIXO MAPS é uma iniciativa do Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Trata-se de uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.
Através da busca, o acesso a estes postos de descarte fica muito mais fácil. Uma vez que o sistema funciona de maneira muito simples:
Basta acessar o site do E-LIXO MAPS, inserir o endereço completo, o tipo de e-lixo que deseja descartar e clicar em “buscar postos de coleta”. Associando as informações à plataforma do Google Maps com o Banco de Postos, o sistema mostrará as opções disponíveis cadastradas próximas ao endereço pesquisado.
O Banco de Postos conta com o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos para atender a demanda de necessidade da população. É um processo delicado, uma vez que respeitamos um sistema logístico para seleção, análise e aprovação dos postos.
Inicialmente, o Projeto estava focando em mapear, cadastrar e disponibilizar postos de coleta localizados na cidade de São Paulo. Porém, a demanda de busca, interesse e necessidade da população, tornou obrigatória a expansão de cobertura e ampliamos nossa pesquisa e esforços. Aos poucos atingiremos todas as regiões do Brasil.
O E-LIXO MAPS propõe uma relação horizontal de troca com a população. Grande parte dos postos surgem a partir de indicações dos usuários do site.

O impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de cd’s e dvd’s que são descartados todos os dias é enorme. Não se pode negar os ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas também não se pode ignorar a emergência de pensar de forma criativa e crítica sobre o impacto do e-lixo na vida cotidiana do planeta.

Faça a sua parte. Usufrua do E-LIXO MAPS.

O e-lixo
Lixo-eletrônico não são apenas os SPAM’s recebidos em sua caixa de entrada. Equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade, são lixos eletrônicos também. Aqui, chamamos de e-lixo!
Com a rápida modernização das tecnologias, os aparelhos tornam-se ultrapassados em uma velocidade assustadora. No Brasil, por exemplo, o tempo médio de uso de um celular é inferior a 2 anos, de um computador são 4 anos nas empresas e 5 nas residências.
Pilhas, baterias, celulares, computadores, eletrodomésticos, cd’s, dvd’s, lâmpadas e muitos outros, contaminam o solo, a água e trazem danos ao meio ambiente e à saúde se não descartados em locais adequados. Grande parte destes resíduos são reutilizados em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos.

Adicione seu posto de coleta

Se o seu posto de coleta ou reciclagem de lixo eletrônico está devidamente estruturado, regularizado e ativo, faça parte do Banco de Postos do E-LIXO MAPS.
Preencha o Formulário de Cadastramento de Postos de Coleta e envie para o e-mail: info@e-lixo.org.
É desejável que também sejam enviados documentos complementares, como: licenças, certificações, imagens, etc.

Faça o download do Formulário aqui. 

Contato: Instituto Sergio Motta | info@e-lixo.org






MOMENTO DE REFLEXÃO

-Conclua um projeto que estava pendente há tempos.

-Surpreenda alguém dando um pouco mais do que era esperado.

-Aproveite o tempo para aprender algo novo.

-Ofereça sua companhia ou conforto a alguém que precise.

-Ensine o que você sabe a alguém.

-Procure entender um ponto-de-vista oposto ao seu.

-Elogie alguém com sinceridade.

-Saia para uma boa caminhada.

-Organize os papéis na sua mesa.

-Diga obrigado a alguém.

-Preste atenção quando outros estiverem falando.

-Faça algo divertido, apenas pelo prazer de fazê-lo.

-Seja mais paciente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

-A vida é tão especial quanto você a faz.

-Gratifique-se hoje e veja quão brilhante você pode fazer o seu amanhã.







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário