Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 05/09/2011




Segunda-feira, 05 de setembro de 2011


“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,6-11


Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: "Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?" Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: "Estende a mão!" O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.








MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
Este Evangelho narra a cura, feita por Jesus, do homem que tinha a mão seca. Em um sábado, Jesus entrou na sinagoga, viu um homem aleijado lá no canto, marginalizado dentro da sinagoga. Se na própria sinagoga era assim, fora, na sociedade, era muito pior. Jesus não teve dúvidas. Disse ao homem: “Levanta-te e fica aqui no meio”. O homem veio e Jesus o curou.
O gesto de Jesus atraiu mais raiva e perseguição contra ele por parte dos mestres da Lei e dos fariseus ali presentes, porque pensavam que o ato de curar era um “trabalho” e era proibido trabalhar no sábado.
Antes de curar o homem, Jesus perguntou ao todos: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixá-la que se perca?” Em seguida, diante de todos, mandou que o homem estendesse a mão, ele a estendeu e sua mão ficou curada.
A Lei do descanso sabático foi criada para beneficiar o povo. Portanto, no sábado é permitido fazer o bem e curar uma pessoa doente! Entretanto, devido a essa cura, já tramaram a morte de Jesus.
O nosso saudoso Papa João Paulo II, na preparação para o jubileu do ano 2000, apresentou esta frase de Jesus: “Levanta-te e fica aqui no meio”, como a nossa missão do terceiro milênio.
Jesus chamou o homem para o espaço central da sinagoga porque ele estava na beira da parede, separado do povo, humilhado, pois sua doença era considerada castigo de Deus. Era um marginalizado. Jesus fez um gesto de inclusão, o contrário do que a sociedade fazia com os doentes, e faz hoje com os pobres. A exclusão hoje tem diversas formas e origens.
Em várias outras ocasiões, Jesus procurou incluir quem estava excluído: no encontro com a samaritana, com a mulher adúltera, com Zaqueu, com o cego de Jericó... Todos os milagres de Jesus foram nessa linha.
Olhando os 2011 anos de presença da santa Igreja no mundo, e os 511 anos no Brasil, vemos que ela fez muitos gestos de inclusão. Basta olharmos as Santas Casas do Brasil que foram criadas pela Igreja para atender aos pobres doentes, o trabalho dos vicentinos, das pastorais sociais, todo o trabalho missionário e de evangelização que tira o povo da marginalização religiosa, e principalmente as nossas Comunidades cristãs.
Todos os santos e santas fizeram isso, incluíram os excluídos.
Mas ainda há muito que fazer, pois as exclusões persistem: desempregados, subempregados, moradores de rua, os que trabalham na reciclagem...
Queremos pedir perdão a Deus, e continuar fazendo o mesmo convite de Jesus: “Levanta-te e fica aqui no meio”, mesmo que soframos as conseqüências, como Jesus sofreu. Venha para o centro da vida, saia da marginalização!
Queremos tornar nosso o sonho do próprio Deus: “Não haverá mais crianças que vivam apenas alguns dias, nem velhos que morram antes dos cem anos. Construirão casas, e nelas habitarão. Plantarão vinhas, e colherão seus frutos. Ninguém vai construir para outro morar, nem plantar para outro comer. E todos serão abençoados por Deus. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá capim junto com o boi” (Is 65,20-25).
A nossa sociedade está cheia de agentes de marginalização. São pessoas ou instituições que enganam, roubam, usam a força do afeto para enganar e se aproveitar das pessoas, especialmente das mulheres. Existem até instituições religiosas criadas para angariar dinheiro, abusando da simplicidade e da religiosidade do povo.
Jesus nos faz um apelo missionário. Ao chamar para o centro esse homem, cuja mão era ressequida, ele nos convida a continuarmos esta festa, a festa da inclusão. Quando alguém procura incluir uma pessoa marginalizada, esse seu gesto se torna um convite a todos os marginalizadores a se converterem, passando a incluir as pessoas na sociedade, em vez de excluí-las. O certo é colocar a pessoa em primeiro lugar, a vida acima dos bens materiais e das leis, como fez Jesus em relação à lei do sábado.
A nossa sociedade atual tem muitos valores, mas tem também malandragens terríveis. Por exemplo, o disfarce. Vale para ela o que disse o Profeta Jeremias: “Vós tratais com negligência as feridas do meu povo, e dizeis: Está indo tudo bem; quando, na verdade, está indo tudo mal” (Jr 6,14). Como é importante as nossas Comunidades serem luz no meio dessa geração!
Ser profeta é um dos trabalhos mais bonitos de inclusão, porque aproxima as pessoas de Deus, o qual nos faz felizes em qualquer situação em que estivermos.
Havia, certa vez, uma jovem que se preocupava em saber de que cor eram os olhos de Jesus. Ela pensava: eram azuis? Castanhos? Pretos? De que cor será que eram? Nas orações, ela se distraía e ficava longo tempo pensando isso, e tentando descobrir.
Um dia, ela estava rezando, pedindo justamente isso, e de repente parece que cochilou e ouviu Jesus dizer: “Filha, meus olhos têm a cor dos olhos de cada irmão e irmã que você encontrar e olhar em seus olhos com amor”.
Dali para frente ela parou com a história de querer saber a cor dos olhos de Jesus, e começou a olhar nos olhos de cada pessoa que encontrava.
Olhar nos olhos de alguém é olhá-lo com amor, com o coração, como fez Jesus quando entrou na sinagoga. Tanto que foi descobrir, lá no canto, um homem todo envergonhado por ter a mão seca.
E quando formos convidar alguém para o centro da vida, convidemos também Maria Santíssima, porque ela é a nossa mãe, a nossa Rainha, a mais bela flor que o universo produziu.
Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Empresa não muda ninguém

Ontem comentamos sobre normas de comportamento numa empresa japonesa e comentamos sobre um supervisor que captou a mensagem da mudança de atitudes com seus liderados. Mas queremos ressaltar que uma empresa não muda o comportamento de um supervisor. É o supervisor que muda, porque recebeu a mensagem. Não podemos mudar ninguém, simplesmente porque ninguém muda ninguém. Quem conhece a famosa frase dos Alcoólicos Anônimos? “A única pessoa que você pode mudar é você mesmo”.

Você pode neste momento lembrar de quantas pessoas você conhece que agem como se pudessem de fato mudar outras pessoas. Estão sempre tentando consertar as pessoas, fazer a cabeça, e algumas inclusive tentando converter-nos à sua religião. Um escritor russo, Leon Tolstoi disse que "todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo". Pegue um exemplo simples: se todos varressem a calçada em frente a sua casa o que aconteceria? A rua inteira estaria limpa!

Mas aqui cabe uma pergunta: como lideres, nós podemos motivar as pessoas a mudar? Quando estou trabalhando lideranças, sempre ressalto que a comunicação existe para influenciar escolhas, ou seja, motivação é qualquer comunicação que influencia escolhas. Como lideres, podemos proporcionar todas as condições, mas sempre são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar.

Lembre-se do exemplo da lavoura que dei num artigo passado: preparar a terra e semear é conosco, mas não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente, é preparar o clima certo, provocando questionamentos que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas, mudar, crescer, evoluir.

Você já se hospedou num hotel onde você possa sentir as normas de comportamento? Quando você entra pela porta, ou até mesmo antes disso, você já sabe que está num lugar diferente. As pessoas se desdobram ao máximo para satisfazer suas necessidades, chega a ser palpável a atmosfera de respeito. Quando chegar no bar do hotel já verá como eles se tratam entre si, e como tratam o cliente.

Se você perguntar a algum deles “há uma razão especial para vocês se tratarem assim do mesmo jeito que tratam os clientes?” sabe o que eles poderiam responder? “Nós temos um lema aqui no hotel que diz que somos senhoras e cavalheiros servindo senhoras e cavalheiros”, e completará dizendo “quem não se comporta assim não trabalha aqui!”

Perguntaram a um famoso treinador como conseguia gerar o grande entusiasmo de sua equipe de futebol, e como ele conseguia entusiasmar não apenas os jogadores, mas toda a comissão técnica. Ele tranquilamente respondeu: “É muito simples. Eu elimino os que não são”.

Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH Conscientização e Treinamento








MOMENTO DE REFLEXÃO

Era só um Chuchu, meio apodrecido em uma das pontas, era candidato perfeito ao lixo.
Mas, mesmo sem acreditar muito naquele Chuchu, uma pessoa abriu uma cova no chão e plantou-o desajeitadamente, sem esperar nada em troca.
Deixou ali e esqueceu-se do pobre...
Algum tempo depois, desafiando a sua própria condição, o Chuchu faz sair das entranhas da terra, o seu primeiro caule que logo busca algo para sustentar a sua escalada.
Livre, abençoado pelos raios de sol, acariciado pelo vento e saciado pelas gotas do orvalho, ele cresce um pouco mais forte a cada dia.
Um belo dia, aquele homem que plantou o Chuchu, vê alguns pequenos frutos pendurados na bela rama verde que cerca o muro, e pouco tempo depois, o pé carregado de belos chuchus, serve de refeição para a sua família e de muitos vizinhos que impressionados pela beleza daquela plantação se aproximam e pedem alguns.
É assim, que de um simples chuchu que ninguém dava nada, um monte de gente se alimenta dos seus frutos.
Bastou uma pessoa acreditar, uma única pessoa fazer um gesto positivo, depositando um pouco de confiança naquele chuchu e ele, usando toda a carga genética que havia dentro dele, utilizando-se da força que a terra, á água, o sol e todos os elementos disponíveis naquele ambiente, transformou-se de quase morto em alimento vivo, que produz, dá frutos e gera nova vida.
Assim é você!
Pode ser que hoje, você esteja se sentindo um "Chuchu velho", semi-apodrecido, abandonado e sem valor, ou ainda, acreditando que jamais produzirá bons frutos, pois lhe falta oportunidades, que lhe falta uma pessoa que acredite em você...
Pois eu lhe digo, Deus acredita em você, e lhe dá todos os dias, um pedacinho de terra fértil, para que você desenvolva o seu poder, esse poder que já está ai dentro, armazenado em sua alma, que os "biólogos geneticistas"chamam de herança genética, e que os anjos chamam de
"lembrança divina", brote, dê frutos e espalhe suas sementes pelo mundo, vencendo obstáculos.
Não desista de nenhum dos seus sonhos sem antes tentar exaustivamente realizá-los de maneira satisfatória.
Você tem um voto de confiança Divino que através da Vida, coloca a sua disposição, a terra, o ar, a água, o fogo, o vento, a natureza como um todo para que você possa progredir.
Trabalhe, esforce-se, faça como o Chuchu que se agarra até no improvável concreto, usando de uma força descomunal para fazer com que os seus frutos brotem saudáveis e tão desejados.
Ah! e se você não gosta de Chuchu, não se preocupe, o mundo também é assim com as pessoas, não existe unanimidade entre os povos, nem Jesus agradou a todos, imagine o Chuchu, quer dizer, você.
O importante é realizar a sua tarefa com a certeza de que está fazendo o seu melhor, na certeza de que você não desistiu na primeira chuva forte, nem desanimou diante dos conselhos medíocres de quem só tem inveja de você.
Seja então como o Chuchu que com um voto de confiança cresce, frutifica e alimenta muitos, ainda que com tão pouco.
Se lhe faltava um voto de confiança, se lhe faltava um crédito de vitória, eis que Deus lhe envia hoje esta singela mensagem, dizendo bem  "no pé do seu ouvido", só para você escutar:
- Eu te amo e sei que podes vencer!

Paulo Roberto Gaefke








Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário