Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 07/09/2011










"Você não poderá ir longe na vida se trabalhar apenas nos dias em que se sente bem" 
(Jerry West)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,20-26


Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que nosso município cresceu? Será que nosso bairro aumentou? Pois por onde andam as pessoas que um dia estiveram do lado de cá e agora, inexplicavelmente sumiram? Vieram agora em minha mente tantas pessoas, onde será que estão? O que estão fazendo?
Alguns casaram e constituíram família; outros constituíram família e ainda não casaram; alguns falaram de Deus com tamanha propriedade, mas hoje não se ouve mais a sua voz; alguns cantaram louvores e glória, mas hoje, usam sua voz profissionalmente em bares, fazendo shows, (…); alguns notaram que Deus os chamava para zelar pelos seus na política, em coordenações, em chefias, mas esqueceram de zelar por si e sumiram. Mas uma coisa todos eles ainda são: Filhos bem amados de Deus.
Uma colega me apresentou um livro de sabedoria oriental que era composto de duas páginas: Uma para ser lida nos momentos de máxima alegria e outra nos momentos de máxima solidão ou tristeza. Ambas as páginas tinham um fim em comum. Tanto alegria como tristeza “uma hora passam” e também voltam.
“(…) E isto, para que ninguém fique abalado em meio às tribulações presentes. Aliás, vós mesmos sabeis que somos destinados a esses sofrimentos e, quando estávamos entre vós, vos predizíamos que iríamos ter dificuldades, como de fato aconteceu, bem o sabeis”. (I Tessalonicenses 3, 3-4)

Somos de fato reflexo do que passamos ou enfrentamos, de onde e como construímos nossa fé, nossa esperança; de como lidei com aquilo que tenho e o que eu gostaria de ter, de como me relacionei com a situação do TER e SER e de como respondemos a alegria e a tristeza que nos assolam, pois esses “sobes e desces” em nossa vida são comuns. Vejamos no evangelho de hoje, em um momento Jesus enaltece a fidelidade dos humildes; em outro, Ele avisa sobre a tristeza dos que se afastam por motivos que não valem a pena.
Muitos irmãos ainda se encontram afastados de nossa comunidade, grupo, paróquia, (…) por tantos motivos coerentes, mas outros motivos não são. Alguns dizem que nunca foram visitados (que é verdade), outros por ter se decepcionado com alguma liderança, um padre ou irmão de caminhada (que também é verdade); por ter tomado “um não” a um serviço ou por uma idéia não ter sido acolhida (verdade); pela indiferença das pessoas quanto aos seus problemas particulares, (…); mas temos também que nos questionar:
ONDE É QUE DEUS ERROU EM SUA (NOSSA) VIDA?
JUSTIFICA FICAR LONGE DE DEUS?
MINHA MÁGOA JUSTIFICA ME AFASTAR DOS MANDAMENTOS?
POR QUE AINDA NÃO VOLTEI?
Estou esperando a novela acabar para voltar? Estou esperando alguém me visitar para reavivar essa chama que Ele me deu? Estou esperando por em ordem meus sacramentos para poder voltar? De fato, ainda não entendemos esse evangelho. “(…) Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês; Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura; Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir”.
A segunda metade do evangelho é para nós que estamos de pé e não para quem se afastou, pois somos ricos de graças, Temos a consciência que Deus nos farta de bênçãos e nos faz sorrir mesmo nas dificuldades. É um alerta para que cada vez mais tenhamos zelo; que entendamos dia a dia que os mandamentos não são pesados, mas requerem vigilância e humildade.
“(…) Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”? (I João 5, 3-5)
Levanta meu irmão! Volta para casa!
Um imenso abraço fraterno







CURIOSIDADES



Quem foi Roland Garros, um tenista?
Roland Garros nasceu 1882, na França. Piloto de aviões experiente, ele foi o primeiro francês a cruzar o mar Mediterrâneo pelo ar. Durante a Primeira Guerra Mundial, percebeu que poderia ser mais bem-sucedido nas batalhas aéreas se encontrasse um jeito de atirar de maneira automática. Ele juntou pratos defletores a lâminas do motor do avião Morane-Saulnier. Em de abril de 1915, aproximou-se da aeronave alemã Albatros B II, que fazia reconhecimento aéreo. O piloto alemão foi pego de surpresa e Garros atirou. Atingido e capturado pelos inimigos, Garros viu sua invenção ser usada pelos alemães. Ele morreu em 1918, cinco semanas antes do fim do cessar-fogo.


Como a ostra faz a pérola?
A pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no mantro da ostra, ou mesmo um grão de areia, são atacados por uma substância composta de aragonita (um tipo de calcário), uma outra substância orgânica igual a da concha externa e água. Essa mistura é chamada de nácar e cristaliza em camadas em cima do intruso.


O que é a maré vermelha?
É a proliferação de um tipo de alga, chamada dinoflagelada, que vive em partes muito profundas do mar. Determinadas condições marinhas e o excesso de substâncias orgânicas na água provocam a rápida multiplicação dessa alga. Ela sobe para a superfície e libera substâncias tóxicas que deixam a água com manchas avermelhadas.


O que é o efeito estufa?
A concentração de dióxido de carbono, metano, chumbo, mercúrio, entre outros gases nocivos, resulta em uma camada que impede a saída do calor que entra na atmosfera, causando o aumento da temperatura na Terra. A emissão excessiva de combustíveis e a devastação das florestas estão entre os maiores causadores desse efeito.



O que é ressaca do mar?
A ressaca é uma elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade, e tem a presença de ondas maiores do que as de costume. Apesar de ocorrer no litoral, esse fenômeno está associado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, normalmente que acontecem em alto mar. Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré astronômica normal da maré dos períodos de tempestade.


Por que alguns insetos voam em volta da luz?
Os insetos noturnos se orientam pela luz da Lua. Uma fonte de luz mais forte na terra deixa-os confusos. Para manter constante o seu ângulo em relação a luz, e poder voltar ao seu habitat, o inseto precisa corrigir sua rota de vôo. Por isso, ele voa em espirais cada vez menores até colidir com a fonte de luz.








MOMENTO DE REFLEXÃO



Minha filha, quando era criança, quase me deixava louca, perguntando:
"Por quê?"
Nem bem acabava de responder e lá estava ela de novo:
Mas,  por quê?"
As crianças não são as únicas que ficam perguntando: Por quê? Os adultos também perguntam e ás vezes perguntam muito. E enquanto perguntamos por que, não prestamos a atenção no para que. Não são poucas ás vezes que situações nos levam a questionar, a murmurar e concentrar nossas forças no alvo errado.

Enquanto ficamos perguntando "por que" ficamos parados num mesmo lugar, querendo descobrir algo que muitas vezes não é o que fará as coisas mudarem. Entender para que estamos vivendo aquele momento pode ser o primeiro passo rumo a solução.
O povo no deserto passou 40 anos dando voltas no mesmo lugar, pois murmuravam, questionavam,  reclamavam de algo que aparentemente estava lhes fazendo mal, mas se procurassem entender a razão pela qual estavam passando por aquele caminho,o  trajeto duraria apenas 40 dias.
Sabemos que na pratica não é tão fácil assim, pois quando estamos vivendo uma situação que está nos trazendo sofrimento, ainda mais quando estamos  fazendo as coisas de  maneira correta, a tendência é o mesmo questionamento.
Especialmente  nessa hora  temos que olhar para o alto e acreditar de verdade que existe um Deus que é Justo e que jamais permitirá que nossas lutas sejam acima de nossas forças, e  no momento realmente certo, não no momento que achamos certo, , Ele nos dará a vitória.
Não podemos duvidar de Deus, porque é isso que fazemos quando ficamos questionando.
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem.
Então, se temos fé que aquilo que pedimos á Deus está sendo providenciado e que jamais ficaremos sem resposta, não podemos ficar questionando o "por que" de tudo, mas devemos simplesmente confiar, que no momento certo a resposta chegará.
Você alguma vez já perguntou "por que" sem obter uma resposta satisfatória ?
Lembre-se:

"Deus está em Seu Santo Templo”, mesmo que as aparências digam o contrário, Deus está controlando tudo para você e para mim.
Isso é uma resposta suficiente aos questionamentos: Por enquanto...
Com certeza, logo veremos a materialização daquilo que pedimos.
Na fé....

Mariene Cardozo





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário