Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira, 22/09/2011





Quinta-feira, 22 de setembro de 2011



Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento.
( Erasmo de Rotterdam )





EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,7-9


Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse:
- Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas?
E Herodes procurava ver Jesus.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Herodes estava curioso por saber quem era esse homem que causava tanto alvoroço por onde passava. O imagino se questionando: Quem então é esse homem de que falam tanto? “(…) Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido…”.
Imagino tantas pessoas que querem conhecer Jesus e não o encontram, em contrapartida os “Herodes” que precisam ser avisados sobre a presença de Jesus no mundo. Tenho então refletido muito esses dias o discurso de Bento XVI aos bispos do nordeste (e do Brasil também).
“(…) Diante deste quadro emerge, por um lado, a clara necessidade que a Igreja católica no Brasil se empenhe NUMA NOVA EVANGELIZAÇÃO QUE NÃO POUPE ESFORÇOS NA BUSCA DE CATÓLICOS AFASTADOS BEM COMO DAQUELAS PESSOAS QUE POUCO OU NADA CONHECEM SOBRE A MENSAGEM EVANGÉLICA, CONDUZINDO-OS A UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO, VIVO E OPERANTE NA SUA IGREJA”. (Bento XVI)
Há um povo curioso e sedento de Deus, mas que não teve a oportunidade de reconhecê-lo ao seu lado, no seu caminhar, em sua vida. Como o evangelho de domingo nos bem alerta, talvez que nossa criatividade ou empenho não tenham sido do administrador infiel quando se viu em uma enrascada e de fato também somos assim…
Esforçamo-nos em ter Deus ao nosso lado quando estamos em apuros, mas facilmente o esquecemos quando estamos numa posição privilegiada ou de conforto.
“(…) Todos somos tentados como Cristo: tentados de voltar às costas a Deus Criador; de pararmos diante das coisas para possuí-las; de querer dominar sobre os outros, de colocar-nos no centro do mundo: pessoas e povos, caídos na tentação. Situações de violência e prepotência onde um exaltado demonstra uma irreprimível vontade de poder” (Dom Geraldo Majella)
Precisamos estar atentos para não nos colocar a frente da graça como Herodes. Ele não tinha intenção de matar João Batista, mas o fez para demonstrar que “manda” e muita gente também não tem a intenção, mas afasta as pessoas de Deus. Muita gente a frente de movimentos e pastorais e também por vezes sacerdotes, ministros, seminaristas, (…) esquecem da ovelha perdida caso sua vontade pessoal não seja feita, cumprida, realizada…
Grupos de jovens têm acabado, mas ninguém se atenta; jovens tentam adentrar nos movimentos e pastorais, mas não sabemos como falar com eles; conclui-se turmas de crisma, mas poucos desejam ficar e os que ficam, sem preparo, já são incorporados a messe… Será que nossos planos precisam de uma revisada ou recall?
Devemos valorizar o que temos de mais precioso que é nossa tradição, mas temos dado muito mais atenção a criticar aquele que proclamou gaguejando a primeira leitura do que incentivá-lo a continuar. A igreja não precisa de músicos, mas é muito triste sem eles, pois como diz o missal, eles também são comunidade.
A base de nossas comunidades esta envelhecendo, pois poucos líderes estão sendo formados; poucos seminaristas são suscitados por serem atraídos pelo mundo e não pelo encanto de se levar a palavra de Deus, pois os nossos irmãos padres e catequistas também precisam reaprender a encantar e talvez seja essa a grande mensagem implícita no discurso de Bento XVI.
“(…) Dirigiu-se Jesus ao templo. E, enquanto ensinava, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se e perguntaram-lhe: Com que direito fazes isso? Quem te deu esta autoridade”? (Mateus 21, 23)
Hoje celebramos uma pessoa que humildemente agüentou a calúnia. Que foi lembrado por muitos, não só por suas palavras, por suas ações e por sua vida como um grande Santo. Que Padre Pio sempre olhe por nós e leve nossos pedidos e clamores a Jesus.
Um imenso abraço fraterno






MEIO AMBIENTE

Gisele Bündchen mobiliza as redes sociais em prol das florestas



Gisele Bündchen aproveitou sua recente visita à Amazônia para gravar um vídeo sobre a importância das florestas. Para propagar a mensagem pela Internet, a Top, que é a embaixadora da Boa Vontade, preparou o Desafio pelas Florestas: fazer com que o maior número de internautas assista e espalhe o vídeo por meio do Twitter e Facebook. Quem participar da mobilização concorre a exemplares autografados pela Gisele da revista Vogue Brasil de julho – edição histórica que estampou quatro capas com a Top.
Assim como Gisele, você também pode presentear as florestas. Gestos simples de preservação se transformam em grandes atos de esperança para que o pulmão do mundo continue sendo o combustível de vida para o planeta.





Fonte: JPOnline





MOMENTO DE REFLEXÃO


Você já teve a sensação de nunca estarem satisfeitos com o que você faz?
Impressão que você faz todo serviço sujo e ninguém te reconhece por isso?
Então me acompanhe nessa reflexão sobre um Urubu e um Colibri!
O Urubu é um pássaro ao qual atribuímos algumas coisas ligadas ao mau agouro. No entanto, se compreendermos a sabedoria infinita do Criador do Universo, percebemos que cabe ao urubu uma das missões mais importantes da natureza.
Cabe ao urubu, alimentar-se da carniça, para livrar o mundo da podridão de corpos de animais sem vida. Ele não se alimenta da carne de animais mortos por prazer, mas para realizar sua tarefa que é fazer a faxina do mundo.
Mas aos nossos olhos não é nada graciosa sua existência.
Por outro lado, ficamos encantados diante da beleza de um colibri, se equilibrando diante de uma flor ao sugar-lhe o que ela tem de mais saboroso, seu néctar.
Veja que contradição.
O colibri ao deixar esta vida, tomba em qualquer canto, e finalizando sua existência, torna-se então alimento para o urubu.
O urubu por sua vez, ao findar sua missão, viaja para ilhas rochosas ou outros lugares isolados para não contaminar o ambiente com sua decomposição.
Agora, faça uma reflexão , para comparar na vida humana, com “urubus” e “colibris”.
A quantas pessoas cabem nesta vida, a dura missão de urubu e em função da sua missão, não recebem de nós o devido reconhecimento e respeito, nem os vemos com bons olhos, ou lhes demonstramos a devida gratidão.
Já aos “colibris” que vivem de sugar o néctar da sociedade, cabem os aplausos e holofotes.
Veja muitas profissões como: Garis, zeladores, babás, enfermeiras, policiais e mesmo professores, que tem sua missão de “urubu”. Enquanto que muito político tem uma existência de colibri, com seus discursos inflamados, sugando o néctar da sociedade, recebendo seu aplauso.
Por isso, eu lhe digo hoje , quando você sentir-se um pouco urubu, lembre-se de que a tua existência tem uma razão nobre e foi sabiamente escolhida pelo Criador do Universo.

Hoje meu aplauso vai para o URUBU!

Pense nisso...





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário