Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 23/09/2011




Sexta-feira, 23 de setembro de 2011


"A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum."
(Booker Washington)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,18-22


Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.
Este Evangelho narra três coisas: a sondagem de Jesus sobre a opinião que a multidão e que os discípulos tinham dele; a profissão de fé de Pedro; e o anuncio da paixão, que corrige a visão que os judeus e os próprios discípulos tinham a respeito do Messias, como o glorioso restaurador político do reino de Davi.
Quem sou eu para você? Essa pergunta feita aos discípulos, Jesus a faz a cada um de nós. E quer uma resposta, não teórica apenas, mas vivencial: qual a resposta que damos a essa pergunta com a nossa vida?
Muitos dizem: para mim, Cristo é um amigo, o meu melhor amigo. Está bom. Mas de vez em quando não viramos as costas para ele? Que tipo de amigos somos de Jesus? O verdadeiro amigo não busca o outro só quando precisa dele (amigo interesseiro), mas lhe é fiel sempre. O amigo sabe ouvir. Jesus nos fala através dos Evangelhos e dos pastores da santa Igreja. Os amigos costumam ter os mesmos ideais. Se somos amigos de Jesus, os sonhos dele são os nossos sonhos.
Depois que Jesus fez o pacto de amizade com os discípulos, revela-lhes o seu mistério: é o Messias sim, mas um Messias sofredor, que foi anunciado pelos profetas e bem diferente das expectativas do povo. Aqueles discípulos que eram verdadeiros amigos de Jesus entenderam, por o amigo lê no coração, sabe entender o outro.
Jesus é o próprio Deus encarnado para nos salvar. Através dele, todos nós recebemos a plenitude da vida. Mas para isso precisamos acolhê-lo com generosidade, pois ele é o nosso caminho, verdade e vida. Mais ainda, precisamos continuar a sua missão na terra: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21).
Diante da resposta correta de Pedro, Jesus pediu a todos que não contassem a ninguém quem ele realmente é, para que ele pudesse sofrer a sorte comum de todo ser humano que quer viver segundo o plano de Deus, no meio dessa geração depravada.
Ser amigo de Jesus é caminhar com ele e como ele, participando inclusive dos seus sofrimentos. Nós às vezes caímos. Mas Jesus também caiu várias vezes no caminho do Calvário. O importante é, à imitação dele, levantar-nos sempre e continuar carregando a cruz.
Jesus sempre caminhou, aproveitando ao máximo os seus dias na terra. Nós também caminhamos. Cada dia de manhã, desarmamos a nossa tenda e vamos mais à frente, como o povo hebreu no deserto. Se alguém dica parado, não está sendo igual a Jesus.
A esperança é como o arco-íris, que está sempre na nossa frente mas nunca a atingimos. Só no céu, o nosso arca-íris será plenamente atingido por nós.
Faz parte da nossa missão, convidar outros para caminharem junto conosco. “Vem, entra na roda com a gente. Também você é muito importante, vem!”
Só podemos dizer que Jesus é o nosso verdadeiro amigo quando falamos com ele, dialogamos com ele. “Orai sempre”, pediu Jesus.
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém me abrir a porta, e ouvir a minha voz, eu entrarei e vou cear com ele “ (Ap 3,20). Jesus hoje convida você a ser amigo, amiga dele, amigo que dialoga, amigo que abre o coração, amigo para sempre.
Dia 13/08/2000, faleceu em Santo André – SP, o Pe. Alfredinho Kunz. Por opção, ele escolheu morar no Estado do Ceará, em Tauá, uma das cidades mais pobres do Estado. Nesta cidade, a casa mais pobre era a do Pe. Alfredinho.
Ali ele fundou um movimento chamado PAF (Porta Aberta ao Faminto), pois ele não suportava ver pobres com fome. Sua influência foi tão grande que perto de duas mil casas no Ceará tinham na porta a sigla PAF.
Apesar de ser um escritor e ter livros traduzidos em vários idiomas, Pe. Alfredinho andava sempre com roupas de mendigo.
Um dia, ele foi convidado para pregar o retiro para o clero de uma diocese. O retiro aconteceu numa casa própria para encontros. Quinze minutos antes da abertura, quando todos os padres já estavam reunidos esperando o pregador, ele chegou a apertou a campainha. O caseiro foi atender, ele se apresentou direitinho como o Pe. Alfredinho que veio pregar o retiro, mas o caseiro não acreditou e pediu que ele ficasse esperando do lado de fora do portão. Até que o próprio bispo ficou sabendo, veio e o acolheu.
Em 1988, Pe. Alfredinho mudou-se para Santo André, onde foi morar num barraco de favela. Ali viveu até o fim da vida, dedicando-se à sua paróquia e ao movimento PAF. Mas nunca deixou de usar roupas de mendigo.
“O Filho do Homem deve sofrer muito”. Assim como Cristo, também o cristão que quer viver integralmente o Evangelho acaba sofrendo incompreensões e mal-entendidos. Isso porque ele ou ela não suporta viver em paz, ao lado de famintos e de pessoas que sofrem injustiças.
Maria Santíssima, conhecia bem o seu Filho e nunca o fez sofrer. Que ela nos ensine. “Salve Maria, tu és a estrela virginal de Nazaré! És a mais bela entre as mulheres, cheia de graça, esposa de Jose”.
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.








DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Herpes Labial


O que e o herpes? O herpes simples e uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Herpes hominis virus. Existem dois tipos de vírus do herpes simplex: o tipo 1 e o tipo 2. Geralmente, o tipo 1 e responsável pelos casos de herpes labial, e o tipo 2, pelo herpes genital. Como acontece a transmissão do vírus? A infecção pelo herpes se da através do contato direto com leves infectadas pelo vírus. Esse primeiro contato se da, invariavelmente, durante a infância. A situação mais comum de contagio é aquela em que algum dos pais (ou parentes próximos) é portador do vírus, apresenta as lesões em lábio e entra em contato direto com a pele da criança. O que acontece depois que a criança se contamina? Após o contato com as lesões, a pessoa passa por uma fase de incubação do vírus, que dura em torno de 10 dias. Após esse período, algumas crianças podem apresentar a primo-infecção herpética ou estomatite herpética primaria. Essa fase e marcada por manifestações clínicas, como febre, mal estar geral, irritabilidade, cefaleia, perda de apetite e linfadenopatia. A seguir, podem surgir bolhas na boca, nos lábios e na pele em torno dos lábios. Logo as bolhas se rompem, formando úlceras extremamente dolorosas e sangrantes.


O quadro clínico tem resolução espontânea em cerca de 15 dias. Apesar da severidade da manifestação primaria do herpes, apenas 1% dos pacientes que são infectados pelo vírus desenvolvem a doença clinica: 99%, apesar de infectados, não apresentam sinais ou sintomas clínicos. Mas não são os adultos que apresentam a doença com mais frequência? Sim. Na verdade, são poucas as crianças que apresentam as lesões em pele ou boca. Após o contagio inicial (tendo ou não apresentado as manifestações clinicas ), o vírus fica "dormente" dentro do | organismo e só volta a apresentar manifestações clinicas a partir da adolescência. As manifestações clínicas que acontecem na fase adulta ocorrem pela reativação do vírus que estava "dormente" e estão geralmente, ligadas a queda de imunidade. Quais as causas da reativação do vírus? Alguns fatores desencadeantes comuns são: febre, exposição ao sol, distúrbios gastrointestinais, trauma mecânico, estresse e períodos menstruais. Como são as lesões recorrentes? As manifestações secundarias não são tão graves como as da primo-infecção. As leves restringem-se, na maioria dos casos, a região perioral ou perinasal, aparecendo na forma de pequenas bolhas que estouram e são recobertas por uma crosta durante o processo de cicatrizado. O curso clinico da estomatite herpética secundaria finda em torno de 8 dias. Existe cura para o herpes? Não, mas existe tratamento. O tratamento visa diminuir a frequência com que os episódios ocorrem. Atualmente, os tratamentos envolvem drogas como o aciclovir, empregadas de forma local e sistêmica, e aplicações de laser de baixa intensidade.

Karem López Ortega - Professora Titulas da Disciplina e Patologia Geral e Bucal da FOUSP Luiz Carlos Arias Araujo, Professor Assitente da Disciplina de Estomatologia da UNILUS.








MOMENTO DE REFLEXÃO

Aqui estamos nós. Aí está você.
O importante MESMO é você saber que você está aí e bem.
Seja como for, você acaba de ganhar mais um dia de presente para viver. Por isso, comemore este novo dia.
Agradeça.
A partir de agora você retoma o contato com a magia de fazer parte da raça humana.
Viva este evento como algo fantástico.
Afinal, você também é um milagre da natureza.
Cada manhã traz a oportunidade de sintonia com o universo através de múltiplos canais de percepção.
Enquanto você ainda está no silêncio, na intimidade dos seus pensamentos, nos devaneios do espírito da rotina de mais um despertar, a vida se revela...
Emocione-se com os fenômenos da natureza, a chuva, o vento , as nuvens, os trovões, os primeiros raios de sol que estão começando a colorir o céu ...
E principalmente , emocione-se porque você faz parte deste espetáculo...
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. quem sabe quão logo será tarde demais?
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando - esperando nós pararmos de esperar.
Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário