Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 08/09/2011





Quinta-feira, 08 de setembro de 2011


"Quando seguimos uma bússola moral que aponta para uma única direção, encontramos harmonia e paz interior, que independem de modas ou tendências" (Ted Koppel)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 5,1-11


Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.






MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Este Evangelho nos traz a cena da pesca milagrosa. O pedido de Jesus a Pedro – “Avança para águas mais profundas” – é dirigida a todos nós. Ela foi assumida pela Igreja como o nosso lema no terceiro milênio.
Pedro e os Apóstolos estavam desanimados, porque haviam trabalhado a noite inteira, e nada pescaram. Mas, obedecendo à ordem do Mestre, avançaram para o mar profundo, lançaram as redes e a pesca foi abundante. Trazendo para o nosso trabalho missionário, avançar para águas mais profundas é renovar e atualizar os nossos métodos de evangelização, pois os antigos já não estão produzindo o efeito desejado. Precisamos ter audácia. O mundo mudou e nós também precisamos mudar. Nada melhor que confiar na Palavra de Jesus e avançar para novos métodos e novos campos de atividade.
Os Apóstolos obedeceram a Jesus fazendo uma coisa quase irracional, pois qualquer pescador da região sabia que hora de pescar era à noite. No entanto, o Mestre mandou, vamos obedecer. E o resultado foi surpreendente. Também conosco pode acontecer a mesma coisa. Com a graça de Deus, mesmo cristãos sem muito preparo ou qualidades humanas, podem operar maravilhas.
Temos na História, tanto Bíblica como da Igreja, muitos exemplos nesse sentido:
Abraão obedeceu a Deus e foi na direção que Deus lhe indicara, mesmo sem saber para onde ia, e deu tudo certo, dando origem ao povo de Deus (Cf Gn 12).
São Geraldo era doente, tão doente que ninguém dava nada por ele. No entanto, fez um fantástico trabalho missionário como Irmão Redentorista.
Ser um cristão ou cristã comprometida com a transformação da sociedade exige fé e confiança. O mundo está precisando de gente assim. As pastorais das nossas paróquias e Comunidades estão precisando de gente assim. Não só, mas o magistério e a vida política está precisando urgentemente de pessoas assim.
Benditos aqueles e aquelas que, apoiados na graça divina, se lançam para o mar profundo, buscando construir, na sociedade moderna, o Reino de Deus. Todos os serviços a Deus e à pessoa humana, assumidos por amor, são vocações divinas. Destaca-se o matrimônio, que é um ideal de vida e de comunhão a dois, construindo a família.
Mas o processo de avançar para águas mais profundas precisa ser renovado cada dia. Pois o rebanho de Cristo está sendo invadido por lobos vorazes. A própria consciência dessa realidade já é um chamado de Deus. O mesmo Deus que dá o ver, dá também o julgar e o agir. Não só dá mas abençoa e acompanha.
Precisamos ir aonde o povo está, nas águas mais profundas, e não ficarmos esperando na praia, ou na margem rasa do lago.
O Documento de Aparecida, após apresentar vários desafios do nosso Continente, nos convoca a sermos “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele”.

Certa vez, um pai estava caminhando em uma estrada, com o seu filhinho de sete anos. E começaram a subir uma montanha. O menino se cansou de subir e começou a chorar. O pai não podia carregá-lo porque estava com as mãos cheias.
Ele teve uma idéia: Cortou uma vara tipo cabo de vassoura, limpou-a bem e entregou ao filho dizendo: “Olhe aqui um cavalinho para você montar! O garotinho aceitou o brinquedo, montou no “cavalinho” e, alegre, foi embora, subindo a montanha, até na frente do pai..
Precisamos descobrir estratégias para que o nosso trabalho missionário seja alegre e divertido. Precisamos conhecer os segredos do nosso corpo, e usá-los para o bem.
Maria Santíssima respondeu “sim” a todos os apelos que Deus lhe fez. Que ela nos ajude a fazer o mesmo.
Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.








MEIO AMBIENTE

Movimento Limpa Brasil em Goiânia reúne 15 mil voluntários e retira das ruas 160 mil toneladas de lixo


O movimento Limpa Brasil Let´s do It, que aconteceu neste final de semana em Goiânia,   reuniu mais de 15 mil voluntários. Pelas ruas, os homens e mulheres recolheram 160 toneladas de materiais recicláveis e entulhos. Com parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a cidade foi a terceira do país a receber o movimento.

Um dos principais objetivos da ação é criar a consciência de como é importante cada pessoa cuidar de seu lixo como, por exemplo, fazer a coleta seletiva. Fique atento! Seja um fiscal ambiental de sua escola, bairro, trabalho, entre outros lugares.

Economize água e evite o desperdício! Não lave calçadas, quintal ou carro utilizando mangueira. Não jogue lixo na rua. Não despeje resto de entulho em qualquer área. Caso precise, entre em contato com a subprefeitura de sua região e peça informações sobre lugares específicos para o descarte deste material. Como sempre afirmamos no blog: pare, pense, reflita e tome uma atitude sustentável!


“Recolher o lixo na rua, é não jogar o lixo na rua”, disse Seu Jorge em apoio ao projeto Limpa Brasil

Seu Jorge entra no multirão dos catadores e fala sobre a importância da reciclagem no país. O cantor ainda explica sobre o movimento Limpa Brasil Let´s Do It. Assista ao vídeo!







MOMENTO DE REFLEXÃO


E se hoje eu fizesse um convite para nascer de novo?
E se fosse hoje o dia de recomeçar uma nova vida?
Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se acomoda. Quem pensa que nasceu assim e vai morrer assim. podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.
Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance.
Isso pode ser tremendamente dolorido. Porém é um alívio imenso quando conseguimos!
Carregamos durante tantos anos nossos conceitos, idéias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando precisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto. é impossível não doer e não sangrar.
Jesus disse que deveríamos nascer de novo. Mas Ele não acrescentou que seria fácil.
Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.
Nascer de novo quer dizer recomeçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos dêm equilíbrio. É cair e se levantar cada vez com paciência e perseverança.
Nascer de novo quer dizer "se dar uma nova chance." Dar-se um presente a si mesmo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.
Tudo isso não é utopia. é uma realidade. Mas uma realidade para aqueles que acreditam.
"Eu posso, porque a bíblia diz que eu posso."
Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: "necessário vos é nascer de novo" é porque não só é necessário, mas possível. É possível sermos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado.
Então, hoje, quando o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouquinho mais. Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade.
Seja jovem no seu coração e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte. Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também.
E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz?
Que seu dia seja lindo!!!

 Letícia Thompson        







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário