Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 01/08/2011




Segunda-feira, 01 de agosto de 2011



"Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos de nao usar as derrotas para cultivá-los.” (Augusto Cury)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 14,22-36


Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado do mar... O barco, entretanto, já longe da terra, era atormentado pelas ondas, pois o vento era contrário. Nas últimas horas da noite, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma". E gritaram de medo. Mas Jesus logo lhes falou: "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!". Então Pedro lhe disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água". Ele respondeu: "Vem!". Pedro desceu do barco e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, sentindo o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!". Jesus logo estendeu a mão, segurou-o e lhe disse: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?". Assim que subiram no barco, o vento cessou. Os que estavam no barco ajoelharam-se diante dele, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!"...





MEDITANDO O EVANGELHO
Chiara Lubich


Jesus anda sobre as aguas
É noite. Os discípulos tentam atravessar o lago de Tiberíades. O barco é agitado pela tempestade e pelo vento contrário. Anteriormente já haviam enfrentado uma situação semelhante, mas o Mestre estava com eles no barco. Dessa vez, não: Ele tinha ficado em terra firme, estava no monte, a rezar.
Mas Jesus não os deixa sozinhos na tempestade. Desce do monte, vai ao encontro deles, caminhando sobre as águas, e os anima: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”. Seria realmente Ele ou apenas uma ilusão? Pedro, cheio de dúvida, pede-lhe uma prova: que também ele possa caminhar sobre as águas. Jesus o chama a si. Pedro sai do barco, mas o vento ameaçador o assusta e ele começa a afundar. Então Jesus o segura pela mão, dizendo-lhe:

“Homem fraco de fé, por que duvidaste?”

Também hoje Jesus continua dirigindo-nos estas palavras, toda vez que nos sentimos sós e incapazes nas tempestades que freqüentemente desabam sobre a nossa vida. São doenças ou graves situações familiares, violências, injustiças… que insinuam no coração a dúvida, quando não, até mesmo, a rebelião: “Por que Deus não vê isso? Por que não me escuta? Por que Ele não vem? Por que não intervém? Onde está aquele Deus Amor no qual acreditei? É apenas um fantasma, uma ilusão?”.

Assim como aconteceu com os discípulos assustados e incrédulos, Jesus continua repetindo agora: “Coragem, sou eu! Não tenham medo”. E assim como Ele desceu do monte daquela vez para estar perto deles nas suas dificuldades, da mesma forma hoje Ele, o Ressuscitado, continua entrando na nossa vida, caminhando ao nosso lado, fazendo-se companheiro. Jamais nos deixa sozinhos na provação: Ele está aí para compartilhá-la conosco. Mas, pode ser que não acreditemos suficientemente; por isso Ele nos repete:

“Homem fraco de fé, por que duvidaste?”

Estas palavras, além de serem uma censura, são um convite a reavivar a fé. Quando Jesus estava na terra conosco, prometeu-nos muitas coisas. Ele disse, por exemplo: “Pedi e recebereis…”; “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e todo o resto virá por acréscimo”; a quem tiver deixado tudo por Ele será dado cem vezes mais nesta vida e como herança a vida eterna.
Podemos obter tudo, mas precisamos acreditar no amor de Deus. Para poder nos dar algo, Jesus pede que pelo menos reconheçamos que Deus nos ama.
Ao passo que muitas vezes nos afligimos como se tivéssemos de enfrentar a vida sozinhos, como se fôssemos órfãos, sem um Pai. Fazemos como Pedro, dando mais atenção às ondas agitadas que parecem nos engolir do que à presença de Jesus que logo nos segura pela mão.
Se ficarmos parados, analisando aquilo que nos faz sofrer, os problemas, as dificuldades, então afundaremos no medo, na angústia, no desencorajamento. Mas não estamos sós! Acreditamos que existe Alguém que cuida de nós. É Nele que devemos fixar o nosso olhar. Ele está perto de nós, mesmo quando não percebemos a sua presença. Precisamos acreditar Nele, confiar nele, confiar-nos a Ele.
Quando a fé passa por uma prova, lutamos, rezamos, do mesmo modo como Pedro, quando gritou: “Senhor, salva-me!”, ou como os discípulos, numa outra situação semelhante: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” Jesus nunca nos deixará faltar a sua ajuda. O seu amor é verdadeiro e Ele assume todos os nossos pesos.

“Homem fraco de fé, por que duvidaste?”

Também Jean Louis era um jovem “fraco de fé”. Apesar de ser cristão, ele duvidava da existência de Deus, ao contrário dos outros membros da família. Vivia bem longe dos pais, em Man, na Costa do Marfim, com os irmãos menores.
Quando a cidade foi tomada por rebeldes, quatro deles entraram na sua casa, saquearam tudo e quiseram recrutar à força o jovem, devido ao seu aspecto atlético. Os irmãos menores suplicavam que o soltassem, mas em vão.

Quando já estavam para sair com Jean Louis, o chefe do grupo mudou de idéia e decidiu deixá-lo. Depois sussurrou para a maiorzinha das irmãs: “Vão embora o quanto antes, porque amanhã nós vamos voltar…”. E indicou a direção que eles deveriam tomar.
Seria o caminho certo? Não seria uma armadilha?, perguntaram-se os adolescentes.
Partiram logo ao amanhecer, sem um tostão no bolso, porém com uma migalha de fé. Caminharam por 45 quilômetros. Encontram alguém que lhes pagou uma passagem de caminhão para chegarem até a casa de seus pais. Pelo caminho, foram acolhidos por pessoas desconhecidas que também lhes deram de comer. Nos postos de controle e ao atravessar a fronteira, ninguém lhes pediu documentos, até que finalmente chegaram em casa.
A mãe conta: “Não estavam em boas condições, mas se sentiam arrebatados pelo amor de Deus!”.
A primeira coisa que Jean Louis fez, foi perguntar onde havia uma Igreja. E disse: “Papai, o teu Deus é realmente forte!”



MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Pessoas adequadas, empresa que cresce

Uma pesquisa que mostrou quais os melhores lideres, escolhidos pelos próprios executivos. Muitos nomes são desconhecidos para os leitores do PHAROL.
Entre estes "ilustres desconhecidos" está Richard Manson. Ele fundou mais de 200 empresas, desde telefonia celular até fonográfico, passando por aviação comercial. Agora está criando a Virgin Galactia, operadora de voôs comerciais para o espaço.
Ele diz que avalia as idéias de negócio em 30 segundos e que no fim das contas, as decisões obedecem ao instinto. Se diz curioso, e que gosta de investigar e quebrar as regras. Diz que o prestígio é tudo que suas empresas tem, e que sua luta é agregar valores e melhorar a reputação da marca.
De acordo com seu pensamento, o essencial das empresas são as pessoas: é preciso, segundo ele, encontrar as melhores, dar-lhes o poder e participação na empresa, assegurar-se, de que façam um bom trabalho em suas respectivas áreas. Dar muita liberdade, inclusive de errar, "não punimos quando cometem equívocos", afirma. Acredita firmemente que se elogiar o funcionário ele cresce e se desenvolve, por outro lado acredita que se críticar, eles definharão.
Algo chama a atenção no seu pensamento. Não abre mão de que o gerenciamento da marca fique sobre estrita supervisão de um comitê central. Este executivo tem uma mania: todas as manhãs lê uma seleção de cartas de clientes que são enviadas pelas diferentes companhias, e usa isso como uma forma de ver de maneira bastante clara o que está ocorrendo. E visita as empresas para observar pessoalmente como andam.
Para concluir, um outro fator interessante as mais de duzentas empresas que fundou sempre foi a partir do zero, jamais fez aquisição. O principal motivo para ele é que não quer comprar empresas com pessoal que, por alguma razão seria obrigado a demitir. È sua luta constante encontrar sempre pessoas adequadas para cada empreendimento que começa.
Diz sempre que as pessoas que trabalham na Virgin tem paixão pela empresa, e se for para "adquirir" funcionários de outra empresa não consiguiria esta paixão " e ai nosso negócio não funcionaria tão bem", arremata.

Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH










MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando sentes o desejo de ser amável com alguém de que goste…
… foi Deus que te falou e te enviou o Espírito Santo.
Se sentiu a tristeza e a solidão de alguém próximo de você…
… foi Deus que te escolheu pela intercessão de seu filho Jesus Cristo.
Se pensar em alguém muito querido que não vê ha muito tempo e de repente, essa pessoa aparece…
… foi Deus, porque o acaso não existe.
Se alguma vez recebeu alguma coisa maravilhosa que não havia pedido…
… foi Deus que conhece bem seus segredos e sabe o que vai em seu coração.
Si alguma vez se encontrou em uma situação difícil, e sem ter idéia de como resolvê-la, e subitamente a solução aparece…
… foi Deus que incessantemente toma nossos problemas em suas mãos e nos ajuda a resolvê-los.
Se te aconteceu de sentir uma imensa tristeza na alma e rapidamente, como um impulso, o amor se expande em você e uma paz inexplicável invade todo seu ser…
… foi Deus que te aconchegou em seus braços e te deu a esperança.
Se te aconteceu de estar cansado da vida, a ponto de querer morrer, E rapidamente sente que tem força suficiente para continuar seu caminho com nova energia…
… foi Deus que está sempre junto a tí e te acompanha com amor nos caminhos da vida.
Tudo vai melhor…? É Deus que te guía.
Você acredita que esta mensagem te foi enviada por acaso? Não!
… foi Deus que tocou meu coração.
Me fez pensar em você porque és minha amiga/meu amigo, E és importante para Deus … e para mim.
Deixe que Deus toque seu coração e te faça enviar esta mensagem a todos os seus amigos, a todos os que considere estar precisando dessa ajuda…
… porque todos necesitamos saber que Deus está sempre conosco!
Vamos repartir com todos o imenso amor de Deus.
Graças a Deus!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário