Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 19/08/2011



Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

“A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final.” (Luís Fernando Veríssimo)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 22,34-40

Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram, e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Ele respondeu: "'Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos".




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Nesta ultima quarta feira colocamos uma citação que casará perfeitamente com o que falaremos hoje nessa reflexão: “(…) Se não importa o tempo que tenho ou o quanto sou habilidoso num carisma ou dom que Ele me concedeu, o que é que de fato conta para receber mais pelo meu trabalho? A CONVERSÃO DE CADA DIA, A FÉ COM QUE ME APEGO E A HUMILDADE QUE REALMENTE VIVO” (reflexão do evangelho de quarta feira)

Amar a Deus com todo coração
Ao me propor a seguir assim em minha vida, preciso de fato aprender a amar a Deus e não vê-lo como culpado ou pai omisso em meio às coisas que me acontecem em virtude da MINHA própria atitude e da atitude dos outros. Quem por ventura fez a dívida que tenho? Quem foi é culpado pela fatalidade que aconteceu em minha casa?
De fato não foi Deus que nos colocou o problema, mas com certeza tem um dedo dele quando ganhamos forças e sabedoria para enfrentá-los
“(…) Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo”. (II Coríntios 4, 8-10)
Segundo o catecismo a fé é um dom de Deus, mas depende de um ato humano: querer aceitar.
“(…) A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. “Para que se preste esta fé, exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e o converte a Deus, ABRE OS OLHOS DA MENTE e dá a todos suavidade no consentir e crer na verdade”. (§153 Catecismo da Igreja católica)
Minha vida muda quando de fato por dentro eu também mudo.
Dizem que um ladrão após condenado e preso, passa boa parte do tempo pensando… O que será que ocupa a sua mente? Fugir? Novos planos? Vingança? Sobreviver? Não só isso mas também passa por sua cabeça o arrependimento, a frustração, mudar de vida ao sair, (…). Sabemos que as chances que são dadas a quem foi um ex-presidiário são pequenas, mas o que de fato ocorre logo após cumprirem a pena?
Segundo dados, cerca de 53% retornam ao crime, mas o que mudou na mente dos outros 47%? Talvez colocaram TODA A FORÇA que tinham no projeto de se redimir com a sociedade e com ou seus. Se nós não conseguimos consertar aquilo que magoa os irmãos é talvez também que não tenha feito o tal propósito.
Para parar de beber não posso impor a minha família que esconda ou pare de beber, pois o único que não sabe se controlar sou eu! Eles podem até ajudar, mas a FORÇA e o propósito serão meus e não deles. Como esse caso temos tantos outros que colocam (ou condicionam) suas mudanças nas forças de outros.
Lembrei-me de uma frase que um dia ouvi de uma irmã: “Reze por mim, pois tenho muita fé na sua fé!”. (risos)
Como então não voltar na reflexão de quarta? A CONVERSÃO DE CADA DIA, A FÉ COM QUE ME APEGO E A HUMILDADE QUE REALMENTE VIVO.
Precisamos refletir muito isso.
Um imenso abraço fraterno.






DICAS DE SAÚDE

Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.

Doenças respiratórias de inverno



As estações do ano mais frias e úmidas se aproximam e trazem junto o aumento dos casos de doenças ligadas ao sistema respiratório. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade. “É muito difícil alguém passar impune e não ficar pelo menos com seu nariz vermelho e entupido, surgirem alguns espirros e ter a irritante sensação do nariz escorrendo”, diz o médico cirurgião torácico Samir El Haje.

Segundo o médico, vários fatores favorecem a disseminação de doenças respiratórias tais como: aglomerações de pessoas, clima frio, mudanças bruscas e constantes de temperatura, o estado nutricional e imunológico, fatores emocionais e a presença de algum tipo de doença crônica em especial as de pulmão. Os vilões mais comuns, responsáveis pelas doenças respiratórias e desconforto nesta época são os vírus e bactérias. “Não devemos esquecer que as enfermidades relacionadas com as doenças alérgicas também podem ser um complicador. Quando sabemos as características e sintomas das doenças fica mais fácil combatê-las”, explica Dr. Samir El Haje.
Segue abaixo uma breve explicação das principais doenças de inverno:

* Resfriados: geralmente são provocados por vírus que comprometem a laringe, faringe e a nasofaringe. Surge um discreto mal-estar. Os sintomas costumam ser mais leves e as rotinas de vida não são interrompidas. Em geral dura dois ou três dias.

* Gripe: o causador também é um vírus (vírus influenza) que tem inúmeras variantes e sofre constantes mutações. Compromete as mesmas regiões do resfriado somando-se a traquéia e os brônquios. Os sintomas de febre, prostração, forte mal-estar, tosse e dor no peito levam as pessoas, muitas vezes, a interromper suas atividades do dia-a-dia. Estas são as principais características que diferenciam a gripe do resfriado comum. O estado gripal pode estender-se por mais de vinte dias.

* Pneumonia: os principais agentes causadores são bactérias e vírus. A presença de tosse, expectoração, dor no peito ou nas costas, prostração, febre e falta de ar, em alguns casos, são as características mais comuns. Normalmente a pneumonia é adquirida na comunidade, fora de ambiente hospitalar, por pessoas saudáveis. Apesar de ter cura quando tratada, ainda hoje é responsável pela morte de milhares de pessoas, principalmente crianças e idosos. Para gripe, resfriado e pneumonia viral o tratamento é sintomático. Já na pneumonia bacteriana, recorre-se ao antibiótico. Outras doenças do sistema respiratório como a tuberculose, a bronquite, a asma, a sinusite, a otite e a amidalite, não podem ser esquecidas e também devem ser tratadas.
Dicas para viver bem, respirar melhor e evitar doenças respiratórias: *

Abandone o hábito de fumar *
Vacine-se contra a gripe todos os anos *
Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos *
Fuja das aglomerações de pessoas *
Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação *
Desvie os ambientes poluídos *
Tenha cuidado com a higiene corporal *
Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado *
Elimine bebidas muito geladas *
Tenha uma dieta saudável e equilibrada *
Use roupas adequadas à estação *
Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas *
Visite seu médico regularmente

Fonte: www.drsamirhaje.com











MOMENTO DE REFLEXÃO



"Pra dar colo é preciso pegar no colo?
Nem sempre.
Há pessoas que dão colo com as palavras, com o que elas carregam e transmitem.
Elas reconfortam sem presença física, estando, apesar disso, presentes.
É possível se dar a alguém, ser importante, fazer importante, às vezes mesmo com um gesto aparentemente banal.
Estamos atravessando uma era em que as pessoas se encontram muito mais profundamente que antes.
Elas se acarinham, se amam, se sustentam, amenizam a solidão e ajudam a curar feridas e secar lágrimas.
Distância? Não existe!
Não é bem assim, ela existe, mas não percebemos.
Eu estou aqui e estou aí ao mesmo tempo, da mesma maneira como meus amigos estão em toda parte e dentro de mim.
A gente só alcança o que está perto, não?
Jesus atravessou séculos e ainda hoje nos pega no colo, ainda hoje falamos com Ele, choramos o calvário e a crucificação.
Ainda hoje nos sentimos amados e podemos seguir Seu exemplo.
Quando você quiser abraçar alguém, dar colo, reconfortar e que seus braços não alcançarem essa pessoa...dê um telefonema, escreva uma carta, envie um e-mail!...
Seu carinho vai chegar da mesma forma, com o mesmo calor.
Nunca duvide disso!..."

Letícia Thompson






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário