Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 23/08/2011








Terça-feira, 23 de agosto de 2011

"A Natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham  o seu momento de ver o sol". (Humberto de Campos)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,44-46

"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola."




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


 Bom dia!
Creio que não tem nem um mês que esse evangelho foi partilhado, mas de certa que bom que ele voltou, pois nos da uma nova oportunidade de refletir uma citação do livro de Jeremias que foi nosso norte naquele momento:
“(…) Ainda assim, isto diz-me o Senhor: ‘Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; SE SOUBERES SEPARAR O PRECIOSO DO VIL, FALARÁS POR MINHA BOCA; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender“. (Jeremias 15, 19-20)
Será que de um mês para cá conseguimos mudar algo em nós? Será que já conseguimos separar melhor o que é importante do que é fútil?
Vejo meu filho crescer e em seu crescimento vejo algumas coisas bem pertinentes para a reflexão de hoje.
Ao ganhar um brinquedo novo toda criança (inclusive ele) vive a primeira fase, ou seja, a empolgação. Passada essa fase de encanto, o brinquedo vai parar numa caixa, muitas vezes já danificado e não raramente cai no esquecimento. O que pode fazer essa situação mudar? Experimente pegar o brinquedo e começar a brincar com ele.
Crianças, ao ver seu brinquedo nas mãos de outro, rapidamente reanimam-se, mas somente ao ponto de ver que o outro desistiu de tê-lo, pois passado a nova empolgação, o brinquedo volta pra caixa.
O que estamos fazendo com o tesouro que Deus nos ajudou a encontrar?
Primeiro… Por ventura somos como crianças que ao passar o período de empolgação, abandonamos a Deus num canto enquanto me encanto com os novos “brinquedos” que a vida nos proporciona? Saibam que esse é um grande motivo de vermos a messe crescer, mas ainda não termos operários para suportar a demanda.
Quem pode condenar o pai de família que chega em casa cansado e por isso não vai a missa ou ajudar uma pastoral ou um evento da igreja? Quem pode condenar a mãe que trabalha às vezes em casa e na rua para manter seus filhos e não tem tempo para ensiná-los a rezar ou acompanhar o progresso dos filhos na escola? É triste essa verdade: SEMPRE terá algo concorrendo com o que seria ideal.
E lá esta o “brinquedo” de volta na caixa…
De repente algo novo acontece. Alguém vai a caixa e pega o brinquedo. Por somente pegá-lo não nos desperta o interesse, mas quando vemos uma nova brincadeira com o brinquedo velho, nosso antigo interesse volta.
Esse novo “brincar” é representada por uma homilia querigmática, uma pregação com foco na salvação e não somente no pecado; é uma mensagem centrada em Jesus e não em seu inimigo; é o testemunho com a vida e não das graças que por ventura recebeu, pois a graça de hoje, estar vivo, deve ser a maior das graças alcançadas.
A motivação não deve parar somente nas pequenas coisas, pois como brinquedos, voltarão para caixa. Não podemos tratar as coisas de Deus como brinquedos.
Nosso povo tem uma fé muito devocional, e como diz uma amiga de caminhada, se tirarmos isso, ele foge!
Precisamos nos empenhar em mostrar que vale a pena continuar brincando com o velho, contrapondo-se assim a esse mundo “moderno” que nos oferece a cada dia uma nova brincadeira. São músicas que se intitulam “proibidas”, mas que tanta gente ouve; igrejas em cada esquina vendendo milagres. Não reparam que quando mentimos ou não se vê o prometido acontecer, estimulamos os “cristãos”, que agora viraram CLIENTES, a procurar outro que cumpra.
Precisamos voltar a investir no velho tesouro. O que será que aconteceu com os retiros, os grandes encontros que tinham como foco a pessoa e não as graças? Tem gente que não vai mais a missa para adorar a Jesus ou poder mais uma vez contemplar o milagre da transubstanciação. Tem gente que só vai se a missa for de “cura e libertação” (hunf). Advinha de quem é a culpa?
Precisamos re-ensinar a “brincar” com o velho (que é novo, hoje, amanhã e sempre). É imprescindível explicar novamente que a missa por si só é uma grande e completa oração de cura e libertação para quem participa. Precisamos apresentar o verdadeiro tesouro.
“(…) O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Com as palavras do papa Bento XVI repetimos com certeza: ‘A Igreja é nossa casa! Esta é nossa casa’ Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! QUEM ACEITA A CRISTO: CAMINHO, VERDADE E VIDA, EM SUA TOTALIDADE, TEM GARANTIDA A PAZ E A FELICIDADE, NESTA E NA OUTRA VIDA!” (Documento de Aparecida §246)
Um imenso abraço fraterno.






VIDA SAUDÁVEL

Os 10 mandamentos do estômago feliz

Orientação Geral


Existem pessoas que fazem as maiores loucuras alimentares e “não sentem nada”. Mas, para a maioria de nós, isto não ocorre. Travessuras alimentares normalmente provocam má-digestão, gases e incomodações. Portanto, para EVITAR TAIS PROBLEMAS, apresentamos, abaixo, sugestões para evitar problemas digestivos, OS DEZ MANDAMENTOS DO ESTÔMAGO FELIZ. Siga-os e verá os resultados.
01.Coma REGULARMENTE, evitando longos períodos de jejum e “beliscadas”. Os horários devem ser, dentro do possível, sempre os mesmos. O ideal é fazer cinco refeições por dia, com intervalos mais ou menos regulares, o que permite evitar exageros, criando, cada um, o seu próprio horário. O importante é TER E CUMPRIR OS “SEUS” HORÁRIOS.

02. NÃO EXAGERE EM NADA. Procure comer mais nos cafés e lanches e menos no almoço e jantar. Evite empanturrar-se de comida.

03. COMA DEVAGAR, “curtindo” a comida. Não há tempo fixo, mas nunca menos do que QUINZE MINUTOS por refeição maior (almoço e jantar).

04. MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS. Isto é importantíssimo. Os alimentos só devem ser engolidos depois de transformados numa pasta amolecida pela presença da saliva. A nova “garfada ou colherada” só deve entrar após a boca vazia. CALMA!!!!!!!

05. EVITE BEBER LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO. A saliva é suficiente para amolecer e fazer descer a comida (desde que você não encha demais a boca, mastigue bem e coma devagar). Líquido demais prejudica a digestão e dilata o estômago acelerando o processo. Se for o caso, tomar no máximo meio copo de água, à temperatura ambiente.

06. EVITE TEMPERATURAS EXTREMAS. Comida “pelando” ou “gelada” atrapalham a digestão.


07. Para SOBREMESA, prefira FRUTAS FRESCAS, à temperatura ambiente, não esquecendo de deixar lugar para elas. Evite sorvetes e doces em exagero.

08. Só ELIMINE DAS REFEIÇÕES AQUILO QUE REALMENTE LHE “FIZER MAL”, isto é, aquilo que sua experiência pessoal já lhe ensinou ou o que, em virtude de seu problema, costume ser prejudicial. Peça orientação ao seu médico.

09. AO COMER, SOMENTE COMA! Evite conversar, ler, ver televisão ou ficar rememorando desgraças ou aborrecimentos ou, o que é terrível, discutindo com outras pessoas. Apenas COMA, aos poucos, saboreando os alimentos, calmamente. Quando a gente está nervoso(a) ou aborrecido(a) deve aguardar um tempo antes de comer.

10. Quando, por necessidade, não houver tempo para uma refeição (almoço ou jantar) e seja preciso “comer na rua, numa lanchonete” escolher algo simples: um sanduíche de queijo, um café com leite, uma vitamina de mamão ou banana ou um suco de laranja ou outra fruta, coisas leves. Evitar frituras ou “bolinhos assassinos”, assim como as maioneses, mostardas e molhos, em principalmente aqueles “de bisnaga” que todo mundo usa, pois é fácil a contaminação. Se considerar importante, usar os sachês (“pacotinhos individuais”). CERTAMENTE NINGUÉM É PERFEITO E VOCÊ VAI “PULAR A CERCA” COMO TODO MUNDO, MAS QUANTO MAIS PERTO CHEGAR DO CUMPRIMENTO DESTAS ORIENTAÇÕES, MENOS PROBLEMAS TERÁ COM SUA DIGESTÃO, TENHA CERTEZA! Fonte:

www.servmedsaude.com.br







MOMENTO DE REFLEXÃO

Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente.
Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer breve.

Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.

Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito.

Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação.

Portanto, a responsabilidade agora é deles.

Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.

Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem,  mas sem exagero.

Tenha a sua própria condução, até quando não houver perigo.

Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

Namore sempre, independente da idade, com sua "velha" companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. As "Maria-gasolina" estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.

Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos,   seja vaidoso, frequente barbeiro,  pedicure, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica?

Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado.
Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.
Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande  e responda e-mails,  ligue para os amigos.  Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.

Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.

Não use jamais a expressão "no meu tempo", pois o seu tempo é hoje.

Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem  manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for.

Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.

Você está no período do ronco e da flatulência.

Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido, e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.

Cultive um "hobby", seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.

Viaje sempre que possível, de preferência, vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas.

Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.

Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas.  Jamais se lamente de algo.

Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas.. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e dos seus médicos.

Não fique se apegando em religião, depois de velho, rezando e implorando o tempo todo como um  fanático.  O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.

Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.

Se alguém disser que você nunca fez nada de importante, não ligue..
O mais importante já foi feito: Você!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário