Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 05/08/2011




Sexta-feira, 05 de agosto de 2011


"Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo” (Augusto Cury)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 16,24-28


Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino".





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Que poderá alguém dar em troca de sua vida?
Neste Evangelho, Jesus é claro com aqueles e aquelas que querem segui-lo: devem renunciar a si mesmos e aceitar a cruz. Pois perder a vida por causa dele é ganhá-la, e a vida vale mais que o mundo inteiro. “Que poderá alguém dar a você em troca de sua vida?” Resposta subentendida: nada! Nenhum valor do mundo supera para nós o valor da vida. E, para salvar a vida futura, é bom lembrar que Cristo “retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
O certo é que Jesus nos pede uma adesão incondicional a ele, até ao ponto de renunciar a própria vida terrena, a fim de salvarmos a vida futura. É interessante o jogo de palavras com os dois sentidos da palavra vida: quem renuncia a vida (corporal) ganha a vida (eterna). Sacrificando a nossa vida terrena, nós nos incorporamos a Cristo, em sua morte e ressurreição e participamos da glória com ele.
Há um claro contraste entre esta mensagem e a mentalidade do mundo atual, que preconiza o gozo da vida ao máximo, sem limitações à liberdade nem restrições ao capricho.
Entretanto, Jesus não diz que é preciso renunciar ou desprezar esta vida para ganhar a outra. Ele não coloca a vida atual e a futura como opostas. Apenas diz que esta vida está subordinada à outra. Colocar este vida em primeiro lugar é deixar à margem o Evangelho e o amor a Deus e ao próximo.
Devido ao pecado original, cujas raízes subsistem em nós, precisamos de uma constante ascese, isto é, de um treino e domínio do nosso corpo, inclinado ao prazer como fim último.
Deus não quis o sofrimento do seu Filho e igualmente não se deleita com o nosso sofrer. Ele não quer a dor e a morte, e sim a vida e a felicidade de seus filhos e filhas.
Jesus nunca sugeriu ou ordenou algo que ele não cumprisse primeiro. Ele nos precedeu com o seu exemplo, praticando tudo o que pede de nós. O que ele queria era instalar na terra o Reino de Deus, que é um projeto de verdade, de justiça, santidade, amor e paz. E nessa implantação ele só usou os meios que estão dentro dos valores acima.
Jesus adiantou-se na entrega da vida para ganhá-la. Tudo o que ele nos pede, ele foi à frente, com o seu sim incondicional à vontade do Pai. Assim, Cristo é o modelo do seguir, para todos os que querem ser seus discípulos e discípulas.
Nenhum fundador de religião apresenta, logo de início, as dificuldades que os discípulos encontrarão, como fez Jesus. E ele foi mais longe: não quer pessoas que fiquem no meio do caminho. Para ele, é ou tudo ou nada. Conclusão: para nós não há outro jeito senão enfrentar as cruzes que aparecem em nosso caminho de cristãos. E Jesus promete a vida para quem o seguir, e o faz com competência, pois Deus Pai colocou tudo em suas mãos.
Fica claro, portanto: seguir a Jesus é a coisa melhor do mundo. Mas não é sopa. Os fracos e indecisos vão espirrando de lado, apresentando para isso as mais diversas desculpas.
Certa vez, dois homens estavam viajando de trem, numa cabine para duas pessoas. Um era forte e o outro era franzino. Eles não se conheciam. Como a viagem era longa, começaram a conversar. A certa altura, o mais franzino começou a falar mal da Igreja. Criticava os padres, as irmãs, os leigos com participação mais ativa, tudo. Lá pelas tantas, o outro, que era um líder de Comunidade, disse a ele:
“Olhe, meu amigo, pare de falar mal da minha Igreja, porque, se não fosse a minha fé, eu podia agarrar você agora, tomar toda essa fortuna que você tem aí, depois amordaçá-lo, amarrá-lo aqui e descer tranqüilo na próxima estação, que ninguém descobriria.”
O franzino falou: “Eu não tenho dinheiro”. “Tem sim”, disse o outro, “eu vi quando você foi ao banco e sacou o dinheiro. Só não faço isso por causa da minha fé. Por isso quero que você a respeite”. O outro não teve outra saída a não ser pedir desculpas e mudar de assunto.
Ser discípulo de Jesus inclui não praticar crimes, como o roubo, e respeitar a vida do próximo, pois a vida futura é mais importante que esta. O Profeta Simeão disse para Maria Santíssima: “Uma espada de dor transpassará o teu coração”. Ela não procurou essa espada, mas também não fugiu dela. Subiu o Calvário para apoiar o Filho que morria injustamente. Que ela nos ajude a assumir com amor as cruzes que nos aparecerem, em decorrência do nosso seguimento de Cristo.
Que poderá alguém dar em troca de sua vida?




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.

Osteoporose - cuidado para não cair



Especialistas alertam que fraturas podem ser fatais em idosos e pessoas com osteoporose. A rotina de pessoas com mais de 60 anos e portadores de osteoporose não é das mais fáceis. É preciso um cuidado redobrado para evitar quedas e, conseqüentemente, fraturas e machucados que podem se agravar, prejudicando a qualidade de vida. Com a idade, as quedas se tornam mais freqüentes e são causadas por diversos motivos, entre eles, fraqueza dos ossos, diminuição da visão e vertigens. Segundo os especialistas, cerca de 25% das quedas são fatais em idosos e pacientes com osteoporose. “O principal objetivo do tratamento em pacientes com osteoporose é a prevenção de fraturas.

É importante que a pessoa tome sempre cuidado para evitar machucados”, afirma o Dr. Marco Paschoallin, gerente médico da Roche. A casa de pessoas idosas e que sofrem de osteoporose não deve ser um local que ofereça perigo. Os menores detalhes devem ser levados em consideração. O site de apoio a pacientes www.bonviver.com.br traz dicas, preparadas pela arquiteta Fabiana Azevedo de Souza, para manter o ambiente mais seguro. Em cada canto da casa BANHEIRO - Colocar de piso antiderrapante dentro e fora do box; - Posicionar as torneiras de água em locais de fácil alcance; - Instalar de barras de segurança ao lado do vaso sanitário e dentro do box; - Deixar sempre uma cadeira no box para ajudar no equilíbrio durante o banho; - Não trancar a porta, para facilitar o socorro no caso de acidentes. QUARTO - Remover tapetes soltos e móveis baixos; - Posicionar interruptores próximos à porta e cama; - Manter telefones com fácil alcance; - Colocar luzes de cabeceiras fixas; - A cama, assim como os outros móveis, devem ter altura que permita que os pés fiquem no chão quando a pessoa está sentada; - Utilizar lâmpadas que brilham no escuro em locais estratégicos do quarto e em corredores; -Manter itens de uso freqüente longe de obstáculos. COZINHA - Colocar tapetes antiderrapantes perto da pia e do fogão. Limpe respingos assim que ocorrerem; - Deixar utensílios e alimentos em locais de fácil alcance; - Manter itens mais pesados em locais mais baixos; - Manter números de emergência próximos ao telefone. CORREDORES E ESCADAS - Entradas, corredores e escadas devem estar sempre bem iluminados; - As portas devem ser largas; - Instale luzes noturnas e acenda as demais quando levantar à noite;

- Não encere o piso; - Tapetes e carpetes com fios baixos oferecem mais segurança. Fixe-os ao chão com fitas adesivas próprias; - Instale corrimão nos dois lados da escada; - Mantenha sempre uma mão livre para se segurar; - Utilize cores diferentes nos degraus para facilitar a visualização; - Esteja sempre calçado para subir qualquer tipo de escada, evitando escorregões. MAIS CUIDADOS - Remova todos os fios soltos, cordas, etc; - Diminua o amontoamento de objetos; - Opte por calçados firmes, com sola de borracha e que fiquem bem presos aos pés; - Sensores que acendem as luzes com movimentos são aconselháveis; - Quem usa bengala deve colocar borracha na ponta para que não escorregue; - Tenha sempre uma lanterna ou luz emergencial à mão para casos de queda de energia. OS MAIORES DESCUIDOS A arquiteta também aponta outros descuidos que podem ser evitados em uma casa: falta de corrimãos em escadas, desníveis no chão, pisos escorregadios e iluminação inadequada, além de animais de estimação que, em um momento de pressa ou sonolência, pode se tornar a causa de quedas. Em caso de acidente, a pessoa deve procurar imediatamente um médico especialista.

Carolina F. Lazareth Máquina da Notícia Assessoria de Comunicação (11) 3147-7393 Fonte: www.revistavigor.com.br






MOMENTO DE REFLEXÃO


É impossível viver sem ele; só que existem luxos e luxos.
Para a milionária Barbara Hutton, a herdeira mais rica dos Estados Unidos, um deles foi mandar fabricar um Rolls-Royce em tamanho pequeno para dar de presente a seu filho, então com 9 anos.
E, para motorista do carro, contratou um anão.
Será que ter dinheiro demais pira a cabeça das pessoas, elas nunca ficam satisfeitas?  Detalhe: depois de nove casamentos, Barbara Hutton morreu pobre.
Para não ser radical, admito que algum dinheiro sempre ajuda, mas não é tão fundamental assim.
Então vou falar de algumas coisas que são, para mim, o luxo dos luxos e que não custam quase nada.
Acordar num domingo de manhã sabendo que a faxineira não vem,
que todos os eletrodomésticos da casa estão funcionando e que, com a graça de Deus, o telefone não vai tocar.
O dia será silencioso, e o único movimento na casa será o dos gatinhos (agora tenho mais dois) correndo e se enrolando uns nos outros sem emitir um só som.
Um domingo assim é um luxo total.
Outra preciosidade é, depois de passar 20 dias sem comer carboidrato, nem unzinho, pegar no armário aquela calça de 15 anos atrás, quando você era uma sílfide, e o zíper fechar.
A felicidade é maior do que se ganhasse um brilhante.
E quando você chega da rua, com um calor de matar, pega um copo (bonito, de preferência) e toma uma água bem gelada, não é um luxo?
Se puser dentro de uma jarra (bonita, de preferência) cascas de limão-siciliano e deixar na geladeira, vai ser a água mais fresquinha e perfumada que já tomou. Não é um superluxo?
Aí você se refresca num chuveiro e depois vai para o quarto, liga o ar-condicionado e se deita numa cama com lençóis brancos limpinhos, cheirosos. Tem luxo maior?
Dar um mergulho num mar azul, sem ondas, sem se preocupar com os cabelos, e depois tomar uma água de coco?
E então comer um peixe grelhado, temperado apenas com sal, limão e um fio de azeite.
Depois de passar por várias paixões sofridas e alguns casamentos errados, não estar apaixonada é um luxo.
Uma sexta-feira, às 7 da noite, você está sozinha, sem a angústia de esperar aquele telefonema.
Sente-se independente e decide sair. Enquanto pinta o olho, começa a pensar em que restaurante vai sem ninguém para dizer que prefere outro.  Quando chega lá, toma dois drinques sabendo que é uma mulher livre e resolvida, que não precisa de ninguém para uma coisa tão banal, que é jantar fora. Não é um luxo?
Bom demais é ter resistido à compra daquele vestido lindo,
que fez você ficar duas noites sem dormir pensando “compro ou não compro?”, e passar pela loja uma semana depois, ver que ele está em liquidação, pela metade do preço, e que você nem o quer mais.
E quando chega de uma reunião de trabalho com a cabeça quente, se sentindo um lixo, e a empregada fez aquela sobremesa que você adora, não é como se o Universo estivesse todo a seu favor?
E o resultado do exame avisando que sua saúde está ótima?
E seu filho que telefona para dizer que está com saudades?
Percebo que misturei muitos luxos com momentos de felicidade; e existe luxo maior do que ser feliz?


Danusa Leão






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário