Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 06/08/2011



Sábado, 06 de agosto de 2011

“Nenhuma personalidade é impenetrável. Depende da Chave que você usa”
(Augusto Cury)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 17,1-9

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, ... a uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então... lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem... os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos"






MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Esta maravilhosa cena da transfiguração nos mostra como Jesus está lá no céu. Também Maria Santíssima e os santos. E mostra ainda como nós estaremos lá no céu.
Somos chamados a ir, aos poucos, vencendo o pecado, que nos desfigura, e ir nos transfigurando através das virtudes e das boas obras.
Moisés e Elias representam o Antigo Testamento: A Lei (Moisés) e os profetas (Elias).
Pedro disse: “Senhor, é bom estarmos aqui...” De fato, ali houve uma pequena antecipação do céu. Mas os discípulos ainda tinham uma grande missão a cumprir na terra. São os transfiguradores do mundo.
Uma nuvem luminosa os cobriu. É aquela mesma nuvem que aparece várias vezes na Bíblia. Ela indica a presença da divindade e, ao mesmo tempo, oculta o mistério de Deus. É assim que acontece conosco; o normal aqui na terra é a vida na nuvem.
Este é o meu Filho amado. Jesus estava sofrendo fortes críticas e humilhações. Os próprios discípulos, influenciados pelas autoridades, estavam meio abalados e confusos, a respeito de Jesus. Do jeito que as coisas iam, quando chegasse o momento da condenação, não ia sobrar ninguém do lado dele.
Então a transfiguração veio confirmar a autoridade de Jesus. Ele perdeu toda aquela aparência de fraqueza e de limitação, e se mostrou direitinho conforme a expectativa que o povo tinha do Messias: Um rei glorioso e cercado de glória.
E o apoio que ele recebeu foi pesado. Veio de Deus Pai e dos dois principais líderes do Antigo Testamento: Moisés e Elias.
Este recado vale também para nós, pois a Igreja Católica é Jesus continuado hoje no nosso meio. Precisamos acreditar nela. Por exemplo, agora, envolvendo-nos na Campanha da Fraternidade.
“Escutai-o.” Deus Pai quis dizer aos discípulos (nós) que tudo o que ele havia falado no Antigo Testamento, agora é substituído pela palavra de Jesus. O que vale, de agora em diante, é o que Jesus fala, e ponto final.
Os discípulos ficaram muito assustados. A manifestação da divindade nos assusta. Foi por isso que Jesus não se transfigurou diante de todos os Apóstolos. Infelizmente nós não sabemos relacionar-nos com Deus, o que devia ser natural. Vivemos sozinhos e, quando Deus se manifesta, ficamos assustados.
Leonardo Da Vinci demorou quase um ano para pintar esse quadro tão bonito e conhecido nosso, a Última Ceia. A primeira pessoa que ele pintou foi o Cristo.
Vários meses depois, faltava apenas um Apóstolo: Judas Iscariotes, o traidor de Jesus.
Leonardo saiu pelas ruas de Roma, a procura de alguém parecido com Judas, para que pudesse copiá-lo na tela.
Encontrou um jovem e o contratou.
Após o serviço, o jovem começou a chorar. Da Vinci perguntou-lhe por quê. Ele respondeu:
“O Cristo que está aí na tela sou eu também! O senhor não está me reconhecendo, porque naquela época eu havia acabado de mudar-me do interior aqui para Roma, e a minha vida era correta! Mas infelizmente eu caí...”
O rapaz abaixou a cabeça e continuou chorando. Da Vinci o abraçou e o convidou a mudar de vida, voltando ao que era.
O pecado nos desfigura. Ele é capaz de, em apenas um ano, transformar um bom cristão em um Judas Iscariotes. Mas Jesus é maravilhoso, e deixou-nos meios de nos levantarmos e readquirir a inocência batismal. Tanto, que podemos até cantar depois: “Ó feliz culpa, que mereceu tão grande Salvador” (Primeiro cântico da Missa da Vigília Pascal).
Maria Santíssima nunca foi desfigurada pelo pecado. E ela é, depois de Jesus, a maior agente de transfiguração do mundo. Que ela nos ajude a nos transfigurarmos e a sermos agentes de transfiguração.
Este é o meu Filho amado; escutai-o!






CASA, LAR E FAMÍLIA

Economia doméstica

ENERGIA
Aproveite o verão. Nada de banho quente.
Abra as janelas, de dia e de noite. Ventilação e iluminação natural são tudo de bom
Economize água. Assim o sistema de bombeamento da sua casa e do abastecimento dela acionarão menos as bombas.
Evite o uso do ventilador e do ar condicionado nas horas mais frescas do dia.
Mude a sua rotina. Durma mais cedo e acorde mais cedo. Faça a maior parte do trabalho ou estudo durante o dia. Assim, você economizará até 40% da energia elétrica diária necessária às suas necessidades e ainda é ótimo para a saúde.


ÁGUA
A água potável já está escassa no mundo. O seu uso indiscriminado para serviços banais como lavar calçadas e carros está acabando vertiginosamente com este recurso. Em contra-partida, cada um de nós obrigatoriamente devemos economizar cada gota para prorrogar o colapso.
Junte os pratos para poder lavar e ensaboe-os e enxágüe-os de uma vez. Esta simples dica economiza até 50% da água destinada a esta função.
Não tome banhos demorados. Feche o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa xampu, o que já é suficientemente saudável. Ensaboar-se mais de uma vez é prejudicial à pele, pois mata as bactérias que produzem enzimas que nos protegem dos micro-organismos do meio- ambiente.
A água do abastecimento da cidade é boa para o consumo humano. Se até poucos anos atrás você a bebia, por que aderir à moda das águas minerais? Se quer sentir-se mais seguro, compre um bom filtro de água. É bom para a sua família e ótimo para o meio-ambiente. A água mineral pode ter menos procedência que a da sua torneira, além de contribuir para o escasseamento dos rios subterrâneos, processo irreversível.


COMPRAS
Provavelmente você já viu esta frase: “Não faça vá ao supermercado com a barriga vazia”. Parece brincadeira, mas ir ao supermercado despreparado física ou psicologicamente é ir para a guerra de sunga. Há um verdadeiro bombardeio para estimular o cliente a comprar toda a sorte de produtos. Você vai comprar açúcar e sai de lá com dez itens da promoção do dia, um consórcio, um novo cartão de crédito, uma cesta de natal e ainda joga na loteria. Divide as compras em tantas vezes, com juros “baixíssimos” e fica individado para resto do ano e para o ano que vem.
Faça a sua lista de necessidades. Coloque nela o que realmente precisa para o seu abastecimento, semanal ou mensal, e siga-a quase ao pé da letra. Compre em horários diferentes itens diferentes, não misture alimentação com vestuário. Psicologicamente a evolução do cérebro humano ainda liga toda necessidade à alimentação e ao sexo. Se você misturar, com certeza irá gastar mais do que deve ou do que pode.
Pesquise. Calcule. Se estão chamando muita atenção para uma promoção, provavelmente é uma armadilha. Ou o produto está saindo da validade ou compraram além do que não deviam, não teve aceitação de outro mercado ou nos valores tem alguma pegadinha.
Evite o conforto da caixinha. Prefira as embalagens maiores. Geralmente estas têm que ser obrigatoriamente mais baratas. Mas calcule sempre antes de pegar. Não tenha vergonha de levar uma calculadora.
Procure produtos com boa procedência e aparência. Marcas consolidadas podem significar produtos de maiordurabilidade.
Evite ir ao mercadinho da esquina. Lá os produtos são de terceira linha, mais caros e pior acondicionados. Faça a sua lista de compras e prefira os grandes supermercados e anote os preços dos produtos.
Mantenha numa listagem uma pesquisa de preços de diversos produtos mais comuns à sua casa e leve-a sempre que for comprar a feira
Não aceite nenhuma imposição do vendedor, do tipo: “estou sem troco, quer levar mais isto aqui para completar?”, ou então: “Não quer parcelar em tantas vezes?”. Só faça o que lhe for conveniente. Um parcelamento com valores baixos pode lhe tirar a perspectiva da dívida total. E é isto que eles querem.
Procure comprar nos especialistas: alimentos, produtos de limpeza e bebidas em grandes supermercados, roupas e sapatos em lojas de vestuário, eletrodomésticos e móveis em suas respectivas lojas.
Vá ao shopping para se divertir ou para comprar. Um dos dois. Nunca faça compras em dia de cinema ou diversão. No shopping tem todas as facilidades, mas fora dali tem várias outras lojas especializadas. Não compre sem pesquisar. O conforto que lhe oferecem talvez não valha a pena.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1726383-dicas-economia-dom%C3%A9stica/






MOMENTO DE REFLEXÃO

Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?

Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.

Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.

A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.

“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down...” Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. “Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário