Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 18/11/2016


Sexta-feira 18 de novembro de 2016



“Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!” (Carlos Drummond de Andrade)




EVANGELHO DE HOJE
 Lc 19,45-48


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.
Este Evangelho narra Jesus expulsando os vendedores do Templo. E cita o Antigo Testamento: “Está escrito: A minha casa é casa de oração (Is 56,7); mas vós fizestes dela um antro de ladrões” (Jr 7,11). O episódio é fruto do grande zelo que Jesus tem pela casa de Deus. “O zelo por tua casa me há de devorar” (Jo 2,17).
Essa expulsão dos vendedores do Templo é um sinal profético de Jesus que, por um lado, denuncia a corrupção do culto realizado no Templo, por outro anuncia o fim da religião da antiga aliança. Isso desagradou os chefes do povo, que tentaram eliminar Jesus. Esse fim da religião praticada no Templo foi bem simbolizado na cena acontecida na hora da morte de Jesus: “O véu do templo rasgou-se de alto a baixo no momento em que Jesus morre na Gólgota” (Mt 27,51). O próprio Jesus será o novo templo da nova religião que brotará da nova aliança no seu sangue.
Os nossos templos, altares, ritos e oferendas têm valor cultual, mas não se bastam a si sós. Para que o culto seja vivo, precisa ser autêntico, correspondendo à vida da Assembléia celebrante. A vida e o culto devem ser ligados, senão ele se torna uma provocação a Deus.
“Assim fala o Senhor: Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca” (Ap 3,15-16).
Por outro lado, a vivência da fé, sem deixar de ser pessoal, tem de ser comunitária e celebrativa. A dinâmica da vida cristã é circular: ver > julgar > agir > celebrar > rever > ver...
Vamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela, tornando-a realmente uma casa de oração, de respeito a Deus e de fraternidade.
Assim, com certeza, ela será um manancial da Água Viva da graça de Deus, onde todos os que entram encontram a paz, o caminho, a verdade e a vida.
Mesmo que venha perseguição sobre nós, como aconteceu com Jesus, compensa fazer isso, porque “a minha casa será chamada casa de oração”.
Havia, certa vez, uma aldeia de plantas no fundo de um rio. A correnteza era forte e as plantas se agarravam às pedras com todas as raízes, para não serem despedaçadas. Era sempre igual a vida das plantas daquela aldeia: segurar-se nas pedras do fundo do rio, com medo de serem arrastadas pela correnteza. Todo dia era sempre igual: a luta pela sobrevivência, sem nunca verem a luz do sol.
Um dia, uma das plantas disse: “Eu não aguento mais! Não tem sentido viver desse jeito. Eu vou soltar as raízes das pedras, quero ver a superfície da água.
As outras plantas riram dela. “Você é louca! Se você soltar as raízes, a correnteza vai despedaçar você contra as pedra das margens. Não invente. Não queira ser diferente. Sempre vivemos assim, por que mudar?”
A planta respondeu: “Não importa. Prefiro morrer despedaçada contra as pedras a morrer aqui de tédio aqui, sempre presa a essas pedras”. E, respirando fundo, soltou as raízes.
Logo a correnteza tomou-a, jogou-a contra as pedras das margens, precipitou-a nas cachoeiras, machucou-a. Mas a planta resistiu e, bebeu a luz do sol. Com o tempo, o rio chegou a lugares tranquilos e ela conseguiu parar numa margem. Acostumou-se logo a viver bem mais livre, na superfície. Enquanto isso, as outras plantas continuavam presas às pedra do fundo rio, na mesma luta e monotonia de sempre.
Jesus veio propor uma mudança, um novo tipo de templo. Mas o povo do seu país preferiu ficar agarrado às estruturas arcaicas, sem soltar as raízes. E o pior: Mataram aquela Planta que quis modificar e que Deus mandou à terra para isso. É sempre assim: quem não quer caminhar procura impedir que os outros caminhem.
Maria Santíssima é chamada Templo de Deus, porque nela Deus Filho morou durante nove meses. Peçamos a ela que nos ajude a obedecer ao seu Filho, respeitando a casa de Deus.
Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.







CULINÁRIA


Torta Salgada de Frango


INGREDIENTES

3 pacotes de pão de forma sem casca
2 peitos de frango cozidos, desfiados e temperados
2 cenouras raladas
1 pote de requeijão cremoso
2 caixinhas de creme de leite
1 litro de leite
1 lata de milho escorrido
1 vidro de azeitonas picadas
1kg de batatas
ovos, salsinha, cenoura e milho (para decorar)
 
MODO DE PREPARO

Separe o frango em 3 partes. Na primeira parte, misture milho, requeijão cremoso e creme de leite.
Na outra parte do frango, misture as azeitonas sem caroço triturada com creme de leite.
No restante do frango, misture cenouras raladas (tipo salpicão).

MONTAGEM

Coloque a primeira camada de pão, regue com o leite e acrescente o frango com requeijão.
Adicione mais uma camada de pão, regue com o leite e acrescente o frango com azeitonas.
Acrescente mais uma camada de pão, regue com o leite e adicione o salpicão.
Finalize com uma última camada de pão e regue com leite.
Faça um purê de batatas e deixe no freezer por 15 minutos antes de passar na torta. Molhe uma colher para facilitar o manuseio e utilize o saco de confeitar para pitangar o purê em volta da torta.
Decore a goste e leve à geladeira até a hora de servir.
Receita e foto de Elizangela Blanco, do Grupo de Receitas no Facebook.



Bolo de frutas secas: sem glúten, sem lactose e sem açúcar


Ingredientes

03 ovos ou (três colheres de sopa de linhaça hidratada);
05 bananas nanica bem maduras;
01 colher de café de essência de baunilha;
02 xícaras de aveia em flocos *(ver observação abaixo);
½ copo de ameixas secas picadas;
½ copo de tâmaras desidratadas picadas;
½ copo de nozes e avelãs picadas, ou outra castanha;
01 banana picada não tão madura (para juntar por ultimo com as frutas secas);
½ copo de uvas passas claras;
02 colheres de sopa de cacau em pó;
01 colher de sopa de fermento.
*Observação: algumas aveias contém traços de glúten devido ao processo de plantio, separação e envaze dos grãos. O melhor é utilizar aveias que contenham a certificação “sem glúten”, que pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, algumas redes de supermercados, e sites na internet. Uma alternativa pode ser a farinha de arroz, mas ainda não fiz o teste. Farei e postarei aqui o resultado. Também farei um texto exclusivo explorando este assunto da aveia e do glúten.

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos com as bananas, que se transformará em um creme.
Passe essa mistura do liquidificador e o restante dos ingredientes para um refratário e misture tudo.
Coloque em forma untada e asse em forno médio por 40 minutos.
Para substituir os ovos

A linhaça ou a chia hidratada fica com uma consistência semelhante a clara do ovo, por isso podemos usá-las  em preparações. Dá uma “liga” ótima!

A substituição é bastante simples

Para cada ovo, utilize uma colher de sopa de linhaça ou chia.
Coloque dois dedos de água em um copo e deixe hidratar por pelo menos 10 minutos.
Depois é só usar na preparação.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do hospital?
Com tranqüilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contestou:- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!
- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...
- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta....
- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...
- Veja bem as coisas como são...- disse o médico -... as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo "boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...
Um dos mais belos trajes da alma é a educação; sabemos que a roupa faz a diferença, mas o que não podemos negar é que:
Falta de Educação, Arrogância, Falta de Humildade, Pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, Grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta.
Bastam às vezes, apenas 5 minutos de conversa para que o ouro da vestimenta se transforme em barro.
Educação é tudo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário