Segunda-feira,
14 de novembro de 2016
“A vida é
como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude
que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.”
EVANGELHO
DE HOJE
Lc 18,35-43
— O Senhor
esteja convosco.
— Ele está
no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a
vós, Senhor!
35Quando
Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho,
pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava
acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então
o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam
na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho
de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até
ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por
ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse:
“Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego
começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o
povo deu louvores a Deus.
Palavra da
Salvação
Glória a vós
Senhor.
MEDITAÇÃO
DO EVANGELHO
Padre
Antonio Queiroz
O
que queres que eu faça por ti? Senhor, eu quero enxergar de novo.
Este
Evangelho narra a cura do cego de Jericó. Jesus estava caminhando. Ele era
assim, sempre caminhava, não ficava parado, esperando que as pessoas viessem
até ele, pois queria levar vida a todos.
O
cego estava à beira do caminho. Os marginalizados, como o próprio nome diz,
ficam na margem dos caminhos. Para este, era a cegueira que o impedia de
caminhar e de vencer na vida.
Ao
ouvir dizer que era Jesus que passava, ele gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem
piedade de mim!” Nós conhecemos aquela frase de Jesus: “Pedi e recebereis”.
“As
pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado.” Esses que iam na
frente, até de Jesus, pois não seguiam a ele, já que seguir é ir atrás, eram
cegas; cada uma só pensava em si e em receber graças de Jesus. Além de serem
insensíveis diante do sofrimento do próximo, queriam impedir que outros o
ajudassem. Que coisa triste!
Já
o cego físico não era cego espiritual. Ele conhecia o catecismo, pois chamou
Jesus de Filho de Davi. Não dando ouvidos aos egoístas, gritou mais ainda.
Lição para nós; não vamos nos deixar intimidar por pessoas que querem tapar a
nossa boca.
Jesus,
ao contrário da multidão, sentiu compaixão do cego. Jesus não era
“maria-vai-com-as-outras”, seguindo a miltidão. Ele fazia o que achava certo,
ainda que sozinho.
“O
que queres que eu faça por ti?” Jesus assume a atitude de servo do cego; o
servo não determina o serviço que vai prestar, e sim o patrão. O cego virou
patrão de Jesus!
“Senhor,
eu quero ver de novo.” Para aquele cego, o maior problema era a cegueira. Pode
ser que para outros cegos, a cegueira não seja o maior problema, mas para este
era.
“Enxerga,
pois, de novo. A tua fé te salvou. No mesmo instante, o cego começou a ver de
novo e seguia a Jesus, glorificando a Deus.” Como é bom acreditar que Deus pode
nos libertar de nossos males, sejam eles quais forem. A fé é fundamental na
vida.
Que
felicidade daquele moço! Agora não precisa ficar sentado na beira do caminho. E
a primeira coisa que ele fez foi seguir a Jesus, glorificando a Deus.
A
fé do ex-cego aumentou ainda mais, pois passou a seguir a Jesus. Ele recebeu
dupla graça: a cura física e o aumento da fé.
A
exemplo dele, digamos a Jesus: Senhor, eu quero enxergar de novo! Eu tenho fé,
mas quero um aumento dela. Quero ser seu (sua) discípulo e missionário, para
que o nosso povo tenha mais vida.
E
vamos aprender também de Jesus a sua humilde disponibilidade: que queres que eu
faça por ti?
Vendo
o fato, e o comportamento de Jesus, todo o povo deu louvores a Deus. Um gesto
de amor aproxima as pessoas de Deus, não só a pessoa beneficiada, mas os que
ficam sabendo.
Apresentemos
a Jesus todos os nossos problemas, físicos, psicológicos ou espirituais, grandes
ou pequenos, pois ele é Deus e para ele não há problema sem solução. Afinal,
todos nós somos cegos em alguma coisa, e precisamos ver.
Havia,
certa vez, um homem que todos os dias ia à banca comprar jornal. O homem que
atendia naquela banca era grosseiro e sempre tratava mal o comprador. Era
sempre mesma cena. Um dia, um amigo do homem que comprava o jornal chamou-o de
lado e disse:
“Amigo,
eu tenho observado que todo dia você compra o jornal nesta banca e todo dia
esse vendedor trata você mal! Não entendo por que você ainda continua comprando
jornal nesta banca... no outro quarteirão do bairro, à mesma distância da sua
casa, há outra banca de jornais e revistas. O vendedor lá é muito simpático e
atende bem as pessoas. Por que você não compra o jornal nessa outra banca?”
Ouvindo
isso, o homem respondeu: “E por que iria ser esse vendedor, que, segundo você,
me trata mal, a decidir por mim o local onde vou comprar meu jornal?”
Não
são as pessoas mesquinhas que vão determinar ou modificar o nosso modo de agir.
Vamos seguir o exemplo do cego de Jericó, que não deu ouvidos à multidão
egoísta que o mandava calar a boca.
Maria
Santíssima era também uma mulher firme servidora. Se fizermos como Jesus e
Maria, não haverá mais cegos no meio de nós!
O
que queres que eu faça por ti? Senhor, eu quero enxergar de novo.
MOTIVAÇÃO
NO TRABALHO
Desconfie
das coisas muito fáceis
Prof. Marins
Quando
uma coisa para você ou para os outros parecerem fáceis demais, desconfie. Não
há vitória sem esforço, sem dedicação, sem comprometimento, sem entusiasmo.
Às vezes ouvimos estórias tão encantadoras de
coisas que foram conseguidas com tanta facilidade que ficamos pensando:
"Será que as coisas só são difíceis para mim ou para minha empresa? Tudo o que consegui foi com muito esforço e
para os outros as coisas parecem ser tão simples e fáceis..."
Quando você tiver essa sensação, desconfie das
estórias que lhe contaram. Nada é tão fácil para ser conseguido. O sucesso
demanda muita dedicação, afinco, perseverança e, sobretudo, tempo e paciência.
A grande maioria das pessoas de sucesso
lutaram e lutaram muito para conseguir o sucesso que têm hoje. Erraram muitas
vezes, não desistiram, persistiram, tiveram uma dedicação superior à causa em
que acreditavam. Leia as biografias das grandes personalidades do mundo e veja
que para elas as coisas nunca foram tão fáceis.
Lembre-se que nada é impossível. Mas lembre-se,
também, que nada cai do céu sem a sua participação efetiva e seu
comprometimento. Os teólogos dizem que até a oração pedindo alguma graça tem
que ser feita com um "sentimento especial de compromisso".
Nesta semana, gostaria que você pensasse sobre
este tema das coisas muito fáceis. Será que nós não ficamos esperando que as
coisas nos aconteçam muito facilmente? Temos nos dedicado integralmente às
coisas que realmente desejamos? Fazemos
a nossa parte, isto é, cuidamos dos detalhes, nos envolvemos, vamos em busca
das coisas certas que precisam ser feitas?
Nesta semana, pense nisto. Boa Semana.
Sucesso!
MOMENTO
DE REFLEXÃO
Pato
ou Águia? Você decide. Eu estava no aeroporto quando um taxista se aproximou. A
primeira coisa que notei foi um táxi limpo e brilhante. O motorista bem
vestido, camisa branca e calças bem passadas, com gravata. O taxista saiu, me
abriu a porta e disse: "Eu sou Willy, seu chofer. Enquanto guardo sua
bagagem, gostaria que o senhor lesse neste cartão qual é a minha missão."
No cartão estava escrito: < Missão de Willy - Levar meus clientes a seu
destino de forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente
amigável> Fiquei impressionado. O interior do táxi estava igualmente limpo.
Willy me perguntou: "O sr. aceita um café?" Brincando com ele eu
disse: "Não, eu prefiro um suco". Imediatamente ele respondeu:
"sem problema. Eu tenho uma térmica com suco normal e também diet, bem
como água" também me disse: "Se desejar ler, tenho o jornal de hoje e também algumas
revistas." Ao começar a corrida
Willy me disse: "Essas são as estações de rádio que tenho e esse é o
repertórios que elas tocam." Como se já não fosse muito, o Willy ainda me
perguntou se a temperatura do ar condicionado estava boa. Daí me avisou qual
era a melhor rota para meu destino e se eu queria conversar com ele ou se
preferia que eu não fosse interrompido. Eu perguntei: "Você sempre atende
seus clientes assim?" "Não", ele respondeu. "Não sempre.
Somente nos últimos dois anos. Meus primeiros anos como taxista passei a maior
parte do tempo me queixando igual aos demais taxistas. Um dia ouvi um doutor
especialista em desenvolvimento pessoal. Ele escreveu um livro chamado <Quem
você é faz a diferença.> Ele dizia: <Se você levanta pela manhã esperando
ter um péssimo dia, certamente o terá. Não seja um pato. Seja uma águia! Os
patos só fazem barulho e se queixam, as águias se elevam acima do
grupo> Eu estava todo o tempo fazendo
barulho e me queixando. Então decidi mudar minhas atitudes e ser uma águia.
Olhei os outros táxis e motoristas... Os táxis sujos, os motoristas pouco
amigáveis e os clientes insatisfeitos. Decidi fazer umas mudanças. Quando meus
clientes responderam bem, fiz mais algumas mudanças. No meu primeiro ano como
águia dupliquei meu faturamento. Este ano já quadrupliquei. O sr. teve sorte de
tomar meu táxi hoje. Já não estou mais na parada de táxis. Meus clientes fazem
reserva pelo meu celular ou mandam mensagem. Se não posso atender, consigo um
amigo taxista "águia" confiável para fazer o serviço." Willy era
fenomenal. Oferecia um serviço de limusine em um táxi normal. Willy o taxista
decidiu deixar de fazer ruído e queixar-se como fazem os patos e passou a voar
por sobre o grupo, como fazem as águias.
Não
importa se você trabalha em um escritório, com manutenção, professor, servidor
público, político, executivo, empregado ou profissional liberal. Como você se
comporta? Se dedica a fazer barulho e se queixar? Ou está se elevando acima dos
demais? Lembre: A DECISÃO É SUA E CADA VEZ VOCÊ TEM MENOS TEMPO PARA MUDAR.
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