Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 05/11/2016

Sábado, 05 de novembro de 2016


“Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.” (Steve Jobs)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 16,9-15

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”. “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Helena Serpa


Só o Senhor conhece profundamente as intenções do nosso coração e pode ajuizar as nossas ações com justiça e equidade. Enquanto aqui estivermos precisaremos do dinheiro “injusto” para sobreviver. O dinheiro injusto é o dinheiro que compra as coisas passageiras, mas que não serve para nos comprar o céu. O modo como ganhamos esse dinheiro e como o usamos só poderá ser avaliado, por Deus, que sonda os nossos corações e conhece a nossa verdade. Dependendo do modo como nós usamos o dinheiro injusto que ganhamos, ele poderá até se converter em boas obras as quais se transformarão em riquezas que nos esperarão no céu. Por isso, Jesus continua nos ensinando a como usar das coisas do mundo tendo como motivação as coisas do alto. Não podemos separar as duas realidades.
Temos que viver aqui com o sentido naquilo que viveremos depois. Uma
coisa não dispensa a outra. O verdadeiro bem é a vida eterna, prometida
àqueles que viverem bem, isto é, com fidelidade, a vida terrena. Jesus
fala em fidelidade no pouco e no muito. Ser fiel no pouco é ser leal a
Deus com relação à Sua providência na nossa vida, empregar bem o
dinheiro que Ele nos propicia ganhar. A chave da nossa felicidade aqui
na terra está na maneira como nos relacionamos uns com os outros bem
como na reciprocidade com que cultivamos o amor, mandamento maior da lei de Deus. Tudo o mais, os nossos bens materiais, a nossa bagagem intelectual e todas as coisas que adquirimos pelo trabalho, honesto, ou desonesto, com esforço ou sem empenho, são apenas instrumentos de que dispomos para desenvolver entre nós a vivência do amor. Nas nossas pequenas ações diárias já demonstramos amor ou desamor. Às vezes, pensamos que seremos julgados (as) apenas pelas grandes “coisas” que fizermos, no entanto, para Deus não importa o que realizamos, mas, o caráter com que perpetramos essas “coisas”. “O que é importante para os homens é detestável para Deus”, diz-nos Jesus. Desse modo, vejamos, se o que tem sido “tão importante” para nós, é abominável para Deus, porque ainda é tempo de conversão. - Você está usando o dinheiro que ganha, com justiça, ou você o tem usado só para comprar as coisas do mundo?- Os bens que você amealha estão lhe ajudando a adquirir um tesouro no céu? -
Em que você tem investido o seu dinheiro injusto? – Você o tem esbanjado com coisas supérfluas? – Você tem ajudado as pessoas que estão precisando, porque passam necessidade?






CASA, LAR E FAMÍLIA


10 passagens da Bíblia para ler em família
Ler a Bíblia em família pode se tornar uma agradável tradição que edificará a todos e que seus filhos irão lembrar para sempre.

Stael Ferreira Pedrosa



Ler a Bíblia em família é um hábito saudável dos cristãos que desejam que seus filhos desfrutem das bênçãos que as escrituras sagradas trazem e ensinar às crianças e adolescentes um melhor caminho. Como diz em Provérbios 22:6 - "Ensina o menino no caminho em que deve andar e até envelhecer não se desviará dele".

Essa leitura deve se tornar um hábito e para isso, precisa ser algo constante, em intervalos regulares e com data e hora certos.

Uma boa ideia é verificar com toda a família uma noite especial para se ler um grande bloco onde todos se revezam lendo os versículos, com pausas para explicações e ou perguntas, ou pode ser lido um ou dois versículos a cada manhã antes da oração familiar ou antes de iniciar os afazeres diários.

Em nossa casa é costume reunir-nos uma vez por semana em um dia favorável para todos (geralmente domingo à noite), para ler as escrituras e conversar sobre um determinado princípio. É comum termos um tempo para um lanche ou guloseima. Começamos e terminamos com uma oração para pedir entendimento e bênçãos para a semana que se inicia.

Para ajudar, aqui estão 10 passagens bonitas, inspiradoras e de fácil entendimento para ler em família, 5 do Antigo Testamento e 5 do Novo Testamento:

Antigo Testamento

1. Gênesis 1: 1-31 A criação do mundo

Pode ser um momento para abordar a diferença entre a ciência e a religião no que tange ao início da vida na terra.

2. Êxodo 20: 1-17 - Os Dez Mandamentos

Para debater com as crianças e adolescentes como podem aplicar os mandamentos em seu cotidiano.

3. Josué 1

Todo o capítulo, em especial o versículo 9, para mostrar à família que quando a pessoa se esforça em cumprir a vontade de Deus, o Senhor a abençoa e está sempre com ela.

4. Provérbios 22: 6 e Daniel 6: 3-21

Bom para iniciar uma discussão sobre o porquê de estudar as escrituras em família e o benefício que será na vida dos filhos fazer o que Deus ordena independentemente das dificuldades.

5. Daniel 1: 1-17

Para ensinar sobre a importância de cuidar do que comemos e bebemos, tanto para a saúde física quanto para o bem-estar espiritual.

Novo Testamento

1. Lucas 1: 26 a 35 - A anunciação

2. Lucas 2: 1 a 18 - O nascimento de Jesus

Podem ser lidas no Natal ou qualquer época do ano. São duas passagens sempre mágicas e emocionantes.

3. Lucas 15:11-32 - A parábola do filho pródigo.

É útil para ensinar sobre o amor de Deus como Pai, as consequências dos atos individuais, o arrependimento e perdão.

4. Mateus 19:16-22 - Jesus e o jovem rico

Ensina sobre a falsa religiosidade, o egoísmo e apego aos bens materiais e como este apego nos afasta de Deus.

5. Lucas 10: 29-35 - A parábola do bom samaritano

Ensina sobre o amor ao próximo e que este independe de religião ou posição social.

Existem muitas e belas passagens na Bíblia, estas são apenas algumas sugestões, mas na medida em que a família conhecer melhor a Bíblia, cada um pode escolher uma passagem nova a cada dia ou semana para lerem juntos. O amor e a união aumentarão sobremaneira. Boa leitura.




MOMENTO DE REFLEXÃO


A lenda conta que certa mulher pobre, com uma criança ao colo, passando diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que dizia lá de dentro:
🍃🌻🍃
Entra e apanha tudo o que desejares, mas não te esqueças do
principal !!
🍃🌻🍃
Lembra-te, porém, de uma coisa: Depois de saíres, a porta
fechar-se-á para sempre.
Portanto, aproveita a oportunidade, não te esqueças do principal !!
🍃🌻🍃
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no avental.
🍃🌻🍃
A voz misteriosa falou novamente: - ' Já?, vc só tem oito minutos.
Esgotados os oito minutos, a mulher, carregada de ouro e de pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou,.
🍃🌻🍃
Lembrou-se então de que a criança ficara lá dentro.
Mas a porta já estava fechada...para sempre!
🍃🌻🍃
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
🍃🌻🍃
Temos uma média de 80 a 100 anos para viver, neste mundo, e há uma voz que sempre nos adverte:
Não te esqueças do principal.
🍃🌻🍃
O principal são os valores espirituais, a família, os amigos, a vida.
Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais fascinam-nos tanto que o principal vai ficando sempre de lado...
🍃🌻🍃
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: Os tesouros da alma.
🍃🌻🍃
Quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá as lamentações... e as riquezas


Nenhum comentário:

Postar um comentário