Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 11/11/2017



Sexta-feira, 11 de novembro de 2016


"Demore na dúvida e descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras." (Padre Fábio de Melo)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,26-37

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
Neste Evangelho, Jesus nos fala a respeito da sua segunda vinda à terra. Será bem diferente da primeira, pois ele aparecerá com o seu poder, glória e autoridade divinas.
Jesus acentua que o seu julgamento que fará a todos nós, na sua segunda vinda, será personalizado, e bem diferente de uma pessoa para outra, mesmo que vivam ou trabalhem juntas. O julgamento terá como base as nossas obras, boas ou más.
Os discípulos fiéis de Jesus não precisam ter medo, pois será um encontro muito alegre e gratificante. O julgamento deles não terá surpresas, pois eles já conhecem os Evangelhos, e o seguem.
Já os perversos vão ver com quantos paus se faz uma canoa. Vão tremer como vara verde. O impacto que eles terão será chocante e sem chance de voltar atrás. Será o choque da mentira com a verdade, da prepotência com a derrota.
As duas comparações são claras: 1) Nos dias de Noé (Cf 7,17), as pessoas comiam, bebiam, casavam-se... até que veio repentinamente o dilúvio e pegou todo mundo desprevenido, com exceção de Noé e sua família, que estavam preparados e por isso se salvaram na Arca. 2) Em Sodoma foi pior (Cf Gn 19,23). As pessoas viviam no pecado achando que tudo era normal; até o momento em que caiu fogo do céu e matou todo mundo, menos Ló e sua família. A esposa de Ló teve um momento de fraqueza na fé e olhou para trás. Imediatamente foi transformada numa estátua de sal (Cf Gn 19,26).
Como naquele tempo, também hoje, as pessoas que vivem submersas nas leviandades e absorvidas pelo culto a outros “deuses”, serão surpreendidas de forma irrevogável pela presença do Filho do Homem, o Juiz.
Deus manda continuamente sinais: acidentes, tragédias, terremotos... Muitas pessoas ficam assustadas, mas param por aí. Outras aproveitam para dar um passo à frente na direção da Palavra de Deus. Por isso que a sorte será diferente para cada um. Duas pessoas que vivem ou trabalham juntas, uma será tirada e a outra deixada.
Os discípulos perguntaram a Jesus: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus responde: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. Abutres são aves que se alimentam de carniça, como os urubus brasileiros. Onde existe carniça, aí se reúnem os urubus. Podemos dar outros exemplos, com o mesmo sentido: onde existe doce, aí se reúnem as formigas; onde existe bar, aí se reúnem os cachaceiros; onde existe sacrário, aí se reúnem os amantes da Eucaristia... Em outras palavras, Jesus responde a pergunta dos discípulos dizendo-lhes que não é importante saber o dia ou o local da sua vinda, pois ele vai encontrar cada um fazendo aquilo que gosta. Vai pegar o urubu em volta da carniça etc.
Por outro lado, sua vinda será chocante para os maus, pois os encontrará fazendo aquilo que gostam, que é o mal.
Para uns, Missa no domingo não tem valor; para outros, o domingo não tem sentido se não participar da Missa. Uns nem se lembram da data do batismo ou do casamento; outros vêem essas datas como importantíssimas na vida.
No fundo, Jesus quer dizer que este mundo tem um condutor, que é Deus, o qual é infinitamente mais poderoso que todas as forças do mundo juntas. Isso não aparece agora, mas um dia veremos. Por isso devemos viver preparados.
Havia, certa vez, uma onça que sabia de tudo o que acontecia nos matos. Seu espírito crítico era felino; tudo ela percebia e criticava. Ela enxergava defeitos em tudo e em todos, e comentava com a bicharada.
Um dia, aquela onça começou a sentir a visão meio cansada, enxergando pouco, e procurou um oftalmologista. Este resolveu fazer uma cirurgia nos olhos dela. Terminada a recuperação da cirurgia, a onça se mandou novamente para os matos.
No entanto, algo muito estranho estava acontecendo: agora ela enxergava muito mais defeitos, coisas horríveis. E ela pensava: será que a bicharada piorou ainda mais? Eram tantos os defeitos que ela enxergava que, inquieta, procurou novamente o oftalmologista.
Este examinou seus olhos e disso: “Dona onça, a senhora me desculpe! O erro foi meu. Quando eu fiz a cirurgia nos seus olhos, eu me enganei e coloquei seus olhos voltados para dentro. Por isso que a senhora estranhou, pois está vendo os próprios defeitos”. E recolocou os olhos na posição certa.
A onça voltou novamente para a floresta, mas agora era mais prudente ao criticar os demais bichos, pois sabia que seus defeitos eram bem maiores.
Jesus virá de surpresa. Que ele nos encontre sem pecado, especialmente os pecados da língua. Que sejamos rigorosos conosco mesmos, mas muito condescendentes e compreensivos diante das falhas dos outros.
Maria Santíssima, a discípula fiel do Senhor, viveu sempre preparada para o segundo encontro com o seu Filho, vindo como Juiz. Por isso hoje ela brilha no céu como a estrela da manhã. Que ela nos ajude a viver sempre preparados para o encontro com o seu Filho.
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.








CULINÁRIA

Farofa de Quinoa


INGREDIENTES

1 xícara de chá de quinoa (150 g)

¾ de xícara de chá de bacon cortados em cubos pequenos (100 g)

1 colher de sopa de alho picadinho

1 xícara de chá de cebola picadinha (100 g)

1 xícara de chá de cenoura ralada no ralo grosso (100 g)

1/3 de xícara de chá de castanha de caju picadinha (50 g)

½ xícara de chá de azeitona verde em rodelas (50 g)

cebolinha verde picada a gosto 25 g de manteiga 6 ovos

sal e pimenta-do-reino moída a gosto



 MODO DE PREPARO

1 - Em uma panela com água fervente e sal cozinhe 1 xícara (chá) de quinoa por cerca de 7 minutos ou até ficar “al dente”.

2 - Escorra a quinoa cozida em uma peneira e coloque em uma frigideira antiaderente, aquecida e em fogo baixo, e deixe secar por cerca de10 minutos, mexendo de vez em quando para não secar demais.

3 - Retire a quinoa e reserve.

4 - Na mesma frigideira frite em fogo baixo ¾ de xícara (chá) de bacon cortado em cubos pequenos até ficar crocante.

5 - Adicione 1 colher (sopa) de alho picadinho, 1 xícara (chá) de cebola picadinha e deixe dourar levemente.

6 - Junte 1 xícara (chá) de cenoura ralada no ralo grosso, 1/3 xícara (chá) de castanha de caju picadinha, ½ xícara (chá) de azeitona verde em rodelas, cebolinha verde picada a gosto e misture rapidamente até murchar a cenoura (cerca de 1 minuto).

7 - Reserve.

8 - Em outra frigideira antiaderente preaquecida derreta 25 g de manteiga, incorpore 6 ovos e mexa com cuidado para deixar os ovos com pedaços médios.

9 - Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

10 - Junte o refogado de cenoura, a quinoa, misture e sirva em seguida.



Farofa Doce


 INGREDIENTES

- 1 colher (sopa) de manteiga

- 1 cebola picada

- 4 linguiças toscanas sem a pele (ou de pernil)

- 500 g de farinha de mandioca em flocos

- 400 g de frutas cristalizadas (abacaxi, figo, abóbora, cidra, uva passas)

- 5 quadradinhos de paçoca de amendoim esfarelada

- Salsa picadinha a gosto

 MODO DE PREPARO

1 - Em uma frigideira funda coloque 1 colher (sopa) de manteiga, 1 cebola picada, 4 linguiças toscanas sem a pele (ou de pernil) e leve ao fogo médio até dourar a linguiça. Adicione 500 g de farinha de mandioca em flocos, misture e retire do fogo. Acrescente 400 g de frutas cristalizadas (abacaxi, figo, abóbora, cidra, uva passas), 5 quadradinhos de paçoca de amendoim esfarelada, salsa picadinha a gosto e misture bem.

MONTAGEM DOS PRATOS COPA LOMBO

1- Com uma faca corte em fatias de copa lombo e distribua os pedaços em círculo. Coloque a farofa no centro e salpique com salsinha.
​​




MOMENTO DE REFLEXÃO


Os mais limpos e belos dias só chegam depois de terem sido lavados e polidos por duras noites de chuva. As tempestades sulcam a terra, ferem-na, reviram-na, lavam e levam tudo o que é velho, sujo e de raízes fracas.
Mas onde há tempestade sempre encontraremos vida, árvores robustas, solo verdejante e ares de limpeza.
 As provações são as tempestades do coração. Todas as vezes que nos deparamos com violentas chuvas de aflição, nuvens carregadas de tristeza e ventos de sofrimento, encontraremos corações lavados, polidos e abastecidos com a verde relva da misericórdia de Deus. Depois da tempestade, Deus sempre faz despontar o sol do Seu amor; se por um tempo estivemos no escuro não tardará em nos deliciarmos sob o calor de seus raios.
 Por isso, se a aflição for demais e se você descobrir em sua alma um ninho de serpente com ovos de angustia, não se desespere, porque o sol não caiu do céu, apenas está escondido atrás de algumas nuvens; estas nuvens vão passar. Acredite: a tempestade não é o fim.
 Uma bela surpresa só tem sua graça se for preparada às escondidas, o sol oculto atrás das nuvens prepara, longe dos nossos olhos, um dia ainda mais belo, cheio de fecundo calor, alegre por tantas cores e distintos perfumes.
 Se Deus por um momento lhe pareceu oculto aos olhos do coração, não pense que Ele se esqueceu de você; é que Ele também tem suas surpresas. Apressar certos tempos é estragar as mais belas surpresas de Deus. Confie! A resposta de Deus nunca chega tarde demais. Se Ele tem demorado um pouco é para que você o deseje, e desejando-o, ame-o mais.
 A espera faz nascer a confiança, a confiança é mãe da amizade e os amigos de Deus nunca perecem.
 "Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o, porque Ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas ouviu quando lhe suplicava" (Sl 21, 24a25).
 Sempre tive dificuldades em esperar. Nas minhas orações entregava as situações nas mãos de Deus mas não descansava, mantinha a cabeça maquinando em busca de solução. Era e, por vezes, ainda é muito duro, para mim, simplesmente parar e esperar acreditando que a situação receberá uma resposta da parte de Deus.
Isso causava-me um sentimento de desconforto, insegurança, irresponsabilidade. Então descobri que há situações em que este esforço é totalmente desnecessário e inclusive prejudicial. Há um caminho muito melhor.
 Ás vezes, tudo o que Deus quer de nós é que esperemos, numa atitude de profunda confiança e prontidão para obedece-lo.
 Percebi, nestas horas, que todas as manobras que eu fazia interferiam na ação de Deus e atrapalhavam. Como é difícil largar depois de entregar! Mas se não largarmos, Deus largará.
 Já imaginou um carro com dois volantes e dois motoristas? Não seria um carro mas um desastre ambulante. Deus sabe que na direção das coisas cabe apenas uma pessoa, ou é Ele ou somos nós; é a carne ou o Espírito. Por isso, se tomamos o combate em nossas mãos e lutamos por nossas próprias forças, Deus se sujeita a assistir a nossa luta.

Não é má vontade da parte d'Ele. O respeito à nossa liberdade O faz esperar.
 Quando o ferro é dobrado abruptamente ele se parte; para curva-lo é preciso tempo, tempo de prepara-lo, de leva-lo ao fogo. Quando Deus pede um tempo, não o faz por si próprio mas por nossa causa, em virtude da nossa natureza.
 Se você tem rezado, confie! Sua oração plantou a semente; oculta, ela germina no coração de Deus; continue cultivando-a, Deus precisa apenas de um pouco mais de tempo para entregar-lhe a resposta.

Márcio Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário