Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 04/11/2016


Sexta-feira, 04 de novembro de 2016


“A arte de vencer se aprende nas derrotas.” (Simon Bolívar)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 16,1-8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:
- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola do administrador esperto. Ao ser repentinamente despedido da firma que administrava, ele ficou preocupado com o seu futuro e, antes de prestar contas ao patrão, fez uma maracutaia, diminuindo as dívidas de muitos devedores. Sua intenção era, depois, pedir a um desses devedores que, em troca, o recebesse em sua casa, já que ele não tinha onde morar.
Jesus colocou o administrador entre os “filhos deste mundo”, em contraste com os “filhos da luz”. Entretanto, ele nos apresentou a esperteza do administrador como modelo para nós, a fim de usarmos também de muita astúcia para conseguirmos transformar este mundo em Reino de Deus.
Nós cristãos, que não fazemos as falcatruas que as pessoas do mundo fazem, precisamos de muita esperteza, pois temos de cuidar da nossa sobrevivência e da nossa família, o que hoje não é fácil e envolve muito dinheiro.
Jesus usou várias vezes de astúcias semelhantes. Vou citar uma: “Os sumos sacerdotes perguntaram a Jesus: ‘Com que autoridade fazes essas coisas?’ Jesus disse: ‘Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João era do céu ou dos homens?’ Eles discutiam entre si: ‘Se respondermos ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que então não acreditastes em João?’ Se respondermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo que considera João um profeta’. Responderam então a Jesus: ‘Não sabemos’. Jesus lhes disse: ‘Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!” (Mc 11,27-33).
Também S. Paulo fez algo semelhante em Jerusalém, para se livrar da prisão: “Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra, fariseus, Paulo exclamou perante o Sinédrio: ‘Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos’. Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembléia se dividiu...” (At 23,6-7).
Nós precisamos usar de muita sagacidade para conseguir cumprir a nossa missão de cristãos e do Reino de Deus, vivendo neste mundo corrupto. Afinal, Deus nos capacitou para isso, dando-nos a inteligência e muitos dons, talentos e carismas. E o próprio Espírito Santo, que é a inteligência em pessoa, está conosco para nos inspirar e ajudar.
Temos, portanto, condições de sobra para dominar a terra, cumprindo a ordem de Deus nas primeiras páginas da Bíblia.
Outro meio que temos é a vida em Comunidade. Sempre temos um ombro para chorar, um irmão ou irmã ao lado para pedir ajuda.
Por maiores que sejam os problemas, nós, junto com Deus, temos condições de vencer. Afinal, Deus continua sendo o Senhor do mundo e o condutor de todos os acontecimentos. Não cai nem uma folha de uma árvore, sem que ele queira. Ele permite obstáculos, mas sempre deixa uma brecha para sairmos.
Certa vez, dois irmãozinhos, um menino e uma menina, ficaram com tosse e a mãe fez para eles uma gemada. Tomaram e a tosse passou.
No dia seguinte, novamente as crianças estavam com tosse. A mãe fez outra vez gemada.
No outro dia, os dois estavam tossindo que não para mais. A mãe percebeu a manha, e deu a eles, como remédio, café com sal, em vez de açúcar. Este remédio é melhor, disse ela.
Os dois não tiveram crise de tosse mais! Quando as pessoas vêm com o fubá, já estamos com o bolo pronto!
Depois de Jesus, quem melhor soube viver neste mundo foi Maria Santíssima. Para fazer o bem, ela se misturou em todos os ambientes humanos, mas sem pecar. Que ela nos ajude a ser bons e espertos administradores.
Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.








CULINÁRIA

Pão de queijo de tapioca


Ingredientes

- 500 gramas de tapioca hidratada
- 4 colheres de requeijão light
- 100 gramas de parmesão ralado
- Sal a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e coloque em forminhas de cupcake.
Leve ao forno por 30 minutos a 180 °C



Torta de Chocolate com Banana


INGREDIENTES

200g de manteiga em temperatura ambiente (1 xícara de chá)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (140g)
3 ovos
1 pitada de canela em pó
100g de farinha de trigo ( ¾ xícara de chá)
300g de chocolate meio amargo picado e derretido (2 xícaras de chá)
400g de banana prata madura amassada (1 ½ xícara de chá)
1⁄4 xícara (chá) de cacau em pó (25g)
1 colher (sopa) de fermento em pó

CARAMELO DE BANANA

1⁄4 xícara (chá) de água (60ml)
1 xícara (chá) de açúcar (200g)
1⁄2 xícara (chá) de creme de leite de caixinha (120g)
3 colheres (sopa) de manteiga (60g)
150 g de banana picadinha (1 xícara de chá)



 MODO DE PREPARO

Em uma batedeira coloque 200g de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo e bata bem. Adicione 3 ovos, 1 pitada de canela em pó e bata até formar uma mistura com aparência de talhada.
Diminua a velocidade da batedeira, acrescente aos poucos 100g de farinha de trigo, 300g de chocolate meio amargo picado e derretido, 400g de banana prata madura amassada, ¼ xícara (chá) de cacau em pó, 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata até obter uma mistura homogênea.
Transfira a massa para uma assadeira redonda de fundo falso (27 cm de diâmetro) untada e leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 45 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida com geleia de banana.

CARAMELO DE BANANA

Em uma panela coloque ¼ xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo baixo até formar uma calda com cor de caramelo.
Adicione ½ xícara (chá) de creme de leite de caixinha, 3 colheres (sopa) de manteiga, misture.
Apague o fogo, acrescente 150g de banana picadinha, misture novamente, deixe esfriar e sirva em seguida.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.
Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.
Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.
A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.
Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.
Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.
Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples.
Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.
Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.

(Padre Fábio de Melo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário