Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/10/2015


Terça-feira, 20 de outubro de 2015


"A esperança é o alimento de nossa alma, ao qual sempre se mistura o veneno do medo." (Voltaire)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,35-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


E se fosse hoje, como Ele me encontraria?
O evangelho não apresenta o terror ou o medo como meio de viver a vida. Muita gente por esse pavor assoberbado enveredou-se em uma situação pouco agradável chamada fanatismo religioso. Quantos noticiários ouvimos e vemos a respeito de legiões de pessoas que se mataram acreditando que Deus estava vindo naquele dia?
Esse dia pode não ser precedido de um estrondo ou uma “desgraça” como outros tantos creem. Quantas pessoas se prendem a previsões nada interessantes como as de Nostradamus, filmes como 2012, “o dia depois de amanhã”. Sim! Em virtude das mudanças climáticas e eventualidades da natureza podem ser possíveis, mas ainda 95% do que nos acontece, vem de forma sutil e silenciosa
“(…) O Senhor desse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira“. (I Reis 19, 11-12)
O importante não é saber o dia e sim estar bem no dia de hoje.
Nas últimas semanas muitas pessoas conhecidas minhas perderam pessoas importantes em suas vidas, famílias, convívio… O sopro da vida de alguns se esvaiu naturalmente pela senilidade e outros apressada por um acidente, uma doença súbita, mas algo creio que tinham em comum as súbitas e as pelo tempo: Estavam bem consigo mesmas.
Será que isso conforta? Eu creio que em parte sim, pois pesando-se suas vidas, colocando o que tinham de bom de um lado e o que precisavam melhorar do outros, creio eu que o braço da balança pendeu para o lado bom do que fizeram.
Conheci um rapaz que era dono (ou vítima) de uma boca de fumo. Sua vida não tinha nenhum brilho e ela foi apagada precocemente por um bandido. Seu último gesto antes de morrer baleado foi pular na frente da bala que atingiria seu filho. Não quero dizer ou afirmar que remiu seus erros, pois somente Deus sabe, mas na hora H, estava pronto para morrer por quem amava e que não tinha culpa por seus erros.
Somos assim. Paulo viveu isso na pele: Lutar contra a natureza humana e má e no fim sair vencedor.
“(…) Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço. E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa. Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero“. (Romanos 7, 15-19)
Creio que seja daí que surgiu o lema dos alcoólicos anônimos: Por hoje não!
A luta será diária; as quedas talvez inevitáveis, mas que prevaleçamos PELO MENOS HOJE de pé. “(…) Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá”.
Deus virá ao nosso auxilio e como será belo aos Seus olhos se nos encontrar pelo menos levantando…
Um imenso abraço fraterno.






COMPORTAMENTO

Dicas para controlar o seu dinheiro
Calila Galvão


Mulher não aguenta ver uma promoção. Ela pode até não estar precisando daquilo, mas se está na metade do preço é a hora de comprar. Porém, é muitas vezes nesse ponto que muita gente perde o controle dos gastos e acaba transformando as dívidas numa verdadeira bola de neve que só faz crescer.

E para aquelas que não acreditam é possível sim controlar os gastos e ter uma vida financeira mais tranquila e sem sobressaltos. Com apenas algumas mudanças você pode ter dinheiro para comprar o que você deseja no melhor momento, não importa o quanto você ganhe.

Veja aqui mais dicas de como economizar o seu dinheiro.


Você pode pensar que ganha muito pouco para ficar guardando dinheiro todo mês, mas tudo depende de suas prioridades. Você prefere gastar todo o seu dinheiro agora comprando roupas caras ou guardar para quando surgir uma boa promoção? Além do mais guardar dinheiro é essencial para aqueles momentos inesperados como uma viagem de última hora ou até mesmo problemas de saúde.

Tenha prioridades

Antes de sair por aí gastando o seu precioso dinheiro procure pensar exatamente no que você precisa e no que realmente você tem que investir o dinheiro. Por exemplo, se você é dona de um comércio, a dinheiro deve ir primeiro para pagar as contas e cobrir os custos, guardar parte do lucro para ser reinvestido e só então com o que sobrar você pode fazer outros planos.

Anote tudo que você gasta

Você já teve aquela sensação de que não sabe onde colocou o dinheiro do mês? Ele acaba num segundo e quando você percebe não sabe onde investiu. Pois bem, a melhor maneira de resolver isso é anotando tudo numa agenda ou num caderno.

Para facilitar você pode até baixar um aplicativo de bloco de anotações e ir colocando todos os seus gastos nele. Ao final do mês você saberá onde o seu dinheiro foi parar e o que você pode evitar de comprar para economizar mais.

Separe o dinheiro

Assim que você receber o seu pagamento a primeira coisa que deve fazer é sapará-lo e identificar para onde cada um vai. Por exemplo, você pode por etiquetas, colocar pedaços de papel com clipes com os nomes casa, conta de luz, conta de água, gasolina, anotados. Assim, você saberá sempre o quanto realmente sobrou para fazer os seus gastos pessoais.

Muito cuidado com cartões de crédito

No fundo, cada uma de nós sabe bem como nos comportamos quando temos um cardão de crédito com limite disponível guardado na bolsa: queremos comprar tudo! Se você sempre atrasa o pagamento do cartão ou então costuma passar do limite fique ligada, pois está jogando o seu dinheiro fora pagando juros.

O cartão de crédito só serve para quem sabe usá-lo, ou seja, pagando sempre em dias e fazendo dele um instrumento apenas para situações mais urgentes ou quando não houver desconto para pagamento á vista (mas se você estiver com o dinheiro na mão, ainda assim é a melhor opção). Se você não consegue se controlar é melhor cancelar todos antes que a sua vida financeira vire a mais completa bagunça.

De olho nos empréstimos

Quando a coisa aperta infelizmente não te muito para onde correr se não para um banco pedir dinheiro emprestado. Porém, é preciso tomar muito cuidado com os empréstimos. Pesquise muito para não pagar juros altíssimos e acabar contraindo outra dívida. Uma opção muito interessante é quando o banco compra todas as suas dívidas e em vez de pagar para várias pessoas, o que pode ser confuso, você paga para apenas uma tornando o processo muito melhor.

Concluindo

Antes de comprar pare para refletir. Organização é o primeiro grande passo para quem quer cuidar melhor das finanças. Monte uma planilha no computador e anote todos os seus gastos fixos mensais. Do que sobrar, separe uma porcentagem (a mais indicada é 10% do salário) para poupar e procure não comprar uma coisa só porque está em liquidação.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras  ásperas ou ações impensadas.


Não é fácil aceitar as pessoas  assim como elas são, não como eu desejo que elas sejam, mas como elas são! É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo. Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.


Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas. Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais; Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.


Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada. Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos, estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a perdoar pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido.

 
O amor não alimenta mágoas  com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração. Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.


Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vida, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos, Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.

 

Estou aprendendo, mas como é lenta a aprendizagem! Como, é difícil amar, amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo... Aprendendo a pôr de lado  as minhas próprias dores, Meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém. Como é duro amar !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário