Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 19/10/2015


Segunda-feira, 19 de outubro de 2015


“As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos.” (William Ernest Hocking)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,13-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?”. E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: 'Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. Então resolveu: 'Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe e goza a vida!' Mas Deus lhe diz: 'Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?' Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!

Esse evangelho nos faz questionar: o que de fato é importante? Será que estamos preparados para ouvir que o que me empenhei todo esse tempo pode ter sido algo fútil?

Fico ainda me indagando o sentimento de Cristo quando se pôs a ensinar. Diferente do que poderíamos pensar, os erros de antigamente, das pessoas da época de Jesus, ainda são os mesmos nossos. Jesus lutava diariamente contra a orgulho, a vaidade e diariamente contra a soberba de quem não gostava de ouvir a verdade. Pessoas que se importavam muito com o que era exteriorizado e muito pouco com o crescimento interno; pessoas que valorizavam o passageiro, pois eram repletos de status, paparicações e sobre tudo, de atenção.

O próprio rei Herodes é visto pelos estudiosos como um rei limitado, mas extremamente hábil em usar as situações ao seu redor. Era um legítimo exemplo de “puxa saco”, pois chegou aonde chegou através da subserviência aos que tinham o poder. Jesus era contra esse tipo de atitude (fama pela fama, riqueza pela riqueza). Clamava as pessoas a construir e juntar tesouros no céu e não na terra. Exortava-os a procurar o que não perece com o tempo.

Novamente: O que é mais importante?

Uma vez perguntei a uma amiga quantas vezes sua mesa (do escritório que trabalha) a visitou quando adoeceu; perguntei a quantos aniversários sua cadeira foi ou lhe mandou um cartão; perguntei a ela se no céu aceita VISA ou MARTERCARD; (…) as perguntas soam como idiotices, mas o que VOCÊ me responderia?

Através de Jesus, Deus instaurou uma nova realidade em nossas vidas. Deus é chamado de PAI de todos; aquele que não amaria um mais que outro. Nós como ainda vivemos uma eterna adolescência. Preferimos as coisas que são efêmeras (transitórias). Trocamos o toque, o afago, o carinho, a atenção por status, reconhecimento, valorização, “tapinhas nas costas”… “(…) Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?”.

Sexta feira mudei minha rotina: fui com meu filho numa excursão de escola! Nada sério! Foi apenas um passeio num balneário local! Sexta feira? Fugir do trabalho? Das obrigações?

Meu guri não se socializa fácil e nesses anos que ele esta na escola ele rejeita ir a qualquer lugar que a escola propõe, sendo assim, sempre contam que ele não vai, mesmo assim a escola manda o comunicado que o passeio acontecerá! O que foi diferente? Eu!

Perguntei a ele se iria caso EU fosse, e ele disse que SIM. Pedi a minha chefe a compreensão do fato e assim aconteceu… Pense uma criança feliz! Não pense que tomei somente uma atitude correta, mas uma: eu resolvi ser pai de meu filho. Creio que ele não esquecerá (eu também não)

O que é mais importante?

É triste, mas muitas pessoas moram em quitinetes, mas tem um carro importado na garagem; pessoas que o mato toma conta do seu jardim, que a porta da casa dorme escorada, mas comprou um carro zero para ostentar grandeza aos amigos; pessoas que reclamam de pagar trezentos reais pelos livros que o filho precisa na escola, mas não reclamam de gastar isso ou mais por mês em cerveja e cigarro…

Preciso perguntar de novo?

Um imenso abraço fraterno.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A vocação de cada um
Luiz Marins


A palavra vocação vem do latim “vocare” que quer dizer chamar. O verbo vocare nos deu inúmeras outras palavras e verbos como: convocar, advogado, vocábulo, equivocado, provocar, etc. e mesmo a palavra voz, com a qual chamamos alguém. Assim, quando falamos de vocação estamos falando de um chamado ou mesmo de ouvir a própria voz (interna) que nos diz o que queremos e o que devemos fazer.
Se prestarmos atenção às pessoas e à nossa própria vida, sem dúvida, veremos claramente que cada pessoa tem mesmo uma vocação. Tem algo para o qual parece ter sido chamada. E se prestarmos mais atenção veremos que as pessoas mais felizes e de mais sucesso são aquelas que seguiram sua vocação, seu chamado. E prestando ainda um pouco mais de atenção veremos que há pessoas infelizes que parecem lutar contra a sua própria vocação. Parece mesmo que elas não veem o que todos parecem ver e não conseguem, como bem dizemos, encontrar a sua vocação. Veja que as palavras são sábias: falamos em “encontrar” a vocação, ou seja, ela já existe. O que é preciso é que cada um busque a sua vocação (aquilo para o qual foi chamado) para ser feliz.
Vejo pessoas felizes que, seguindo sua vocação e através de uma profissão simples, fazem uma enorme diferença na construção de um mundo melhor. Não existe, portanto, trabalho menos digno ou mais digno, desde que seja honesto e virtuoso. Vejo artesãos, músicos, garçons, professores, donas de casa, mães, cuidadoras, enfermeiras e “simples serviçais” que têm um enorme respeito de todos com quem convivem, pela atenção e competência com que se dedicam ao que fazem, sempre com uma atitude de servir, de fazer o bem, de ser uma pessoa que dignifica a vida.
É preciso não ter preconceitos com a nossa verdadeira vocação e não deixar que por conta de palpites errados ou maus conselhos deixemos de segui-la. Infelizmente vejo pessoas que por medo de assumir sua verdadeira vocação foram em busca do dinheiro e de bens materiais. Hoje, amarguradas e tristes dariam tudo o que têm para sentirem-se felizes.
Qual é sua verdadeira vocação? Pense no seu chamado. Acredite e pise fundo!
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Você receberá um corpo.
Você pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu enquanto durar seu tempo por aqui.
Você fará um aprendizado.
Você está inscrito por tempo integral numa escola informal chamada Vida. A cada dia nesta escola você terá a oportunidade de aprender lições. Você pode gostar das lições ou achá-las estúpidas ou irrelevantes.

Não existem erros, apenas lições.
Crescer é um processo de tentativa e erro: Experimentação. Os experimentos "fracassos" são parte do processo, tanto quanto o experimento que efetivamente "funciona".

Uma lição será repetida até que seja aprendida.
Uma lição lhe será apresentada de formas variadas, até que você a tenha aprendido. Quando a tiver aprendido, você poderá passar o dia.

O aprendizado nunca termina.
Não há parte da vida que não contenha suas lições. Enquanto você estiver vivo, haverá lições a serem aprendidas.

"Lá" não é melhor do que "aqui".
Quando o seu "lá" tiver se tornado um "aqui", você simplesmente obterá um outro "lá", que novamente parecerá melhor do que "aqui".

Os outros são meramente seu espelho.
Você não pode amar ou odiar algo em outra pessoa, a menos que isso reflita algo que ama ou odeia em si mesmo.

O que você faz de sua vida é escolha sua.
Você possui todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que fará com eles depende de você. A escolha é sua.

Suas respostas estão dentro de você.
As respostas às questões da vida estão dentro de você. Tudo que você precisa fazer é ver, ouvir e confiar.

Você se esquecerá de tudo isso.

Você poderá se lembrar quando quiser.


Então? como vai ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário