Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 26/10/2015


Segunda-feira, 26 de outubro de 2015


“A ciência ainda procura, o amor encontrou.” (Henry Miller)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,10-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima. Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado? " Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







VÍDEO DA SEMANA
Alexandre Soledade

Bom dia!
“(…) Quando o valor material está em jogo em uma determinada situação, ninguém duvida sobre a necessidade de uma ação, pois tudo é permitido para evitar a perda material. Mas quando o valor é a pessoa humana, tudo é muito complicado. Não se pode agir por uma série de motivos como proibições legais, necessidade de uma melhor organização, haverá melhores oportunidades, não é assim que se fazem as coisas e uma série de outros argumentos. Tudo isso nos mostra que nos nossos tempos, os valores não são diferentes dos do tempo de Jesus. Nos mostra também que não vivemos plenamente o Evangelho, pois amamos mais o dinheiro do que os nossos irmãos e irmãs”. (reflexão proposta pelo site da CNBB)
Por acaso é diferente hoje? É duro admitir que a humanidade nesse aspecto evoluiu muito em relação ao tempo de Jesus
Uma árabe fundamentalista resolve prender uma bomba no corpo e levar outros com ele. Vítimas inocentes de uma mente doente. Em represaria ao ato terrorista o grupo afetado pega seus aviões e bombardeia uma escola, uma casa, uma fábrica… O que é pior?
Preceitos, regras, leis foram criados e sugeridos para tornar nossas vidas mais justas nas relações sociais, pois se fossemos seguidores do bem comum, não precisaríamos de tais instrumentos.
A multa existe pela nossa falta de compromisso em arcar nossas dívidas, nossas vidas, nossos egos. Será que seria necessário ter um semáforo onde há uma faixa de pedestres? Mas tem. Por que? Criamos a regra de convivência que insistimos em não cumprir se não houverem outras leis que me mandem fazer. É horrível alguém dizer: se não diz que não pode é porque pode!
Duro de ouvir, mas nem tudo que é imoral ou antiético é ilegal!
Olhar para esses fariseus e se indignar é normal, mas e os nossos próprios atos, nossas próprias leis, (…) também ficamos indignados com elas?
Quando vou a uma missa e fico reparando apenas defeitos, o que estou fazendo? Quando desmereço tudo de bom que foi realizado porque o leitor gaguejou… Engraçado, Moisés também gaguejava, mas conseguiu tirar água da rocha, atravessou o mar a pé enxuto e levou o povo de Deus a terra prometida. E nós o que já fizemos?
O reino de Deus precisa crescer em nossas vidas e pelo menos nos tornar menos hipócritas. Alguém nos bate a porta pedindo comida, dizemos que não fizemos compra ainda; um promotor, um juiz que vende uma sentença, que leva um inocente a pagar mas se diz indignado com o salário que recebe. Uma mãe ou um pai que são ausentes na educação dos filhos, dizer que não sabem por que seus filhos não os respeitam…
Recusamos o silêncio da reflexão, pois ela nos informará a verdade. O reino de Deus insiste em florescer toda vez que reflito antes de tomar uma atitude, um gesto, uma ação.
“(…) Jesus disse: – O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto…”. (Marcos 4, 26-27)
Um dos trechos dos evangelhos que mais gosto é quando os evangelistas afirmam que o Senhor nada fez de errado, nunca falou uma inverdade, ou se acovardou a exortação, mas talvez seja esse o motivo que muita gente ainda foge de suas palavras… Como eu disse ano passado: Oh verdade que dói!
Um imenso abraço fraterno.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Abaixo a Mediocridade!
Escrito por Luiz Marins


Nestes anos finais do século XX, a grande verdade é que ninguém terá o direito de ser medíocre.
Medíocre é a pessoa que pensa pequeno. Medíocre é aquele que se economiza. Medíocres são aquelas pessoas que não querem se envolver, se comprometer. Medíocres são aqueles que só vêm crise e não oportunidades. Medíocre é aquele que não acredita em si próprio e na sua capacidade de vencer obstáculos. Medíocres são aquelas pessoas que só falam de desgraças, de doenças. Medíocres são aqueles que ocupam seu tempo falando mal dos outros. Medíocre é aquele que só vê o erro. Medíocre é aquela pessoa que só pensa em proibir. Medíocres são aqueles que têm medo do sucesso. Medíocres são os arrogantes. Medíocre é o que não aceita críticas. Medíocres são as pessoas que se deixam influenciar facilmente. Medíocres são os invejosos. Medíocres são os cansados, os sem-vontade, os sem-energia.
Medíocre, enfim,  é o fracassado e aquele que coloca o seu fracasso como culpa alheia.
O espaço dos medíocres está a cada dia mais limitado. O mundo de hoje é dos positivos. O mundo de hoje é dos que fazem. O mundo de hoje é dos que se comprometem, dos que se envolvem, dos que se "sujam" por uma causa justa. O mundo de hoje é dos que têm uma opinião. Daquele que sabe que o sucesso depende muito mais de si próprio e do seu esforço do que da benevolência dos outros. O mundo de hoje é dos proativos. O mundo de hoje é dos que vão à luta. O mundo de hoje é dos que acreditam. O mundo de hoje é dos que têm disposição para mudar constantemente. O mundo de hoje é dos que têm desejo de aprender, de crescer, de ser mais e melhor.
O mundo de hoje, enfim, é dos que têm entusiasmo pelo que fazem e pela vida.
Nesta semana, gostaria que você se autoanalisasse e visse como você próprio se classifica. Abaixo a mediocridade.
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
* 1º- lugar: Sigmund Freud;
 * 2º- lugar: Gustav Jung;
 * 3º- Lugar: Içami Tiba
Não perca tempo, ganhe conhecimento lendo as informações a baixo.

1. A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório. Filho é para sempre.

 2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

 3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

 4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

 5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

 6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.
Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

 7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada.
Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

 9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

 10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer.
E o prazer é inconsequente.

 11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

 12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada.
Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

 13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho.
Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

 14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz.
Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

 15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

 16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação.
Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

 17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

 18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas.
Devem ser tratadas. (palavras dele).

 19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

 20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida.
Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

 21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança.
Não pode apenas bater cartão.

 22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

 23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa.
O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial.
Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

"A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário