Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 25/10/2015


Domingo, 25 de outubro de 2015


“Tendes por templo, o universo. Por altar, a consciência. Por imagem, Deus. Por ti, a caridade.



EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,46-52

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!”. Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







VÍDEO DA SEMANA
Alexandre Soledade

Bom dia!
O que torna um diálogo eficiente? O que nos cativa a ficar horas e horas conversando sobre um ou diversos assuntos? Saber e verificar que quem conversa conosco esta prestando atenção no que falamos!
Quantas pessoas conheciam Bartimeu e quantas se compadeceram de sua situação? Quantos irmãos todos os dias o viam a mendigar especulando sobre os motivos que o levou a ser cego? Quantos irmãos ainda hoje acreditam que somente haverá cura se vier precedido da conversão? “(…) Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! MUITAS PESSOAS O REPREENDERAM E MANDARAM QUE ELE CALASSE A BOCA, mas ele gritava ainda mais”…
Deus não nos olha com os olhos humanos…
“(…) Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas“. (Eclesiástico 42, 18-19)
Um grande erro que temos é que exigirmos que as pessoas “se calem”, ou seja, impetramos mudanças drásticas de comportamento que somente com o tempo virão a acontecer. “Largar a capa” só acontecerá quando de fato o individuo ouve a voz de Deus o chamando. Não adianta meu empenho, meu talento, minha dedicação se ela não ressoar como a voz de Deus para os irmãos que vivem na cegueira do amor e da oportunidade.
Temos limitações, por que temos dificuldade em aceitar que os que procuram a Deus também têm as suas? É preciso respeitar o tempo e as realidades em que vivem os filhos de Deus.
“(…) procurem os pastores de almas fomentarem com persistência e zelo a educação litúrgica e a participação ativa dos fiéis, tanto interna como externa, segundo a sua idade, condição, gênero de vida e grau de cultura religiosa, na convicção de que estão cumprindo um dos mais importantes múnus do dispensador fiel dos mistérios de Deus. neste ponto guiem o rebanho não só com palavras, mas também com o exemplo”. (SACROSANCTUM CONCILIUM §19)
No entanto é preciso notar algo na conduta de Bartimeu: Não parava de gritar!
Temos mania de também ajudar sem estar ajudando. Não se educa uma pessoa, um filho dando tudo o que pede. Uma conversa não é verdadeira se apenas concordamos com tudo que nos dizem… Discordar e negar fazem parte de um processo maturacional. Um professor, um pai, uma mãe pode às vezes nos apresentar uma verdade que não acredito ou concordo, mas nem por isso estão errados.
Não podemos por barreiras para que as pessoas obtenham a graça, mas isso não depende exclusivamente de minha vontade, pois a vontade de continuar gritando, mudando e fazendo é o que move a mão de Deus a realizar o grande milagre, ou seja, a pessoa também TEM QUE FAZER A SUA PARTE. Digo isso, pois muita gente tem procurado as igrejas da facilidade, pois lá não precisa ter fé, esforço ou mudança de vida. Clamam pela graça de Deus sem que se faça necessário largar a capa.
Dar esmola é um gesto nobre, mas não pode viciar a pessoa nesse dinheiro fácil. Colaborar para que as pessoas fiquem casquinhas de ovo também não ajuda. Deus não nos chamou para agendar a graça, Ele nos chama a ser pastores, daqueles que protegem as suas ovelhas, mas o pastor pode tomar medidas fortes para que a ovelha não se perca.
Devemos favorecer o encontro, mas é preciso que cada um tenha a coragem de largar sua própria capa, mesmo que leve algum tempo.
Um imenso abraço fraterno.







VÍDEO DA SEMANA


Explicando a depressão - Pe. Fábio de Melo




https://www.youtube.com/watch?v=Ho_ZLGxVjsw





MOMENTO DE REFLEXÃO


QUEM O CRIOU?

Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15]

COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO?

Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13]

ONDE VOCÊ MORAVA?

Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13]

QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS?

Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4]

ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ?

Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13]


O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER?

Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17]

O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO?

Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14]



O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO?

Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4]


COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM?

Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8]


QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM?

Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas idéias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 corintios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9]


E SOBRE O FUTURO?

Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15]


==========

MEDITE NESSA MENSAGEM.

VEJAM QUE FOI ELABORADA COM BASE NOS VERSÍCULOS BÍBLICOS, POR ISSO É UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE.

"COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES." HEBREUS 3:7,8

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar a Sua vida em favor dos Seus amigos." João 15:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário