Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 30/10/2015


Sexta-feira, 30 de outubro de 2015


“A arte de vencer se aprende nas derrotas.” (Simon Bolívar)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,1-6

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?”. Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”. E eles não foram capazes de responder a isso.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia! Um dia…
Havia um homem, muito conhecido por seu jeito imponente e individualista de ser, cuja a vida era repleta de boas notícias e sorte. Tinha muita coisa, mas nem tudo que obteve na vida veio de forma correta, mas não se importava com isso. O TER o fazia esquecer o SER.
Usava belas roupas, trocava de carro freqüentemente e carregava no peito um lindo crucifixo, que longe de afirmar ser cristão era apenas um bonito adorno. Nada disso adiantou quando de súbito foi pego pelo imprevisto chamado morte.
Chegando ao céu procurou imediatamente descobrir onde ficaria, mas foi surpreendido por São Pedro quando disse que não sabia onde ele iria ficar e que talvez ainda não estivesse pronto.
- Como?!! – exclamou. Mas sempre ouvi dizer que há um lugar preparado para nós no céu e agora não tenho onde ficar? Continuou a reclamar
“(…) Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar“. (João 14, 2)
Pacientemente São Pedro colocou sua mão sob seu ombro e disse que Deus por ser um pai tão bondoso colocaria a sua disposição alguém que o ajudasse a encontrar onde Jesus havia construído a sua eterna morada.
Ao longe vinha caminhado um homem cuja pele era marcada por cicatrizes. Parecia mais um bandido do que um anjo e ao se aproximar dele se apresentou como aquele que iria ajudá-lo. Surpreendentemente o homem pois tantos empecilhos para sua ajuda que meio que constrangiam o ajudante. Então apelou para São Pedro:
- É ele que vai me ajudar?! Esse homem que nem no céu perdeu as suas marcas da terra? São Pedro então respondeu:
- Você não o reconhece? Foi o próprio Senhor Jesus que lhe enviou! Ele disse que é o melhor exemplo que conheceu na terra!
- Ele? Este homem cheio de marcas é o melhor exemplo? E continuou
- Quem é você? Por que Jesus me enviou alguém como você?
- Não se importe com as marcas que carrego e vê no corpo, pois em vida tivemos a mesma profissão, ou seja, ladrão, mas diferente de você que não sabe onde ficar, eu encontrei facilmente onde ficaria, pois o próprio Senhor me levou até lá. Eu sou o ladrão que foi crucificado ao lado Dele!
“(…) Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós! MAS O OUTRO O REPREENDEU: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso“. (Lucas 23, 39-43)
Muita gente, como diz o bom ladrão, “Nem sequer temes a Deus” e leva sua vida sem pensar em ninguém. O orgulho, a vaidade, o individualismo as faz viver um mundo totalmente a parte dos outros. Nossas comunidades sofrem muito com essas pessoas e sofremos com elas…
Esse evangelho de hoje é um grande alerta a todos que mais atrapalham do que ajudam na construção do reino de Deus.
Rogo a Deus e espero sinceramente que encontrem logo onde Jesus fez sua morada…
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA


Bolo de milho verde de lata e sem farinha


Ingredientes:
3 Ovos
1 Lata de Milho Verde sem a água
1 Lata de leite condensado
100 gramas de coco Ralado
1 Colher de sopa de Manteiga
1 Colher de sopa de Fermento
Modo de Preparo:
1 – Bata todos os Ingredientes no liqüidificador por aproximadamente 4 minutos e leve para assar.



Carne moída de forno


Ingredientes
500 g de carne moída;
1 colher (café) de alho amassado;
Orégano e sal a gosto;
1 cebola picada;
1/2 pimentão amarelo picado;
2 tomates picados;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de azeite + 1 pouco para untar;
1 pote de requeijão;
8 fatias de mussarela;
Queijo parmesão ralado a gosto;
Azeitonas;
Tomatinhos-cereja.

Modo de fazer
1 Tempere a carne com o alho, sal e orégano. Misture a cebola, o pimentão e os tomates picados, mais o azeite e a farinha de trigo. Misture bem até formar uma massa.
2 Forre uma assadeira grande, untada com azeite, com essa mistura (faça uma camada fina, para não correr o risco de a carne ficar crua no meio).
3 Cubra com requeijão, azeitonas e mussarela. Enfeite com tomate-cereja e polvilhe queijo ralado sobre tudo.
4 Leve ao forno médio por 45 minutos ou até cozinhar completamente. Se ficar água no fundo, deixe assar mais um pouco.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Pe. Fábio de Melo


Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor.

O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.

O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto."

O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar.

O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!"

Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos , socorreu-me em minha cegueira. Eu possuia e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha.

Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos.

Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las.

Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios.

Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois...

Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou, e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo, nem tampouco fora do cultivo.

Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras...

Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.

A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas...

Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que com ela vão inúmeros espinhos.


Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário