Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/05/2014




Terça-feira, 20 de maio de 2014.


“O silêncio é a plenitude da palavra.” (Tristão de Atayde)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,27-31ª


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus falou:
- Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam. Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A minha paz vos dou.
Este Evangelho nos trás o grande dom de Cristo aos seus discípulos, ao despedir-se deles: a paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.” A paz de Jesus é completamente diferente da paz que o mundo dá. Ela é o conjunto de todas as bênçãos messiânicas da nova aliança. “Vós que outrora estáveis longe ficastes perto, graças ao sangue de Cristo. De fato, ele é a nossa paz” (Ef 2,13-14).
A paz de Cristo é dom gratuito que vem do alto. É o amor do Pai e de Cristo aos seus que, graças ao Espírito Santo, se sentem amados e reconciliados com Deus. Já a paz do mundo é a ausência de guerra ou de violência, ausência baseada no equilíbrio de forças.
A paz do alto infunde a alegre segurança de se saber amado e perdoado por Deus. “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: Vou, mas voltarei a vós”. A partida de Jesus não deve perturbar os discípulos, pelo contrário, deve trazer-lhes paz e alegria, pois a sua partida são significará separação: “Vou mas voltarei a vós”. “Se eu não for, não virá a vós o Paráclito” (Jo 16,7).
“Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” Embora seja igual ao Pai e um com ele, como Jesus afirmou repetidas vezes, o Filho tem agora vela a sua glória divina, como homem que é. Mas o seu regresso ao Pai manifestará de novo a sua glória.
Além disso, “o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (Jo 13,16). E Jesus é o mensageiro do Pai. Durante a sua missão na terra, ele é “menor” que aquele que o enviou.
“Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem.” O diabo carece totalmente de poder sobre quem não tem pecado. Mas continua sendo o chefe do mundo pecador, o qual levará Jesus à morte. “Para que o mundo reconheça que eu amo o Pai e procedo como ele me ordenou”. A encarnação fez do Filho de Deus um homem como nós, sujeito às tentações e às forças do mundo pecador.
No sentido filosófico, paz é a harmonia das coisas. É a tranqüilidade da ordem criada por Deus, em todos os níveis e dimensões. Ordem aqui é no sentido de cada coisa estar no seu devido lugar.
As Comunidades cristãs são pacíficas. Nelas encontramos a paz, tanto no sentido filosófico como cristão. Nas Comunidades encontramos também os caminhos para encontrar e construir a paz.
Jesus nos trouxe a paz porque harmonizou o mundo e a humanidade. E ele nos deixou os meios para vivermos em paz, neste mundo sem paz, como ele mesmo deu o exemplo.
Jesus nos trouxe a paz em três momentos principais: no presépio, na cruz e na eucaristia. No presépio ele nasce como uma criança pobre e indefesa. Na cruz, ele vive e pratica tudo o que havia ensinado sobre a paz e a não-violência. E na eucaristia Jesus se torna nosso alimento. Quem quer construir a paz tem de se transformar em serviço e disponibilidade aos outros, de forma ilimitada.
Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra...” Durante sua vida pública, Jesus falou muitas vezes sobre a paz, explicando como que ela é, como vivê-la e construí-la. E após a ressurreição, a saudação preferida dele era: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19.21.26; Lc 24,36..). Isso mostra que ele veio ao mundo principalmente para nos trazer a paz.
Havia, certa vez, um senhor analfabeto e bem simples, que se chamava José. Ele gostava de ir à igreja visitar Jesus. Sua visita era rápida; ele chegava, ia até o banco da frente e dizia para Jesus: “Oi Jesus! Eu sou o José. Vim aqui visitar o Senhor”. Ao dizer essas palavras, já se levantava e ia embora. Fez isso durante vários anos.
Um dia, o José ficou doente e foi internado no hospital. Lá, sua alegria era tanta que impressionou a todos. Os doentes mais tristes da enfermaria passaram a ser também alegres e dar risadas.
Uma Irmã que trabalhava no hospital lhe perguntou: “Por q o senhor é sempre tão alegre?” Ele respondeu: “É por causa da visita que eu recebo todos os dias”. A Irmã achou estranho, porque nunca viu ninguém entrar no hospital para visitá-lo. E perguntou: “Quem o visita?” Ele respondeu: “É Jesus. Todos os dias ele vem aqui e me diz: ‘Oi José, eu sou Jesus. Vim visitar você’. Depois ele dá um sorriso para mim e vai embora”.
Se alguém ama a Deus e obedece aos seus mandamentos, Deus não o abandona, principalmente quando está doente. Ele vem sempre com a sua palavra, com o seu consolo, de tal modo que a pessoa fica súper feliz, às vezes mais feliz do que quando estava são. Essa felicidade profunda chama-se paz.
Que Maria Santíssima, a Rainha da Paz, nos ajude a viver e a construir a paz de Jesus.
A minha paz vos dou.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A verdade sobre as dietas de mentira

Da mesma forma funciona a dieta das frutas


Você abre a internet e lá vem uma enxurrada de dietas. Aparece de todo lugar e não há como resistir: além de propor grande perda de peso em pouquíssimo tempo, parecem surgir de instituições famosas, como é o caso da USP. O mais surpreendente é que, apesar de famosa entre as mulheres, os supostos autores nem imaginam de o­nde surgiu. Dá pra entender? Para não cair em ciladas, fique de olho em dietas que... ... funcionam à base de um tipo de alimento São radicais, dispensam um ou mais nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, carboidratos, vitaminas ou gorduras. Com baixíssimas calorias(no máximo, 500 por dia) e alta deficiência nutricional, elas emagrecem no começo. Além disso, pode provocar intolerância em relação ao grupo de alimento escolhido como emagrecedor. A dieta do sopão, por exemplo, combina salsão, pimentão, cebola e repolho, promete a perda de até 5 quilos em uma única semana – só com sopa, até mesmo no café da manhã. Da mesma forma funciona a dieta das frutas. Um dia só comendo melancia, no outro laranja, depois pêra, pode resultar em um tremendo “abacaxi”. É que a frutose, o açúcar da fruta, também engorda, e ainda pode desencadear uma compulsão. Evite problemas e siga uma reeducação alimentar e um programa de exercícios. Procure a ajuda de um profissional adequado, se achar necessário. ... prometem milagres à base de shakes Apesar de serem balanceados nutricionalmente, com a quantidade suficiente de carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas, os shakes foram elaborados para substituir apenas uma refeição por dia. Traduzindo: se você se alimentar apenas de shakes, emagrecerá(já que cada uma tem cerca de 500 cal), mas logo seu organismo dará sinais de carência nutricional. Para um resultado duradouro, deve seguir também uma dieta equilibrada. ... dizem sim a alimentos muito calóricos A mais conhecida é a dieta de Beverly Hills, elaborada por Judy Mazel, guru das estrelas. O princípio parece simples: é baseado na combinação de alimentos que purificam o organismo e queimam gordura. Durante dez dias, a compensação é feita com frutas(um dia, só pode abacaxi; no outro, só melão). Aos poucos, você vai introduzindo outros alimentos – mas é só no 20º dia que pode comer proteínas e finalmente ceder às tentações da carne. Além de não ter fundamento nutricional por excluir grupos alimentares importantes, esta dieta deixa o corpo enfraquecido, provocando acidez gástrica e aparecimento de aftas, anemia e herpes. ... duram dez dias ou menos Elas até dão um impulso inicial, mas não induzem a verdadeiras mudanças nos hábitos alimentares. Isso significa que assim que voltar a comer como antes, engorda tudo de novo.

Fonte: www.psicobesidade.com.br




MOMENTO DE REFLEXÃO


Você é forte quando apesar de sua mágoa, ensina a sorrir.

Você é corajoso quando supera seu temor e ajuda os outros a fazer o mesmo.

Você é feliz quando vê uma flor e se vê abençoado.

Você é amoroso quando sua própria dor não lhe faz cego à dor dos outros.

Você é sábio quando conhece os limites de sua sabedoria.

Você é verdadeiro quando admite que existem vezes em que você se engana.

Você está vivo quando a esperança de amanhã significa mais a você do que o erro de ontem.

Você é livre quando têm o controle de si e não deseja controlar os outros.

Você é honrado quando descobre que sua honra é honrar os outros.

Você é generoso quando pode receber tão docemente quanto você pode dar.

Você é humilde quando você não sabe como pode ser humilhado.

Você é atencioso quando me vê exatamente como sou e me trata exatamente como você é.

Você é misericordioso quando perdoa, nos outros, as faltas que você condena em si mesmo.

Você é belo quando não precisa que um espelho lhe conte.

Você é rico quando nunca precisa mais do que o que você tem.

Você é você quando está em paz com quem você é.


Você é... Apenas Você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário