Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 15/05;2014



Quinta-feira, 15 de maio de 2014.


"Não seria melhor destruirmos a nossos inimigos fazendo-os amigos nossos?" [Abraham Lincoln]





EVANGELHO DE HOJE
Jo 13,16-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
- Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim". Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que "EU SOU QUEM SOU". Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.
Este Evangelho narra as palavras de Jesus após o lava-pés. São orientações fundamentais aos Apóstolos e a todos os líderes de Reino de Deus, de todos os tempos e lugares. Esses líderes vão continuar o trabalho que ele fez nos seus três anos de vida pública.
“O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou”. Se ele, o senhor e mestre, agiu como uma empregada doméstica lavando os pés da família que chega da viagem, nós, os líderes cristãos, devemos preocupar-nos, não com honras, mas em servir as pessoas com humildade.
“Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.” Essa atitude de serviço humilde nos faz felizes. “Descubra a felicidade de servir.” Mas não basta saber que é assim; a felicidade começa quando colocamos em prática.
Jesus nos pede também que apoiemos os seus líderes: “Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. Em outras palavras, quem receber e tratar bem um líder cristão, estará recebendo e tratando bem o próprio Cristo, o próprio Deus.
Jesus inverteu o sentido da autoridade. É estar por baixo, não por cima; é servir, não ser servido. Toda autoridade é poder para servir. Jesus nunca condenou a busca do poder, pois ele é necessário na sociedade. O chefe é o centro de unidade de qualquer grupo humano. O que Jesus fez foi direcionar e orientar quem exerce o cargo de coordenação e de poder, em todos os níveis da sociedade. O chefe encontra a sua felicidade quando lava os pés, não quando os outros lhe lavam os pés. “Aquele que manda seja como aquele que serve” (Lc 22,26).
O poder é uma realidade muito ampla e diversificada na sociedade. Todos nós temos poder: Os pais, os professores, o motorista de ônibus, o ascensorista de elevador, a secretária, o guarda, o porteiro, o chefe de sessão, o médico, a enfermeira... E na Igreja o papa, o bispo, o padre, a religiosa, o líder leigo, a catequista etc. Até uma criança exerce poder sobre seus irmãos menores. Há momentos em que coordenamos e há momentos em que somos coordenados.
Em outra ocasião, Jesus nos mostrou, através de uma comparação, como ser o maior: “Na hora da refeição, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Está expressa aí, de modo claro, a inversão que Jesus fez no exercício da autoridade.
Certa vez, houve numa paróquia uma palestra para os casais sobre a educação dos filhos. Quem deu a palestra foi um casal da pastoral familiar. A primeira coisa que o casal fez foi distribuir todos um papelzinho no qual estava escrito: “O melhor modo de educar os filhos é ser:” E embaixo uma linha para cada um completar a frase.
Alguns casais, em vez de completar, expressaram a sua discordância com a formulação da frase. Para eles, o correto seria deixar fora a palavra “ser”, pois educar é uma ação, não um modo de ser.
Na hora de ler as frases completadas, o casal palestrante explicou: Os filhos aprendem mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso, a educação acontece noventa por cento pelo exemplo, pelo modo de ser dos pais, e só dez por cento pelas suas palavras e conselhos. Se os pais procuram ser pessoas exemplares, mesmo que os filhos não os imitem na hora, mais tarde vão fazê-lo. Aliás, isso vale para todo tipo de educação, não só a familiar. Quem se coloca como primeiro, como líder, influi muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. “A palavra convence, o exemplo arrasta”.
Maria Santíssima é chamada a mulher servidora. Ela não se deixava levar pelos tabus da época, que obrigavam a mulher a passar a vida fechada dentro de casa. Pelo contrário, ela viajava, fazia até longas viagens, unicamente para servir, como foi o caso da prima Isabel, das Bodas de Cana, do serviço ao Filho na cruz, da presença junto à Igreja primitiva etc. Santa Maria, a mulher servidora, rogai por nós!
Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.






MUNDO ANIMAL


Vamos malhar! Confira o jeito certo de exercitar seu cão


Assim como nós, os cãezinhos também precisam fazer exercícios para perder peso e levar uma vida mais saudável. Para isso, o básico é fazer os peludos se movimentarem: levá-los para passear diariamente é fundamental! Mas o que fazer quando a voltinha na quadra não está dando conta do recado? Podemos passar disso para uma rotina mais intensa, ou essa escolha pode prejudicar nossos amigos caninos?
 “O exercício traz benefícios, mas sem uma avaliação prévia, pode ser ineficaz e terminar apenas sobrecarregando o animalzinho”, diz o veterinário Ricardo Samy Herscovici, que atende no bairro Santa Cecília, em São Paulo. “Os cães idosos nem sempre têm condições de fazer longas caminhadas, por isso, para mantê-los saudáveis, pode ser melhor deixar o exercício num nível moderado e optar por uma redução na alimentação”, afirma.
A caminhada é sempre o melhor exercício para os cães de todas as idades, desde que consigam se movimentar com facilidade. Já a corrida só está liberada se seu amigo peludo estiver em forma. A veterinária Andrea Moraes Bernardo, que atende na clínica Leal Companheiro, no bairro Pinheiros (São Paulo), alerta que, antes de escolher qualquer atividade física, é preciso ver se a raça do seu pet comporta o esforço.
“Os cães de focinho curto e achatado, como o bulldog, o shi-tzu ou o pug, nunca devem ser levados para correr pois não têm suficiente capacidade de respirar. Os cães não suam e, quando não conseguem fazer a troca de calor pelo focinho, podem ter uma parada respiratória”, diz a especialista.
Já raças de pequeno porte, como pinscher ou dachshund, podem acompanhar o dono em corridas breves, apesar das pernas curtas, segundo explica Andrea. E o poodle, quem diria, pode ser um ótimo companheiro de esportes, mas para acompanhar treinamentos longos, só mesmo um cachorro maior como labrador ou golden retriever, ou ainda o whippet, que tem as mesmas caraterísticas do galgo, mas com porte reduzido.
Dicas para que seu cão siga uma rotina correta de fitness
- Antes de começar qualquer programa, avalie a idade e condição cardíaca do bichinho e verifique se o excesso de peso não é causado por um distúrbio metabólico.
- Para perder peso, é preferível aumentar a frequência do exercício em vez da duração ou intensidade. Três passeios diários de 20 minutos são melhores do que um de uma hora.
- Lembre-se: de nada adianta comprar uma ração de baixas calorias e incrementar com arroz ou carne moída. Também não vale dar biscoitos fora de hora!
- Brincadeiras agitadas, como frisbee, são divertidas para humanos e animais, mas não devemos esquecer que equivalem a um exercício intenso.
- Se a gordura está atrapalhando os movimentos do bichinho, vale procurar um centro que ofereça exercícios na água para os caninos queimarem calorias sem forçar as articulações.
- Se o cão precisa de tratamento para obesidade, a recomendação é levá-lo para um spa canino equipado com esteiras.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e sonhos, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis, não sérias e bem situadas como você.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.
Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a Vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas , caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou  - e portanto não há mais nada a fazer -, ou a um futuro que ainda não veio – e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você quem vai carregar - sozinho e sempre – o peso das escolhas que fizer.


Luis Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário