Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 21/05/2014



Quarta-feira, 21 de maio de 2014.



“Envelhecer não é preocupante. Ser visto como um velho sim que é.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,1-8

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.






CURIOSIDADES


Dez curiosidades sobre o Rock in Rio


Enquanto o Rock in Rio não chega, aí vai uma série de curiosidades sobre o festival mais tradicional do Brasil:

Em 1991 prince exigiu 700 toalhas brancas no seu camarim e os produtores entraram em pânico e saíram pelos hotéis da cidade pegando toalhas emprestadas! No fim só conseguiram reunir 300 e o baixinho marrento teve que se contentar com o que arrumaram.

2- E teve mais do Prince! Durante sua estadia na cidade ele deu US$ 100 de esmola para um menino de rua e ainda namorou uma menina de 16 anos de idade.

3- Ozzy Osbourne foi impedido por contrato de morder animais durante sua apresentacão. No meio do show jogaram uma galinha no palco mas ela foi prontamente recusada pelo Príncipe das Trevas.

4- Os integrantes do Queen consideraram o show de 1985 como um dos 5 melhores da carreira do grupo.

5- Naquele tempo o Brasil era uma “roça” na visão dos astros internacionais. Rod Stewart ficou perplexo quando viu que o público sabia cantar suas músicas de cor e salteado.

6- O AC/DC quase não tocou depois que viu a produção do evento não conseguir o sino de uma tonelada usado para a canção de Hell Bells. O trambolho chegou em cima da hora!

7- 55 mil caminhões de terra foram usados para aterrar o pântano da Cidade do Rock.

8- O pau comeu na edição de 1991. Duas pessoas morreram: uma caiu do muro ao tentar invadir o maraca e outra foi baleada na porta do estádio. Como se não bastasse, uma mulher acusou dois PMs de tentativa de estupro.

9- Nick Oliveri, do Queens of the Stone Age tocou pelado e quase foi em cana. O juiz Siro Darlan (o mesmo que prendeu o Planet Hemp) quis dar ordem de prisão ao músico, mas desistiu depois de uma conversa.

10- Em 2001, Roger do Ultraje a Rigor se despediu do público tocando Black Sabbath e mandando um “bunda lelê” para a galera ao final de “Paranoid”.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Descalça e suja, a pequena garota ficava sentada no parque, olhando as pessoas passarem. Ela nunca tentava falar, não dizia uma única palavra. Muitas pessoas passavam por ela, mas nenhuma sequer lhe lançava um simples olhar, ninguém parava, inclusive eu.
No outro dia eu decidi voltar ao parque, curioso para ver se a pequena garota ainda estaria lá. Exatamente no mesmo lugar onde ela estava sentada no dia anterior, lá estava ela empoleirada no alto do banco, com o olhar mais triste do mundo. Mas hoje eu não pude simplesmente passar ao largo, preocupado somente com meus afazeres.
Ao contrário, eu me vi caminhando ao encontro dela. Pelo que todos sabemos, um parque cheio de pessoas estranhas não é um lugar adequado para crianças brincarem sozinhas. Quando eu comecei a me aproximar dela eu pude ver que as costas do seu vestido indicavam uma deformidade. Eu concluí que esta era a razão pela qual as pessoas simplesmente passavam e não faziam esforço algum em se importar com ela. Quando cheguei mais perto a garotinha lentamente baixou os olhos para evitar meu intenso olhar. Eu pude ver o contorno de suas costas mais claramente. Ela era grotescamente corcunda. Eu sorri para lhe mostrar que eu estava bem e que estava lá para ajudar e conversar. Eu me sentei ao seu lado e iniciei com um olá. A garota reagiu chocada e balbuciou um "oi". Eu sorri e ela timidamente sorriu de volta.
Conversamos até ao anoitecer e quando o parque já estava completamente vazio eu perguntei porque a garotinha estava tão triste. Ela olhou para mim e me disse:
-Porque eu sou diferente.
Eu imediatamente disse sorrindo:
-Sim você é.
A garotinha ficou ainda mais triste dizendo:
-Eu sei.
-Garotinha, você me lembra um anjo, doce e inocente, falei.
-De verdade?
-Sim querida, você é um pequeno anjo da guarda mandado para olhar todas estas pessoas que passam por aqui.
Sim. E com isto abriu asas e piscou os olhos. Eu sou seu anjo da guarda.
Fiquei sem palavras e certo de que estava tendo visões.
Ela finalizou:
- Quando você deixou de pensar unicamente em você, meu trabalho aqui foi realizado.
-Porque então ninguém mais parou para ajudar um anjo?
-Você foi a única capaz de me ver. Então desapareceu.
Com isto minha vida foi mudada drasticamente.
Quando você pensar que está completamente só, lembre-se seu anjo está sempre tomando conta de você.
O meu estava!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário