Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/05/2014





Domingo, 11 de maio  de 2014



“O homem de bom senso jamais comete uma loucura de pouca importância.” (Goethe)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 10,1-10


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus: 1"Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Eu sou o pastor das ovelhas.
Neste Evangelho, Jesus nos faz um alerta muito importante: “Quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante”. A porta é a Igreja una, santa, católica e apostólica. Redil é o curral de ovelhas, onde passam a noite vários rebanhos juntos.
“Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.” De manhã, cada pastor chega, chama as suas ovelhas e elas vêm, porque conhecem a voz do seu pastor. As demais ficam no redil, porque não atendem a voz de estranhos.
“Ele chama as ovelhas pelo nome.” Como é gratificante saber que Deus nos conhece a cada um pelo nosso nome, isto é, conhece a nossa pessoa e a nossa história! Ser uma ovelha do Bom Pastor é um privilégio oferecido a todos os homens e mulheres do mundo. Precisamos levar este presente de Deus aos que estão fora do rebanho.
Queremos escutar a voz do nosso pastor, lendo os Evangelhos e ouvindo os nossos pastores de hoje, que são os legítimos continuadores do Bom Pastor.
Há muitos ladrões e assaltantes, que não entram pela porta, mas pulam a cerca do redil. A porta, nós sabemos, é santa Igreja una, santa, católica e apostólica. Queremos estar ligados aos nossos legítimos pastores, pois só assim estaremos com Jesus, o Bom Pastor.
Em comunhão com os legítimos pastores, há muitos cristãos leigos exercendo o ministério de pastores do rebanho nas diversas pastorais das nossas paróquias e Comunidades. Nós queremos ser também continuadores de Jesus, como bons pastores do Povo de Deus. Queremos cuidar das pessoas a nós confiadas, com zelo e carinho como faz o bom pastor.
Se uma ovelha fica fora do rebanho, o lobo vem e a devora. Nós queremos viver sempre unidos à nossa Comunidade cristã.
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Esta frase de Jesus é central no cristianismo. Está aí a própria razão da encarnação, da Páscoa e tudo o mais. Pena que a vida ainda é tão desprezada e prejudicada e até destruída! Coloca-se o comodismo, a honra, o dinheiro... acima da vida. A CNBB criou o Dia Nacional da Vida que é 8 de outubro, dentro da novena de N. Senhora Aparecida. Deus, após ditar a Moisés os dez mandamentos, disse: “Estas são para vós palavras de vida. Cumprindo-as, prolongareis vossa vida sobre a terra” (Dt 32,47).
“Não procureis a morte, com uma vida desregrada, nem provoqueis a ruína com as obras de vossas mãos. Pois Deus não fez a morte, nem se alegra com a perdição dos vivos. Ele criou todas as coisas para existirem, e as criaturas do orbe terrestre são saudáveis. Nelas não há nenhum veneno mortal, e não é o reino dos mortos que reina sobre a terra” (Sb 1,12-14).
Certa vez, um homem estava em um navio e este afundou. O naufrágio foi tão rápido que não deu para soltarem os botes salva-vidas. No meio das ondas, ele viu um pedaço de madeira, agarrou-se nele e, com muita dificuldade, conseguiu chegar a uma ilha deserta. Ficou feliz quando encontrou ali água doce, frutas... Assim o homem conseguiu sobreviver. Improvisou um barraco e ali passou a viver. Agradecia diariamente a Deus e olhava com carinho para o pedaço de madeira que o salvara. Passaram-se várias semanas e aquele homem continuava ali, pois não havia jeito de se comunicar com o mundo.
Um dia, ele saiu, como de costume, a procura de comida. Quando chegou, encontrou sua tenda em chamas. O fogo, que ele havia tirado da pedra, alastrou-se e queimava tudo, inclusive o pedaço de madeira que o salvara. O desespero tomou conta daquele homem. Deus me desamparou, pensou ele. Como estava cansado, deitou-se debruço no chão e dormiu.
Horas depois acordou com alguém batendo nas suas costas. Olhou assustado e viu um senhor com uniforme de marinheiro. Perguntou-lhe: “Como o senhor descobriu que eu estava aqui?” O marinheiro respondeu: “Vi fumaça nesta ilha e vim aqui pensando que alguém estava pedindo socorro”.
Aquele homem pensava que seu salvador fosse o pedaço de madeira, mas era alguém muito maior, infinitamente sábio, poderoso e principalmente pai. Ele vela pelos seus filhos e filhas como uma mãe. Deus nunca nos desampara. Ele é o Bom Pastor e nos conhece a cada um pelo nome.
Peçamos a Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, que interceda junto de Deus pelas nossas Comunidades, a fim de que surjam muitas e muitas vocações de pastores e pastoras para conduzir o Povo de Deus.
Eu sou o pastor das ovelhas.






VÍDEO DA SEMANA

Uma singela homenagem do Pe. Fábio de Melo para as mães.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Vamos esclarecer alguns pontos sobre mães, ok?
Desconstruir alguns mitos.
Não, não precisa se preocupar.
Não é nada ofensivo, eu também sou mãe...e avó!
Vamos lá:

MÃE É MÃE: mentira !!!

Mãe foi mãe, mas já faz um tempão!
Agora mãe é um monte de coisas: é atleta, atriz, é superstar.
Mãe agora é pediatra, psicóloga, motorista.
Também é cozinheira e lavadeira.
Pode ser política, até ditadora, não tem outro jeito.
Mãe às vezes também é pai.
Sustenta a casa, toma conta de tudo, está jogando um bolão.
Mãe pode ser irmã: empresta roupa, vai a shows de rock pra desespero de algumas filhas, entra na briga por um namorado.
Mãe é avó (oba, esse é o meu departamento!): moderníssima, antenadíssima, não fica mais em cadeira de balanço, se quiser também namora, trabalha, adora dançar.
Mãe pode ser destaque de escola de samba, guarda de trânsito, campeã de aeróbica, mergulhadora.
Só não é santa, a não ser que você acredite em milagres.
Mãe já foi mãe, agora é mãe também.

MÃE É UMA SÓ: mentira !!!
Sabe por quê?
Claro que sabe!
Toda criança tem uma avó que participa, dá colo, está lá quando é preciso.
De certa forma, tem duas mães.
Tem aquela moça, a babá, que mima, brinca, cuida.
Uma mãe de reserva, que fica no banco, mas tem seus dias de titular.
E outras mulheres que prestam uma ajuda valiosa.
Uma médica que salva uma vida, uma fisioterapeuta que corrige uma deficiência, uma advogada que liberta um inocente, todas são um pouco mães.
Até a maga do feminismo, Camille Paglia, que só conheceu instinto maternal por fotografia, admitiu uma vez que lecionar não deixa de ser
uma forma de exercer a maternidade.
O certo então, seria dizer: mãe, todos têm pelo menos uma.


SER MÃE é PADECER NO PARAÍSO: mentira!
Que paraíso, cara-pálida?
Paraíso é o Taiti, paraíso é a Grécia, é Bora-Bora, onde crianças não entram.
Cara, estamos falando da vida real, que é ótima muitas vezes, e aborrecida outras tantas, vamos combinar.
Quanto a padecer, é bobagem.
Tem coisas muito piores do que acordar de madrugada no inverno pra amamentar o bebê, trocar a fralda e fazer arrotar.
Por exemplo?
Ficar de madrugada esperando o filho ou filha adolescente voltar da festa na casa de um amigo que você nunca ouviu falar, num sítio que você não tem a mínima idéia de onde fica.
Aí a barra é pesada, pode crer...


MATERNIDADE é A MISSÃO DE TODA MULHER: mentira !!!
Maternidade não é serviço militar obrigatório!
Deus nos deu um útero mas o diabo nos deu poder de escolha.
Como já disse o Vinicius: filhos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-los?
Vinicius era homem e tinha as mesmas dúvidas.
Não tê-los não é o problema, o problema é descartar essa experiência.
Como eu preferi não deixar nada pendente pra a próxima encarnação, vivi e estou vivendo tudo o que eu acho que vale a pena nesta vida mesmo, que é pequena mas tem bastante espaço.
Mas acredito piamente que uma mulher pode perfeitamente ser feliz sem filhos, assim como uma mãe padrão, dessas que têm umas seis crianças na barra da saia, pode ser feliz sem nunca ter conhecido Paris, sem nunca ter mergulhado no Caribe, sem nunca ter lido um poema de Fernando Pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário