Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 26/11/2013



Terça-feira, 26 de novembro de 2013

" Raiva, ódio e ciúme nunca resolvem os problemas. Só o carinho, o interesse e o respeito, podem fazer isso ".


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,5-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quantas pessoas que conhecemos vivem uma visão apocalíptica da vida? Quantos parecem ter desistido de lutar em vida e passado a esperar o fim como salvação. Sim! Parece que seja esse o grande motivo de se desejar tanto o fim do mundo – um fruto amargo chamado insatisfação pessoal.
Estranhamente, vemos nessas pessoas, irmãos e irmãos de longa caminhada, a descrença quanto ao futuro em vista do seu ATUAL presente. Sei que é duro de falar nisso, mas todo aquele que se apega ao apocalipse esquece-se de viver a Páscoa. Como pode alguém convencer outro sobre a vida, a cura, de um milagre se no fundo deseja fugir?
Pensar no fim pode ser sim uma fuga da realidade. É querer como os apóstolos no monte Tabor, esquecer de voltar à realidade e ali montar suas tendas. É tentar “apressar” a volta de Jesus para enfim morar no paraíso. Todos queremos um dia sermos dignos do paraíso, mas creio que não é fugindo que o alcança.
Jeremias vivia exilado na Babilônia, Deus se fez revelar assim:
“(…) Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós — oráculo do SENHOR! É um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, ireis em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós — oráculo do SENHOR. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todos as terras e lugares por onde vos dispersei — oráculo do SENHOR —, e trazer de volta para este lugar do qual vos exilei”. (Jeremias 29, 11-14)
Esse pensamento apocalíptico é tão evidente em algumas pessoas que até se dão ao luxo de escolher datas como 2000, 2012, 2023, (…) ou quando vêem doenças novas surgir a anunciar o fim dos tempos. Lembro recentemente da gripe suína, conheço gente que não saia de casa esperando o fim do mundo (hunf). Isso não é brincadeira e sim fanatismo religioso baseado na imaturidade pessoal.
Não vejo Deus preocupado em destruir aquilo que pacientemente edificou. Jesus nesse evangelho profetisa o que realmente veio acontecer com Jerusalém e fatalmente aconteceria a todas as nações que assim se comportassem. Se cada um de nós não levantar a bandeira de defesa do meio ambiente, com certeza, um dia teremos problemas, pois isso é um fato; se não levantarmos a bandeira da defesa das famílias, do emprego, da dignidade humana, (…) também teremos problemas, mas as nossas dificuldades atuais não podem nos impor um regime de medo e tão pouco o direito de amedrontar as pessoas.
Deus anda conosco e sempre andará. Atitudes mudadas no presente podem nos garantir um futuro melhor. Não nos exilemos ou nos encarceremos pelo medo. “(…) Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e de moderação”. (II Timóteo 1, 7)
Como nosso frei Alceu diz: “fuja desse povo que vê o fim do mundo toda hora”.
Um imenso abraço fraterno.




VIDA SAUDÁVEL


CAFÉ FAZ BEM PARA A SAÚDE?


O famoso cafezinho é mesmo insubstituível no gosto do brasileiro. Na última Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o brasileiro toma de 4 a 5 xícaras todos os dias. Isso leva o café a liderar a lista que avalia a média de consumo per capita de vários alimentos – em segundo e terceiro lugar, respectivamente, estão o feijão e o arroz, campeões em nossas mesas.

E os benefícios desse hábito não são poucos! Segundo a nutricionista Elaine Fontes, do SPA Longevity by Sisley, iniciar o dia com essa bebida quentinha colabora para melhorar o humor. “Ele estimula o sistema nervoso central, a capacidade física e mental, ajuda na concentração, diminui a fadiga, o risco de diabetes, doenças cardiovasculares, aumenta a termogênese, favorece a queima de gordura, previne a oxidação das células e reduz o risco de formação de cálculos renais”, enumera.

Tudo isso acontece porque, ao tomar um cafezinho, ingerimos, além da cafeína, diversas substâncias importantes para o organismo, entre elas, minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio. Também estão presentes na bebida antioxidantes, polifenóis e flavonoides, em que os principais são os hidroxicinâmicos (cafeico, cumárico, ferrúlico). Achou pouco? Ainda podemos acrescentar a niacina, os ácidos clorogênicos e os quinídeos a essa lista.

Mas é bom não exagerar na bebida. A moderação é o segredo de qualquer dieta nutricional, e aqui não é diferente. “O grande problema está na cafeína. A ingestão em grandes quantidades pode causar irritabilidade e nervosismo, aumento de produção do suco gástrico, ansiedade, insônia e dores de cabeça, bem como acelerar os batimentos cardíacos”, alerta Elaine. A especialista ainda explica que o café pode até acarretar a perda óssea, já que aumenta a eliminação de cálcio na urina.

Seu companheiro de todas as manhãs

Moderar a quantidade da bebida não significa deixar de incluí-la nem esquecer aquela que é a mais importante refeição do dia. “O café da manhã é insubstituível e não deve ser pulado em hipótese alguma, porque, depois de um período de jejum prolongado à noite, o nosso organismo vai precisar de nutrientes para fornecimento de energia”, comenta a nutricionista. Ela acrescenta que um desjejum completo pode reforçar a capacidade de concentração e até a defesa imunológica, além de diminuir os níveis de stress e o risco de obesidade.

Para balancear corretamente essa primeira refeição, o importante é incluir níveis adequados de nutrientes que supram as necessidades energéticas. Ou seja, consumir carboidratos complexos, fibras, proteínas, lipídeos, cálcio, vitaminas e minerais. “Eles podem ser encontrados em uma dieta com cereais matinais, pães, frutas, café, sucos, leite e derivados, queijos com baixo teor de gordura e iogurtes”, enumera Elaine, ressaltando que o segredo é variar as formas de preparação (para não cansar o paladar).

Dica: Se você gosta mesmo de tomar café e quer degustar todo o sabor da bebida, preste atenção, pois a qualidade final do produto pode depender de uma série de fatores. “Isso ocorre devido ao processo de produção, controle de qualidade, triagem, aspecto e torração. No caso dos cafés ditos gourmets, por exemplo, os grãos são melhores, sem defeitos e, em geral, mais benéficos para a saúde. Como a sua torra é clara, consegue preservar os nutrientes e os antioxidantes”, conclui Elaine.

Agora que você já conhece as vantagens dessa bebida, que tal tomar um cafezinho? :)


MOMENTO DE REFLEXÃO

Não dá para dissociar a saúde das emoções.
Não porque as emoções afetam diretamente a sua saúde, mas a maneira como você lida com elas é que faz a diferença.
A palavra emoção, deriva do latim "emovere", onde o e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento'.
É esse "movimento", ou seja, aquilo que você faz com a sua emoção, que a transforma em uma "maravilhosa escada" para subir, ou um poço profundo onde enterramos nossas ambições.

Por isso, é fundamental que falemos das nossas emoções.
Que não fiquemos guardando, represando ou remoendo angústias.

Quando não jogamos para fora, quando não soltamos essas emoções de alguma maneira, elas refletem diretamente nos nossos órgãos.
Por isso, as medicinas, Ayurvedica e chinesa mostram, que a raiva atua diretamente no fígado, o medo nos rins, e assim por diante.

Pegue ás suas emoções e transforme-as em "movimento".
O que não te agrada, o que está te incomodando, jogue para fora.
Não guarde nada que não seja "bom de se conservar".

Acho que é por isso que quase todas as "conservas" são azedas.
Quando tentamos manter algo que não nos faz bem, azedamos.

Procure alguém de confiança, amigo ou profissional, e DESABAFE!
Jogue para fora o que te incomoda.
Aprenda ainda mais a respeitar esse templo sagrado que é o seu corpo.

Da vida, leve a saudade gostosa,  a amizade sincera, o amor que se viveu ou que se vive de forma prazerosa.
A esperança que acalanta os sonhos, e a alegria, eterna companheira da alma, que se aflige com a nossa aflição.
Tudo é passageiro, tudo é emoção.

Por isso, desabafe, solte-se, desapegue-se.
Seja muito feliz!


Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário