Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 22/11/2013



Sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Santa Cecília

“Algumas vezes a melhor maneira de convencer alguém que está errado, é deixa-lo seguir seu caminho!”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,45-48

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje dia da consciência Negra. E como precisamos de consciência hoje.
Os sacerdotes não conseguiam ter uma atitude mais enérgica ou negativa quanto a Jesus, pois por mais duro que fossem suas palavras, Ele não mentia. Jesus em poucos momentos de sua pregação teve atitudes que gerassem certo assombro, mas como o próprio evangelho de João narra “o zelo o consumia”.
“(…) Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (salmo 68, 10)”. (João 12, 17)
São João Bosco dizia que “sempre há uma corda que vibra, e que cabe a nós descobri-la”. Jesus sabia muito bem como tocar os corações mais simples como os mais duros. Sua Palavra atinge o fundo da alma fazendo-a vibrar e responder. Quantas vezes achamos que o que foi escrito aqui foi pensando no que estou passando ou vivendo? Quantas vezes ao ouvir uma homilia, uma pregação, uma palestra, algo me incomodou tanto, pois se tinha a impressão que era pra mim que falavam aquilo? Pois é! A corda vibrou!
Por que as repreensões nos tocam tanto? Por que é que não conseguimos entender as chamadas mais duras? Saibam que Jesus sempre anunciou o caminho de forma querigmática, mas nunca deixou de ser catequético. Pedro foi assim, Paulo também.
Entenda querigmático como o anuncio de algo como se fosse da primeira vez. É parecido com o primeiro dia na escola, na faculdade, no emprego novo… São conteúdos ou instruções para que se entenda e faça a pessoa entender o quanto é maravilhoso, o quanto é belo, o quanto é formidável fazer aquilo e queira continuar. No querigma, não se omite a verdade, mas se dá mais importância ao resgatar da estima, a se apropriar do que faz como filho, proprietário, dono, participante; a cooperação, atitudes que visem o crescimento, o perdão. A catequese vem para aparar as arrestas livres, para que tenhamos uma mesma direção.
Muitos estudiosos, filósofos, pensadores não gostam ou não adotam uma religião em virtude da idéia de não tolerar o querigma. Acreditam e defendem que o querigma da religião é uma “fuga da realidade” onde se podem manipular pessoas e grupos sociais a acreditar que tudo é belo, maravilhoso, santo (…). Outros pensadores, como aqueles que ficaram chocados com a atitude de Jesus no templo não admitem ouvir ou serem imprensados contra a parede. Não notam que não estão sendo, mas como diz Augusto Cury: O “mestre dos mestres” aplicou a pedagogia melhor para aquele momento. E novamente a corda vibrou!
“(…) Ao participar desta missão, o discípulo caminha para a santidade. Vive-la na missão o conduz ao coração do mundo. Por isso, a santidade ‘não é uma fuga para o intimismo ou para o individualismo religioso (…); muito menos, uma fuga da realidade para um mundo exclusivamente espiritual’” (Doc. Aparecida§ 148)
Para o psicanalista renomado Içami Tiba que nos apresenta a expressão “parafusos de Geléia” que se torna muito apropriado para todos nós quando não gostamos (seria melhor não suportamos) a idéia de sermos contrariados; quando apertados ou imprensados contra a parede fugimos, escapamos, relutamos (…) e de certa forma o “não” ao nosso querer ou a nossa opinião também fez vibrar a corda.
 Que Deus nos ofereça os “sins” e “nãos” em nossos quereres; que não entendamos mal todas as vezes que Jesus nos chame a atenção e que nossa vida seja, principalmente no serviço, “uma casa de oração”
Um imenso abraço fraterno.



DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas"dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Sabe aquele sorvete feito com sabe-se lá que água? Esqueça.


Há evidências de que há um aumento de 20% a 30% na frequência de casos de hepatite A durante o verão --embora não existam dados oficiais do Ministério da Saúde. Esse aumento é atribuído à aglomeração em praias e locais de férias, onde, muitas vezes, são consumidos alimentos de má qualidade ou mal preparados e água de origem duvidosa. Causada pelo vírus A, a doença é na maior parte das vezes benigna, assintomática e autolimitada pela resposta imunológica do paciente. Suas formas mais graves são raras e podem atingir crianças --a chamada hepatite fulminante, que ocorre em menos de meio por cento dos casos-- ou adultos acima de 40 anos. Quando os sintomas aprecem são olhos e peles amarelos, urina escura, febre de curta duração, prostração, enjôos e, às vezes, vômitos no início da doença. Dura em média de 15 a 40 dias. Existe vacina para prevenção da doença e testes que apontam se você já teve a doença (e está protegido) ou se tem a doença na sua forma aguda. Para evitá-la, use água mineral de origem confiável e não abuse de comida de barraquinhas ou de ambulantes.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Não dá para dissociar a saúde das emoções.
Não porque as emoções afetam diretamente a sua saúde, mas a maneira como você lida com elas é que faz a diferença.
 A palavra emoção, deriva do latim "emovere", onde o e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento'.
É esse "movimento", ou seja, aquilo que você faz com a sua emoção, que a transforma em uma "maravilhosa escada" para subir, ou um poço profundo onde enterramos nossas ambições.
Por isso, é fundamental que falemos das nossas emoções.
Que não fiquemos guardando, represando ou remoendo angústias.
Quando não jogamos para fora, quando não soltamos essas emoções de alguma maneira, elas refletem diretamente nos nossos órgãos.
Por isso, as medicinas, Ayurvedica e chinesa mostram, que a raiva atua diretamente no fígado, o medo nos rins, e assim por diante.
Pegue as suas emoções e transforme-as em "movimento".
O que não te agrada, o que está te incomodando, jogue para fora.
Não guarde nada que não seja "bom de se conservar".
Acho que é por isso que quase todas as "conservas" são azedas.
Quando tentamos manter algo que não nos faz bem, azedamos.
Procure alguém de confiança, amigo ou profissional, e DESABAFE!
Jogue para fora o que te incomoda.
Aprenda ainda mais a respeitar esse templo sagrado que é o seu corpo.
Da vida, leve a saudade gostosa,  a amizade sincera, o amor que se viveu ou que se vive de forma prazerosa.
A esperança que acalanta os sonhos, e a alegria, eterna companheira da alma, que se aflige com a nossa aflição.
Tudo é passageiro, tudo é emoção.
Por isso, desabafe, solte-se, desapegue-se.
Seja muito feliz!

( Paulo Roberto Gaefke )



Nenhum comentário:

Postar um comentário