Terça-feira,
05 de novembro de 2013
São Zacarias
e Santa Isabel
“Intimidade
com Deus não é beijar e abraça-Lo, muito menos sentar no colo Dele. Intimidade
com Deus é obediência, temor e reverência. “
EVANGELHO
DE HOJE
Lc 14,15-24
— O Senhor
esteja convosco.
— Ele está
no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a
vós, Senhor!
Naquele
tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão
no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e
convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos
convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos,
um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e
preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse:
‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites
minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso
ir’.
21O
empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito
zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade.
Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O
empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’.
23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as
pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo:
nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Palavra da
Salvação
Glória a vós
Senhor.
MEDITANDO
O EVANGELHO
Alexandre
Soledade
Bom
dia!
Esse
evangelho sempre me trás algo diferente todas as vezes que o leio. Dessa vez
não teve como não associá-lo a uma canção do Padre Fábio de Melo que é
interpretada por Ele mesmo e pela Adriana chamada Milagres. Vou tentar me fazer
compreender.
Imagino
o tempo do gênesis, lembro-me da fidelidade de Noé e do motivo do dilúvio.
Sabemos sim que o livro do gênesis é repleto de tradições e da forma que o povo
compreendia o mundo ao seu redor, mas o motivo do dilúvio, mesmo perdoado por
Deus, sobreviveu à enchente:
“(…)
O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: ‘Doravante, não
mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu
coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres
vivos, como o fiz’“. (Gênesis 8, 21)
Deus
sempre se mostrou amoroso, até mesmo no dilúvio. Em vários momentos da história
do seu povo Ele mudou um desígnio ou o destino trágico pela fé de apenas um ou
de um grupo de fieis. E assim foi com Noé.
Imagino
construir uma arca de cerca de 130 metros, três andares, (…). Creio eu que na
construção ele só pode contar com os seus. Tamanha obra dependeria de muitos
braços fortes, mas como no evangelho do banquete, cada um a sua maneira e
motivo, pôs-se a se desculpar. Esses “santos” homens e mulheres, que as vezes
nos remetem a nós mesmos, cheios de atribuições, sem tempo, acabam não sendo
convidados ao banquete sendo assim distribuído àqueles em que Jesus encontrar
disposição.
O
Senhor nunca pediu que tivéssemos que nos sobrecarregar de tarefas e assim abandonar
aqueles que dependem de nós (família, trabalho, estudo), mas que optássemos
pelo que AGORA Ele nos chama. Quantos eu conheço que “constroem arcas” todos os
dias enquanto outros tantos só olham? Esposas ou esposos que “levam nas costas”
seu casamento, a educação dos filhos, as finanças, (…) enquanto o (a) outro (a)
apenas olha; comunidades que descarregam sobre poucos a atribuição de muitos…
(hunf)
Mas
há na minha opinião uma classe de “santos” que são terríveis. Aqueles cuja
a “santidade” de vida já lhes concedeu o
céu. Deixo claro que esse equívoco não é exclusividade de católicos. São
aqueles que não ajudam a comunidade, a igreja, (…) se enfiam em suas pastorais
e movimentos e fogem de toda a responsabilidade sobre a igreja. São aqueles que
vivem uma doutrina particular chamada “só olho pra frente”. Enchem Deus de
pedidos, mas ao ser chamado para o banquete, correm.
Daí
surgiu a lembrança da música que citei acima em especial um trecho que diz
assim:
“(…)
Quem faz da santidade uma vaidade possivelmente já esqueceu Que muitas
prostitutas nos precedem na entrada do reino dos céus. Eu me recordo de Jesus
do jeito como olhava os pecadores e me surpreendo ao vê-lo assim tão frágil
lhes pedindo alguns favores”. (Milagres – Padre Fábio de Melo)
Não
estou aqui a apontar ninguém, mas a perguntar: O que Deus hoje (AGORA) lhe
chama a fazer?
Se
temos coordenadores, políticos e representantes que temos é porque não nos
dispusemos a assumir o chamado do banquete e por que também eles, bons ou
ruins, aptos ou não, aceitaram a missão de construir a arca. Se desvirtuam ou
desvirtuaram do caminho, como fizeram Salomão, Davi, (…), ai já são outros
quinhentos, pois terão que se resolver com quem os convidou. É claro que não
justifica, mas creio eu que pelo menos eles dispuseram. E nós?
Um
imenso abraço fraterno
VIDA SAUDÁVEL
Mau
atendimento no consultório médico. O que fazer?
Não
há como evitar. Em algum momento da vida, nós precisamos ir ao médico para
cuidar da saúde – seja por um problema pontual ou para fazer exames de rotina.
Mas,
independentemente do motivo, o que não pode é isso se transformar em uma dor de
cabeça: dificuldade na hora de fazer o agendamento, longa espera no consultório
ou mau atendimento.
Como
a maioria dos pacientes não sabe como proceder em relação a esses problemas,
fica difícil saber ao certo se o médico agiu corretamente no diagnóstico ou no
seu acompanhamento.
Por
isso, o Portal Vital foi a campo para identificar se estamos recebendo um bom
atendimento.
Médico
nota 10
Breno
Figueiredo Gomes, membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, regional de
Minas Gerais, formulou alguns pontos que caracterizam uma consulta de
qualidade. Segundo o médico, é preciso atentar para os seguintes aspectos:
O
médico transmite segurança?
Você
ou a pessoa que está acompanhando foi examinada de acordo com as queixas
apresentadas?
Todas
as suas dúvidas foram esclarecidas satisfatoriamente? As informações fornecidas
pelo profissional devem ser claras e objetivas a respeito da enfermidade em
questão.
Você
tem algum contato do especialista (telefone, e-mail, redes sociais etc.) caso
seja necessário?
Não
deixe de levar em consideração a pontualidade no atendimento. Esse é outro
sinal de profissionalismo.
Faça
a sua parte
Todos
os comportamentos citados anteriormente são esperados de quem presta o atendimento,
mas você também precisa colaborar: “Ser pontual, por exemplo, também é um dever
do paciente; além disso, é fundamental realizar todos os exames pedidos e fazer
uso das medicações prescritas corretamente. Só assim será possível chegar ao
resultado esperado”, explica Gomes.
Confiar
é o segredo
A
aposentada Maria Paulina de Oliveira, de 70 anos, frequenta há seis o
consultório da mesma médica para exames de rotina. “São consultas semestrais.
Percebo o cuidado dela, pois sempre verifica a pressão, examina o ouvido, a
garganta, está atenta à respiração, faz perguntas sobre a minha alimentação e
não hesita em pedir exames caso tenha identificado algo fora do comum. Além
disso, faço checkup anual e estou extremamente satisfeita com a minha saúde e
com o atendimento que recebo”, declara.
Como
reforça o médico Breno, “O bom relacionamento é muito importante: a segurança
do paciente e o diálogo estabelecido com ele são fatores tão poderosos quanto
os medicamentos. Isso simplifica o diagnóstico, o tratamento e, principalmente,
a prevenção”, conclui.
Estou
insatisfeita. A quem devo recorrer?
Segundo
Selma do Amaral, diretora de Atendimento ao Consumidor do Procon – São Paulo,
em alguns casos, a percepção dos serviços prestados pelos profissionais da
saúde pode ser subjetiva. Por isso, qualquer insatisfação deve ser bem
fundamentada.
“Os
médicos são prestadores de serviço como qualquer outro profissional, mas
avaliar as suas atuações é mais complicado porque, em geral, não trabalham com
a obrigação de uma finalidade específica, exceto no caso dos cirurgiões
plásticos”, afirma.
Selma
explica:
“Se
você compra um móvel em uma marcenaria e ele não é entregue na data, pode
reclamar os seus direitos com uma prova concreta de que o contrato de compra e
venda não foi respeitado. Porém, a relação com o médico, normalmente, é
diferente. Afinal, é mais complicado afirmar que o profissional da saúde
deveria ter solicitado tal exame ou feito alguma pergunta específica durante a
consulta”.
Mas
isso não quer dizer que você não possa reclamar! As insatisfações devem, sim,
ser registradas.
MOMENTO
DE REFLEXÃO
Uma
empresa estava contratando novo funcionário.
Uma
parte da seleção era responder a seguinte pergunta por escrito:
Você
está dirigindo seu carro numa perigosa noite de tempestade.
Você
passa por um ponto de ônibus e vê três pessoas esperando.
Um
médico que salvou sua vida no passado.
A
mulher dos seus sonhos.
Você
só pode levar uma pessoa no seu carro.
Qual
você escolhe?
Por
favor, justifique sua resposta.
O
candidato que foi contratado não precisou explicar sua resposta.
Ele
simplesmente respondeu:
"Daria
a chave do carro para o médico.
Deixaria
ele levar a velha senhora para o hospital.
Ficaria
e esperaria pelo ônibus com a mulher dos meus sonhos".
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