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LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 05/11/2013



Terça-feira, 05 de novembro de 2013
São Zacarias e Santa Isabel


“Intimidade com Deus não é beijar e abraça-Lo, muito menos sentar no colo Dele. Intimidade com Deus é obediência, temor e reverência. “



EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,15-24

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.

22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho sempre me trás algo diferente todas as vezes que o leio. Dessa vez não teve como não associá-lo a uma canção do Padre Fábio de Melo que é interpretada por Ele mesmo e pela Adriana chamada Milagres. Vou tentar me fazer compreender.
Imagino o tempo do gênesis, lembro-me da fidelidade de Noé e do motivo do dilúvio. Sabemos sim que o livro do gênesis é repleto de tradições e da forma que o povo compreendia o mundo ao seu redor, mas o motivo do dilúvio, mesmo perdoado por Deus, sobreviveu à enchente:
“(…) O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: ‘Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz’“. (Gênesis 8, 21)
Deus sempre se mostrou amoroso, até mesmo no dilúvio. Em vários momentos da história do seu povo Ele mudou um desígnio ou o destino trágico pela fé de apenas um ou de um grupo de fieis. E assim foi com Noé.
Imagino construir uma arca de cerca de 130 metros, três andares, (…). Creio eu que na construção ele só pode contar com os seus. Tamanha obra dependeria de muitos braços fortes, mas como no evangelho do banquete, cada um a sua maneira e motivo, pôs-se a se desculpar. Esses “santos” homens e mulheres, que as vezes nos remetem a nós mesmos, cheios de atribuições, sem tempo, acabam não sendo convidados ao banquete sendo assim distribuído àqueles em que Jesus encontrar disposição.
O Senhor nunca pediu que tivéssemos que nos sobrecarregar de tarefas e assim abandonar aqueles que dependem de nós (família, trabalho, estudo), mas que optássemos pelo que AGORA Ele nos chama. Quantos eu conheço que “constroem arcas” todos os dias enquanto outros tantos só olham? Esposas ou esposos que “levam nas costas” seu casamento, a educação dos filhos, as finanças, (…) enquanto o (a) outro (a) apenas olha; comunidades que descarregam sobre poucos a atribuição de muitos… (hunf)
Mas há na minha opinião uma classe de “santos” que são terríveis. Aqueles cuja a  “santidade” de vida já lhes concedeu o céu. Deixo claro que esse equívoco não é exclusividade de católicos. São aqueles que não ajudam a comunidade, a igreja, (…) se enfiam em suas pastorais e movimentos e fogem de toda a responsabilidade sobre a igreja. São aqueles que vivem uma doutrina particular chamada “só olho pra frente”. Enchem Deus de pedidos, mas ao ser chamado para o banquete, correm.
Daí surgiu a lembrança da música que citei acima em especial um trecho que diz assim:
“(…) Quem faz da santidade uma vaidade possivelmente já esqueceu Que muitas prostitutas nos precedem na entrada do reino dos céus. Eu me recordo de Jesus do jeito como olhava os pecadores e me surpreendo ao vê-lo assim tão frágil lhes pedindo alguns favores”. (Milagres – Padre Fábio de Melo)
Não estou aqui a apontar ninguém, mas a perguntar: O que Deus hoje (AGORA) lhe chama a fazer?
Se temos coordenadores, políticos e representantes que temos é porque não nos dispusemos a assumir o chamado do banquete e por que também eles, bons ou ruins, aptos ou não, aceitaram a missão de construir a arca. Se desvirtuam ou desvirtuaram do caminho, como fizeram Salomão, Davi, (…), ai já são outros quinhentos, pois terão que se resolver com quem os convidou. É claro que não justifica, mas creio eu que pelo menos eles dispuseram. E nós?
Um imenso abraço fraterno





VIDA SAUDÁVEL


Mau atendimento no consultório médico. O que fazer?


Não há como evitar. Em algum momento da vida, nós precisamos ir ao médico para cuidar da saúde – seja por um problema pontual ou para fazer exames de rotina.

Mas, independentemente do motivo, o que não pode é isso se transformar em uma dor de cabeça: dificuldade na hora de fazer o agendamento, longa espera no consultório ou mau atendimento.

Como a maioria dos pacientes não sabe como proceder em relação a esses problemas, fica difícil saber ao certo se o médico agiu corretamente no diagnóstico ou no seu acompanhamento.

Por isso, o Portal Vital foi a campo para identificar se estamos recebendo um bom atendimento.

Médico nota 10

Breno Figueiredo Gomes, membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, regional de Minas Gerais, formulou alguns pontos que caracterizam uma consulta de qualidade. Segundo o médico, é preciso atentar para os seguintes aspectos:


O médico transmite segurança?
Você ou a pessoa que está acompanhando foi examinada de acordo com as queixas apresentadas?
Todas as suas dúvidas foram esclarecidas satisfatoriamente? As informações fornecidas pelo profissional devem ser claras e objetivas a respeito da enfermidade em questão.
Você tem algum contato do especialista (telefone, e-mail, redes sociais etc.) caso seja necessário?
Não deixe de levar em consideração a pontualidade no atendimento. Esse é outro sinal de profissionalismo.

Faça a sua parte

Todos os comportamentos citados anteriormente são esperados de quem presta o atendimento, mas você também precisa colaborar: “Ser pontual, por exemplo, também é um dever do paciente; além disso, é fundamental realizar todos os exames pedidos e fazer uso das medicações prescritas corretamente. Só assim será possível chegar ao resultado esperado”, explica Gomes.


Confiar é o segredo

A aposentada Maria Paulina de Oliveira, de 70 anos, frequenta há seis o consultório da mesma médica para exames de rotina. “São consultas semestrais. Percebo o cuidado dela, pois sempre verifica a pressão, examina o ouvido, a garganta, está atenta à respiração, faz perguntas sobre a minha alimentação e não hesita em pedir exames caso tenha identificado algo fora do comum. Além disso, faço checkup anual e estou extremamente satisfeita com a minha saúde e com o atendimento que recebo”, declara.

Como reforça o médico Breno, “O bom relacionamento é muito importante: a segurança do paciente e o diálogo estabelecido com ele são fatores tão poderosos quanto os medicamentos. Isso simplifica o diagnóstico, o tratamento e, principalmente, a prevenção”, conclui.

Estou insatisfeita. A quem devo recorrer?

Segundo Selma do Amaral, diretora de Atendimento ao Consumidor do Procon – São Paulo, em alguns casos, a percepção dos serviços prestados pelos profissionais da saúde pode ser subjetiva. Por isso, qualquer insatisfação deve ser bem fundamentada.


“Os médicos são prestadores de serviço como qualquer outro profissional, mas avaliar as suas atuações é mais complicado porque, em geral, não trabalham com a obrigação de uma finalidade específica, exceto no caso dos cirurgiões plásticos”, afirma.

Selma explica:

“Se você compra um móvel em uma marcenaria e ele não é entregue na data, pode reclamar os seus direitos com uma prova concreta de que o contrato de compra e venda não foi respeitado. Porém, a relação com o médico, normalmente, é diferente. Afinal, é mais complicado afirmar que o profissional da saúde deveria ter solicitado tal exame ou feito alguma pergunta específica durante a consulta”.
Mas isso não quer dizer que você não possa reclamar! As insatisfações devem, sim, ser registradas.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma empresa estava contratando novo funcionário.
Uma parte da seleção era responder a seguinte pergunta por escrito:
Você está dirigindo seu carro numa perigosa noite de tempestade.
Você passa por um ponto de ônibus e vê três pessoas esperando.
Uma velha senhora que parece estar à beira da morte.
Um médico que salvou sua vida no passado.
A mulher dos seus sonhos.
Você só pode levar uma pessoa no seu carro.
Qual você escolhe?
Por favor, justifique sua resposta.
O candidato que foi contratado não precisou explicar sua resposta.
Ele simplesmente respondeu:
"Daria a chave do carro para o médico.
Deixaria ele levar a velha senhora para o hospital.
Ficaria e esperaria pelo ônibus com a mulher dos meus sonhos".



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