Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 14/11/2013



Quinta-feira, 14 de novembro de 2013


"Há encantos escondidos por toda parte. Preste atenção, são pequenos mas constantes!"



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,20-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um sama­ritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que o “apostolo” da TV já leu esse Evangelho? (risos) Vamos então para o que é sério.
Ontem divagávamos sobre a onisciência de Deus sobre nossos VERDADEIROS problemas e aflições, mas há ainda aqueles que imaginam como um Deus tão grande e solicitado saberia da vida de alguém tão simples como cada um de nós?
Muitas pessoas, em virtude da baixa auto-estima, dos sofrimentos, das privações, (…) acabam se desmerecendo ao ponto de segregar de si o próprio Amor de Deus. São pessoas, irmãos e irmãs, que nos cercam ou partilham de lugares em comum a nós (trabalho, colégio, faculdade e até mesmo na igreja), que se acham alheios ou esquecidos da graça de Deus em virtude de situações, má sorte, contratempos, (…). Não sabem elas que o reino de Deus esta tão perto…
“(…) Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra”! (Mateus 5, 2-5)
A Caixa Econômica repassa anualmente milhões e milhões de Reais de prêmios não resgatados de suas loterias. Muita gente esquece ou deixa de conferir o resultado de sua aposta e acaba fazendo a Caixa Econômica destinar para outro fim o prêmio não resgatado. De certa forma, nós também ao não reconhecer ou “conferir” a “aposta” de Deus em nossa vida. Acabamos esquecendo o valor creditado em nossa conta pessoal.
Deus faz uma aposta todos os dias em nossa vida e ela é sempre vencedora, no entanto nem sempre estamos abertos a nos apropriar dela para nós. Deixamos de ver a BELEZA do amanhecer enquanto faço minha caminhada pensando nos problemas do trabalho e da casa; Deixamos de RECEBER AS BÊNÇÃOS dos nossos pais, pois estamos SEMPRE atrasados para alguma coisa; não recebemos o AFETO FRATERNO de nossos filhos, pois acho muito importante o que esta passando na TV (…)
Importante: A religião não é e nem pode ser fuga dos problemas ou da realidade, mas algo que nos ajuda a engrossar a massa do nosso alicerce. Ok?
Renato Russo deixou algumas canções tão profundas no ponto de vista emocional e de auto-reflexão (Monte Castelo, Pais e filhos,…) mas uma delas em especial me vem ao pensamento ao escrever essas linhas – “O Mundo anda tão complicado”. Talvez as pessoas mais novas não a conheçam, mas nada que as rádios online não possam matar a curiosidade desse público tão conectado. Sei que no final da canção ele diz: “(…) Quero ouvir uma canção de amor, que fale da minha situação. De quem deixou a segurança de seu mundo por amor”.
Talvez seja isso que sonhamos ou imaginamos. Queremos, às vezes sem saber, ouvir uma canção de Amor (uma palavra amiga, um CONSOLO, uma orientação, uma direção), que fale da minha situação, do que vivo, do que tenho passado, (…), mas não percebo que alguém já havia deixado o conforto e a segurança do seu mundo ao lado do Pai para nos embalar numa nova esperança, num novo sonho, (…).
Trocamos sinais tão claros da presença de Deus em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa vida por coisas que passarão. Desconhecemos esse habitar silencioso de Deus dentro de nós a nos orientar o que fazer ou nos portar. Deixamos de ver a FORTALEZA e a SABEDORIA que surgem nos momentos de aflição; a FÉ passa despercebida quando tudo parece dar errado; não nos PERDOAMOS por coisas do passado, nos falta o ENTENDIMENTO de como voltar a caminhar, a sorrir, a vencer…
Creio que o primeiro passo é estar mais atento a essa canção que é sussurrada em meu peito, portanto ela é uma canção sentida e não ouvida. Uma canção que diz o valor que tenho e de tudo de belo que foi feito por mim.
Cada um que já conheceu o Amor de Deus e TEMEM a ELE, devem se empenhar ainda mais para que outros possam ter a oportunidade de ouvi-LO. Não somos nós que falaremos, cantaremos, sussurraremos, mas a vibração do Reino que já vive no coração de cada um que reconhece Senhorio de Jesus.
Repita e reflita em sua oração de hoje: “Sou amado (a) por Deus. E Ele me quer feliz!”
Um imenso abraço fraterno.





MUNDO ANIMAL


Saiba como estimular a inteligência do seu cão


Seu cão passa o dia inteiro sozinho, sem nada para fazer? Saiba que, dessa forma, você perde um tempo precioso no qual o bicho pode desenvolver o raciocínio para resolver problemas.
No mercado, há brinquedos de vários formatos para estimular a atenção do bicho.
Chamados de dispensadores de alimentos, eles trazem buraquinhos em que a pessoa deve esconder um petisco, e o cão tem de se virar para tirar o alimento de lá, explica consultora comportamental da Cão Cidadão, Alida Gerger.
- O segredo é manter o cão ocupado com brinquedos que têm reforço positivo. O bicho tem interesse em realizar em troca de algo prazeroso.
Há brinquedos que são verdadeiros quebra-cabeças e mantêm o cão entretido por um tempão, completa a treinadora. E o melhor: é possível também fazer os brinquedos em casa.
- Com uma garrafa pet vazia ou com uma caixa de papelão. Você coloca petisco, fecha bem e faz alguns furos. O cão vai aprender que, com patadas ou destruindo a caixa, consegue pegar o quitute.
Ela também indica que, em vez de servir a comida direto no pote, a pessoa coloque em lugares em que o bicho tem de trabalhar pela ração e usar o faro.
Para a veterinária Daniela Ramos, especialista em comportamento animal da USP (Universidade de São Paulo), para que o bicho fique mais atento, a pessoa também deve motivá-lo nas brincadeiras.
- Nessa hora, dê nomes aos objetos, repita inúmeras vezes a palavra e jogue o brinquedo para o bicho pegar. Vai chegar uma hora que ele saberá qual é aquele objeto.
Para que o cachorro tenha um desenvolvimento mental adequado, há também uma nutrição específica a ser fornecida à mãe do animal, enquanto o filhote ainda está na barriga e até que ele complete um ano após vir ao mundo, como explica Aulus Carciofi, professor do departamento de clínica e cirurgia veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal.
- Alguns ácidos graxos, como o ômega 3, presentes em óleos de peixe, são essenciais para o bom desenvolvimento do tecido neurológico e da visão visual do bicho. Indico que a pessoa busque rações industrializadas que tenham o ingrediente.

Fonte: R7






MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia um sábio que não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.

Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso..
ele dizia:

"Nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria".

Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada.
Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.

Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para moagem na usina.
- Quem já viu tamanho destino? - disse ele contrariadamente, enquanto desviava sua parelha e contornava a pedra.

- Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada? E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.

Logo depois, um jovem soldado, veio cantando pela estrada. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra.
Tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento. Ergue-se, sacodiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado uma pedra imensa na estrada. Ele também se afastou, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.

Assim correu o dia. Todos que por alí passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém a tocava.

Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora, e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho. Mas disse a sí mesma:

- Já está quase escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho. E tentou arrastar dalí a pedra.
Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ergueu a caixa.

Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres:
"Esta caixa pertence a quem retirar a pedra."
Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.

A filha do moleiro foi para casa com o coração feliz.

Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se
em torno do local na estrada onde a pedra estava. Revolveram o pó da estrada com os pés, na esperança de encontrar um pedaço de ouro.

Então o sábio falou:
- Meus amigos, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.

A decepção é normalmente o preço da preguiça.


(João Adolfo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário