Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 06/11/2013


Quarta-feira, 06 de novembro de 2013

“A verdade não se impacienta porque é eterna!”  (Rui Barbosa)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,25-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) Bendizemos ao Pai porque, mesmo entre dificuldades e incertezas, todo homem aberto sinceramente à verdade e ao bem comum, pode chegar a descobrir na lei natural escrita em seu coração”. ( (Doc. de Aparecida §123)
Temos colocado durante essa semana que a santidade é uma longa estrada a ser percorrida e como tal, nem sempre tem um percurso fácil ou acessível. Olhando sob esse ângulo, ou seja, pelas dificuldades naturais de se realizar o trajeto, como então não perceber que quanto mais peso levo mais difícil será terminar o caminho? “(…) Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar”.
Precisamos com todas as forças e atenção lutar para que não levemos nada que não nos pertence, pois o mal tem a estranha mania de se agarrar em nós como carrapichos. Quem já andou por uma mata ou terreno baldio deve entender essa situação. Mas que carrapichos são esses?
A vaidade, o medo, a soberba, o orgulho, a arrogância, a prepotência, a indiferença, o ciúme, a inveja, (…) todos eles tem a propriedade de furar as nossas defesas mais sólidas e no nosso coração depositar sua semente. É bem comum vermos capim nascendo em meio a fendas no concreto. Não precisam de muita coisa; precisam apenas de uma fresta.
A bem da verdade me parece que Jesus queria nos alertar é desses apegos indesejáveis que acabam nos acometendo. Não vejo Jesus de fato querendo que famílias se desfizessem, mas que os filhos não decretassem sua permanência no pecado individual e social pela ignorância dos seus pais e de suas tradições.
Jesus queria ofertar um bem maior, mas os medos impregnados pelos anos de violência a aquele povo tampavam os olhos dos mais velhos, que nitidamente, já haviam sofrido muito. A descrença é, portanto comum naquele que muito sofreu e que mesmo hoje vivendo um período de paz, teme revoltar-se (ou mudar).
A revolta proposta por Jesus com o “VEM E SEGUE-ME”; ela era (e é) uma revolução de dentro para fora. O chamado não permitia (ou permite) que outra pessoa responda por ele , recorde então a passagem de Zaqueu, quando Jesus olhando para aquele franzino em cima de uma árvore (Zaqueu), requer uma tomada de decisão pessoal e intransferível.
“(…) Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: ZAQUEU, DESCE DEPRESSA, PORQUE É PRECISO QUE EU FIQUE HOJE EM TUA CASA. ELE DESCEU A TODA A PRESSA E RECEBEU-O ALEGREMENTE “. (Lucas 19, 1-6)
Se a caminhada, como já enfatizamos, será longa, quanto mais peso levo mais complicada será para me manter nela. O peso das coisas que carrego fatalmente ou me farão parar mais vezes ou nos motivará a desistir. Zaqueu tinha tanto por “perder”, mas preferiu perder para ganhar.
Quando erramos jovens nossos pais sabiam por onde andávamos pela cor da roupa que chegávamos em casa e quantas vezes tentamos mentir mas os sinais no corpo denunciavam, inclusive os carrapichos. Mais que nossos pais, Deus sabe por onde andamos e conhece cada um dos carrapichos que tememos retirar. Quem nunca espetou o dedo tentando arrancá-los?
Deixa hoje Deus tirar o que não é necessário.
Receba essa mensagem de Deus em seu coração.
Um imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES


Quais foram as últimas datas do fim do mundo?


O mundo esteve prestes a acabar muitas vezes ao longo dos últimos anos. Felizmente, ainda estamos aqui para poder ler sobre as mais famosas profecias do fim do mundo.


1- Há muitos anos a imprensa já divulgava as previsões do apocalipse. Em 1840, o norte-americano William Miller começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo voltaria. Ele contou que o homem poderia esperar grandes incêndios entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844.

Nesse caso, as previsões não se concretizaram, mas o epsódio acabou dando origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia.


2 - Mais recentemente, em 1910, o cometa Halley foi apontado como sendo o protagonista do fim do mundo.

Em 1881, um astrônomo descobriu que a cauda dos cometas têm um gás mortal, chamado de cianogênio. Depois disso, alguém notou que a Terra passaria próxima à cauda do cometa Halley em 1910. Isso foi o que bastou para que as pessoas entrassem em crise, dizendo que todos morreriam envenenadas pelo gás tóxico.

O que aconteceu, no fim das contas, foi uma explicação de cientistas dizendo que não havia motivos para temer a passagem do cometa.


3 - Já em maio de 1980, o fundador da Coalizão Cristã, Pat Robertson, afirmou em rede de televisão que o fim do mundo aconteceria em 1982. Também nesse caso, nada aconteceu!


4 - Em 1997, foi a vez do cometa Hale-Bopp estabelecer o pânico na Terra. Rumores de que uma nave alienígena estava seguindo o cometa até à Terra foram divulgados no mundo todo.

As pessoas diziam que a nave estava sendo escondida pela Nasa. A história levou à criação de uma seita chamada “Heaven’s Gate”, que acreditava que o mundo acabaria. No dia 26 de março de 1997, 39 membros do grupo foram levados a um rancho no meio do deserto para cometer suicídio. Essas pessoas acreditavam que suas almas seriam levadas pelos alienígenas. Um triste fim para uma mentira.


5 – Em 1999, as previsões de Michel Nostredame, conhecido como Nostradamus, que diziam que no sétimo mês do ano 1999 viria do céu o grande rei do terror, também criaram um certo desespero. Muitos devotos de Nustradamus acreditaram que o mundo realmente iria acabar.


6 – Em janeiro de 2000, na chamada virada do milênio, as pessoas também foram tomadas por uma insegurança. A previsão também dizia que, nesse primeiro dia de janeiro, muitos computadores não conseguiriam funcionar por não verem a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900.

Informações de que blecautes e um holocausto nuclear iriam acontecer tomaram conta do mundo. A venda de armas cresceu nesse período e muitas pessoas se preparam para os problemas que estavam por vir. Felizmente, mais uma vez, a profecia não aconteceu e o ano novo começou normalmente.


7 – Em 2008, o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, começou a pregar o fim do mundo, levando centenas de milhares de pessoas a morte a partir de 2006. O pastor afirmava que a existência humana viveria um período de trevas e que os Estados Unidos sofreriam um sério colapso. Mais uma vez, nada aconteceu!


8 - Em 21 de dezembro de 2012 estava programado o fim do mundo, data essa que marcava o fim do calendário Maia. A Teoria Maia era que eventos terríveis, como a colisão de meteoros e planetas com a Terra, aconteceriam neste ano.


9 - A última data do fim do mundo foi em 16 de janeiro de 2013. Segundo o geofísico Joseph Jankowski,a rotação do planeta estava desacelerando rapidamente e de acordo com os cálculos do cientista, o mundo iria parar nessa data desencadeando uma séria de catástrofes mundiais.

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-foram-as-ultimas-datas-do-fim-do-mundo.html





MOMENTO DE REFLEXÃO

Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar.
Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
Se você não pode conquistar algo importante hoje, conquiste algo menor.
Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
Continue em frente.
O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente.
O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo.
É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
Então, continue em frente.
Não desperdice a chance que você mesmo criou.
Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
Pode não ser muito mas fará com que você continue no jogo.
Caminhe rápido enquanto puder.
Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando.
E você conseguirá alcançar suas metas...
Realizar seus planos, sonhos...
Portanto, não desista, nunca!
E lembre-se que sua capacidade de continuar vem unicamente de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário