Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 28/11/2013



Quinta-feira, 28 de novembro de 2013

" Comece fazendo o que é necessário, depois faça o que é possível e de repente você  acabará fazendo o impossível.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,20-28


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Ontem enfatizávamos o LEVANTAR e CONTINUAR e hoje, após uma mensagem tão direta sobre o futuro do povo de Jerusalém, Ele diz para eles e para nós “(…) FIQUEM FIRMES E DE CABEÇA ERGUIDA, POIS LOGO VOCÊS SERÃO SALVOS”. Além de mim e de você quem hoje precisaria ouvir essa mensagem?
Sempre enfatizo a dificuldade que temos de  encarar o futuro sem medo, da nossa facilidade em conjugar na prática verbos no futuro e no gerúndio, pois sempre “serei” ou “tentando”, e do nosso empenho (ou falta dele) pessoal em fazer render as moedas. Hoje, às portas do Advento, momento propício para reconciliação, escuta e principalmente da auto-reflexão, o que penso em fazer?.
Talvez nessa auto-reflexão venha a nosso pensamento desastres naturais, situações difíceis ou até mesmo pessoas que nos prejudicaram, mas o que deve nortear a nossa auto-análise é o quanto me preocupei por coisas futuras e esqueci do presente. O futuro depende das atitudes que tomo hoje e não ao contrário. Muita gente espera o fim, pois parece que ele de fato chegou a vida delas.
Reparemos que por trás dessas últimas passagens tão apocalípticas, Jesus apresenta uma mensagem que denota sempre um recomeço. Esse novo START é dado a partir de uma atitude, uma fagulha, uma faísca dentro de cada um de nós. Nossa vida tende a INÉRCIA se não ficarmos monitorando-a. Repare que se fosse de nossa própria vontade, ao chegar cansados do trabalho, tomaríamos um banho e relaxaríamos (até dormiríamos) no sofá. Mas algo nos inquieta, nos move, que pode ser um coração que pulsa; um pensamento caridoso, um gesto fraterno… É essa fagulha gerada pelo Espírito Santo que nos lança ao desconhecido, longe da nossa zona de conforto, mas ainda mais próximo de Deus e daqueles que mais precisam.
O mundo não acabou, por que desistir? Como Fabio de Melo canta “há sempre motivos pra recomeçar”.
Como explicar o empenho de um casal no interior de Sergipe que tem cerca de 30 filhos adotivos? Como entender a olhos humanos o gesto de João Paulo II ao ir à prisão e perdoar aquele que desejou sua morte mesmo ainda sentindo as dores do tiro que levou? Como dizer não a alguém que procura nosso ombro pra chorar? Como negar um conselho?
“(…) Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera – não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder”. (Tiago 1, 22-25)
Irmãos! O advento que se aproxima, ele é um momento propício para oração. Através dela conseguimos remover ou transpor problemas do tamanho de montanhas. Por meio dela nos tornamos íntimos do projeto do Pai e só assim, não conseguiremos mais fechar os olhos e ouvidos… Passamos a captar a direção divina, pois nosso pensamento não se afasta tão facilmente. Talvez seja isso que deveríamos fazer, não somente durante os grandes problemas, mas sim, rotineiramente.
Um imenso abraço fraterno.




MUNDO ANIMAL


Preparando os animais para a chegada do bebê


Quem possui algum animalzinho em casa sabe: eles são praticamente como pessoas dentro da família. Por isso, nada mais justo que sejam preparados para o grande momento: a chegada do bebê ao lar.
A maior parte dos cães e gatos aceitam bem a entrada de um novo membro no núcleo familiar. “O importante é manter a rotina de cuidados, como banhos, alimentação e passeios, para que o animal perceba que o bebê não vai ameaçar o seu espaço”, ensina o médico veterinário João Carlos Colombro, proprietário do Pet Hotel Dog Life.
Segundo ele, a adaptação deve começar cerca de 30 dias antes do nascimento. Os objetos do bebê, como o berço, carrinho e brinquedos, devem ser mostrados ao animal para que ele se acostume com os cheiros e sons. “Vale até comprar uma boneca que chora para ver qual a reação dele diante desse novo som”, afirma. Se for positiva, ofereça um petisco, para que ele assimile isso como algo bom.
Uma vez que o bebê já tenha nascido, é importante colocar algumas peças de roupas ou fraldas para o animal cheirar. “Principalmente para os cães, que são regidos pelo olfato, esse é um passo fundamental para apresentar o bebê”, diz. Para evitar acidentes, nunca deixe o bebê sozinho com o animal.
A partir daí, é uma questão de observar a reação do animal. Fazer xixi ou coco pela casa, rosnados, olhares fixos e corpo ou cauda tensos indicam que os donos vão precisar de um pouco mais de paciência. Com gatos, que são mais territorialistas, também é válido pensar em castração. “Isso vai diminuir a agressividade natural deles”, explica o veterinário.
A maior parte dos animais, no entanto, encara muito bem a chegada do bebê. “O instinto animal aceita tudo o que é novo de forma positiva”, explica Colombo. Vale dizer que crianças que crescem com animais de estimação possuem um senso maior de responsabilidade e crescem mais confiantes em si mesmas – mais um ganho que os animaizinhos trazem para o lar.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma nova reflexão, um novo tempo, novas perguntas para velhas questões...o que fazer ao descobrir que tem pouco tempo de vida? se atirar ao desespero e quem sabe acelerar o prazo, ou viver intensamente cada minuto, livre das amarras, dos preconceitos que nós mesmos criamos...
 O que fazer ao descobrir que sofreu uma traição, dessas inesperadas, que atacam a alma profundamente?
Fazer um drama maior e provocar uma desgraça, ou quem sabe descobrir que seus olhos estavam fechados, e a partir de agora, abrir-se para a vida, e descobrir novas oportunidades de ser feliz...
O que fazer diante do desemprego crônico? afundar-se nas dívidas e na depressão, ou encontrar uma nova ocupação, ser dono do seu próprio negócio, mesmo que seja minúsculo como essa formiga que passa, mas descobrir à alegria de prosperar...

O tempo passa, as pessoas passam, as ideias também, por isso, não se fixe no que passou, nem dê tanta importância para as pequenas desgraças, para os tormentos diários, ligue sim para a alegria, preste atenção na beleza da vida, essas emoções são eternas e valem o dia, viva!
Tudo tem no mínimo dois lados, e como você tem dois olhos, use um deles, para ver o que há de bom na vida,  e, em pouco tempo, seus olhos serão faróis, que guiarão a sua vida rumo ao eterno, e o eterno é o amor, e você é amor, fruto da Luz, e merece ser ABSOLUTAMENTE FELIZ!

Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário