Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 24/09/2013


Terça-feira, 24 de setembro de 2013

​“O bom vencedor é aquele que planeja seus passos sem pisar em ninguém.”


EVANGELHO DE HOJE
Lc 8,19-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) Existem muitas pessoas que querem demonstrar-se religiosas, mostrar a todos que participam da vida da Igreja e têm amizade com o clero e até usam dos cargos e funções sociais para conseguir isso. Porém, essas pessoas querem apenas se promover, não querem nenhum compromisso com o Evangelho e com o Reino de Deus. A atitude de Jesus nos mostra quem é importante para ele: aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, aquele que é capaz de amar, perdoar, partilhar, acolher, socorrer, consolar, compreender, ensinar, comprometer-se, doar-se, reunir, celebrar, orar, ser feliz com os que são felizes, chorar com os que choram, são empáticos, solidários, vivem o amor de Deus”. (site da CNBB)
Se partirmos das reflexões propostas pelo parágrafo acima teríamos muitas laudas para escrever e debater, mas a grande proposta da reflexão acima esta em nos perguntar quais são os motivos que me levam a realizar, eu trabalho comunitário? Se tenho uma vocação pessoal, um serviço pastoral, qual é o foco desse serviço: as pessoas ou a mim mesmo?
Muita gente realiza trabalhos que chamam de assistenciais ou de caridade que pelo gesto é realmente uma grande ação, mas de fato são de caridade? Obras de amor são pagas com o sorriso das pessoas, com a alegria delas, com a promoção a uma condição melhor de vida. Se o que faço visa que me vejam ou busco nessas obras ganhar pontos com Deus, creio que minha missão anda de “FREIO DE MÃO PUXADO”.
Quando uso essa expressão é para deixar claro que o gesto é válido e bem recebido por Deus, mas como qualquer ação ou projeto precisa ser avaliado de tempos em tempos, precisamos nos atentar aos motivos desse nosso empenho.
Muita gente faz lindos trabalhos dentro de suas comunidades ao ponto de viverem quase dentro de suas igrejas de segunda a domingo, mas escondem por trás de uma linda determinação MECANISMOS DE FUGA OU DE DEFESA. Quem nunca ouviu a expressão: fulano (a) é o dono da igreja!? Quantas pessoas conhecemos que se não tem um cargo de coordenação somem de nossas comunidades? Esse é o foco da missão cristã? Ter cargos e locais de destaque?
Começamos a semana com uma profunda reflexão a todos que perdem o foco de suas ações em nome de Deus colocando seus quereres e imaturidades a frente do projeto maior. A primeira leitura de domingo assim dizia:
“(…) Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor”. (Isaias 55,8)
Nenhum trabalho que tenha foco nas pessoas deve ser conduzido por quem não tem maturidade sob o risco de tentar se alto promover ao invés de “esconder da mão esquerda o que a direita fez”. Pessoas imaturas e inconsistentes precisam ser amparadas por pessoas mais sóbrias e sensíveis a ação do Espírito Santo. Obras de caridade não são de caridade se desejo algo de Deus em troca!
“(…) Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam”.
Um imenso abraço fraterno




VIDA SAUDÁVEL
Dra. Ana Escobar


Tomar leite depois das refeições faz mal para a saúde?


Muita gente não toma leite depois do almoço ou do jantar, com medo de fazer mal. Será que há alguma razão para isso?
Entenda: nosso organismo necessita de ferro para produzir os glóbulos vermelhos, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte do oxigênio. Se comemos alimentos com baixo teor de ferro, desenvolvemos um tipo muito comum de anemia chamada de anemia ferropriva ou anemia por deficiência de ferro.

Quais são os alimentos ricos em ferro?

O ferro está presente na carne, em geral na carne vermelha; em verduras, especialmente naquelas bem “verdes“ como espinafre, couve, rúcula ou agrião, por exemplo. E no feijão de todo dia, uma fonte importante de ferro para os brasileiros. Portanto, podemos ver que ingerimos ferro principalmente na hora no almoço ou do jantar. Afinal, quase ninguém come espinafre ou rúcula no lanche, não é mesmo?
Alguns nutrientes facilitam a absorção do ferro, isto é, ajudam o ferro a sair do intestino e entrar no sangue. A vitamina C é um exemplo. Por isso, o suco de laranja ou a limonada fresquinhos são boas dicas para acompanhar as grandes refeições.
Por outro lado, outros nutrientes podem “atrapalhar” a absorção do ferro. Um deles é o cálcio, presente no leite. Isso mesmo!! O cálcio dificulta a entrada de ferro no sangue.
Por isso muitos entendem que tomar leite depois do almoço ou jantar “faz mal”. Mal não faz. A única coisa que acontece é que a quantidade de ferro absorvida pode ser um pouco menor. Portanto, pessoas com anemia, crianças em fase de crescimento ou gestantes devem evitar tomar leite depois ou junto com as refeições, pois este é um momento em que o organismo precisa de todo o ferro disponível. Não dá para desperdiçar!
Ferro e cálcio são dois nutrientes fundamentais para nossa saúde. Mas ingeri-los juntos pode não ser uma boa ideia!
Saúde!



MOMENTO DE REFLEXÃO


São Bento e Santa Escolástica eram irmãos gêmeos e muito amigos. Quando ele se tornou monge, e ela irmã contemplativa, os dois passaram a se encontrar apenas uma vez por ano. Isso não por causa da distância, pois os dois conventos eram próximos um do outro, mas devido ao regulamento da vida contemplativa na época.
Nos encontros que tinham, os dois aproveitavam para rezar juntos e dialogar sobre a vida espiritual. Num desses encontros, que aconteceu à noite, na casa dela, quando Bento quis ir embora, Escolástica pediu-lhe que ficasse mais um pouco, pois ela ainda queria conversar com ele sobre outras coisas da vida com Deus.
Bento, além de recusar, chamou a atenção da irmã, que queria levá-lo a desobedecer às regras monásticas.
Nesse momento, Escolástica rezou, pedindo a ajuda de seu melhor amigo, Jesus Cristo. No mesmo instante o céu se fechou e caiu uma forte tempestade, com raios, ventos e muita chuva. Bento nem pôde ir embora naquela noite. Teve de pousar no mosteiro da irmã.
Certamente, quando viu a tempestade, Escolástica pensou: “Viu? Você é meu irmão e meu amigo, mas eu tenho outro amigo que me ama muito mais que você”.
Três dias depois, dia 10 de fevereiro do ano 547, Santa Escolástica morreu. E no mesmo ano, dia onze de julho, Bento também falecia.
Agora sim, os dois estão eternamente juntos e felizes no Céu, e podem erguer a Deus os mais belos hinos.
Deus é Senhor do tempo e é nosso Pai muito amoroso. Quando estamos com ele, tudo concorre para o nosso bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário