Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 11/09/2013


Quarta-feira, 11 de setembro de 2013


"Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma." (Mateo Alemán)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6, 20-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que nosso município cresceu? Será que nosso bairro aumentou? Pois por onde andam as pessoas que um dia estiveram do lado de cá e agora, inexplicavelmente sumiram? Vieram agora em minha mente tantas pessoas, onde será que estão? O que estão fazendo?
Alguns casaram e constituíram família; outros constituíram família e ainda não casaram; alguns falaram de Deus com tamanha propriedade, mas hoje não se ouve mais a sua voz; alguns cantaram louvores e glória, mas hoje, usam sua voz profissionalmente em bares, fazendo shows, (…); alguns notaram que Deus os chamava para zelar pelos seus na política, em coordenações, em chefias, mas esqueceram de zelar por si e sumiram. Mas uma coisa todos eles ainda são: Filhos bem amados de Deus.
Uma colega me apresentou um livro de sabedoria oriental que era composto de duas páginas: Uma para ser lida nos momentos de máxima alegria e outra nos momentos de máxima solidão ou tristeza. Ambas as páginas tinham um fim em comum. Tanto alegria como tristeza “uma hora passam” e também voltam.
“(…) E isto, para que ninguém fique abalado em meio às tribulações presentes. Aliás, vós mesmos sabeis que somos destinados a esses sofrimentos e, quando estávamos entre vós, vos predizíamos que iríamos ter dificuldades, como de fato aconteceu, bem o sabeis”. (I Tessalonicenses 3, 3-4)

Somos de fato reflexo do que passamos ou enfrentamos, de onde e como construímos nossa fé, nossa esperança; de como lidei com aquilo que tenho e o que eu gostaria de ter, de como me relacionei com a situação do TER e SER e de como respondemos a alegria e a tristeza que nos assolam, pois esses “sobes e desces” em nossa vida são comuns. Vejamos no evangelho de hoje, em um momento Jesus enaltece a fidelidade dos humildes; em outro, Ele avisa sobre a tristeza dos que se afastam por motivos que não valem a pena.
Muitos irmãos ainda se encontram afastados de nossa comunidade, grupo, paróquia, (…) por tantos motivos coerentes, mas outros motivos não são. Alguns dizem que nunca foram visitados (que é verdade), outros por ter se decepcionado com alguma liderança, um padre ou irmão de caminhada (que também é verdade); por ter tomado “um não” a um serviço ou por uma idéia não ter sido acolhida (verdade); pela indiferença das pessoas quanto aos seus problemas particulares, (…); mas temos também que nos questionar:
ONDE É QUE DEUS ERROU EM SUA (NOSSA) VIDA?
JUSTIFICA FICAR LONGE DE DEUS?
MINHA MÁGOA JUSTIFICA ME AFASTAR DOS MANDAMENTOS?
POR QUE AINDA NÃO VOLTEI?
Estou esperando a novela acabar para voltar? Estou esperando alguém me visitar para reavivar essa chama que Ele me deu? Estou esperando por em ordem meus sacramentos para poder voltar? De fato, ainda não entendemos esse evangelho. “(…) Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês; Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura; Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir”.
A segunda metade do evangelho é para nós que estamos de pé e não para quem se afastou, pois somos ricos de graças, Temos a consciência que Deus nos farta de bênçãos e nos faz sorrir mesmo nas dificuldades. É um alerta para que cada vez mais tenhamos zelo; que entendamos dia a dia que os mandamentos não são pesados, mas requerem vigilância e humildade.
“(…) Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”? (I João 5, 3-5)
Levanta meu irmão! Volta para casa!
Um imenso abraço fraterno



CURIOSIDADES

Você sabia?


01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.


02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.


03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.


04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.


05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.


06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.


07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.


08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.


09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.


10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).


Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-curiosas-8.html



MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, na antiguidade, um homem cristão, solteiro, que não conseguia dominar a sua língua. Vivia falando mal dos outros, fazendo fofocas e inventando mentiras. Por mais que ele se esforçava, não conseguia dominar-se.

Um dia, ele tomou uma decisão radical: Saiu de casa, sem dizer para onde ia, e sumiu no mundo.

Em uma região muito distante da sua terra, procurou um mosteiro e pediu para ser admitido como monge. Mas tudo por gestos, pois se fingia de mudo. Dizia, por gestos, que não queria outra coisa a não ser rezar e trabalhar. Foi admitido.

Viveu durante trinta anos assim. Era o monge exemplar, mas mudo.

Quando estava bem velhinho e perto da morte, um dia, para surpresa de todos, ele começou a falar e contou a sua história. A família veio e o acompanhou em seus últimos dias de vida.

Não precisamos chegar a tanto, mas compensa fazer de tudo para não pecar e não dar contra testemunho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário