Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 21/09/2013


Sábado, 21 de setembro de 2013
São Mateus Apóstolo

“Deus tem estradas onde o mundo não tem caminhos.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,9-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!

Será que um olhar pode mudar a nossa vida? O que um olhar diferenciado pode fazer na vida de quem perdeu a esperança, de um jovem, de uma comunidade?
De fato não temos a convicta certeza que logo após o olhar de Jesus, Levi mudou de vida, mas é fato que mudou. Esse olhar compenetrado e convicto de Jesus era muito mais que um cartão de visita e sim a chave que rompia o lacre de um coração que aguardava ansioso uma chance para amar algo.
Creio que Levi, que virou Mateus, já tinha ouvido falar daquele homem de Nazaré e de seus prodígios, mas como Zaqueu, não esperava que Ele tivesse tempo e disposição para mudar a sua vida. A aproximação de Jesus deve ter gerado uma tremenda angústia em alguém que se acostumou a ser odiado pelas pessoas. Ninguém o viu com bons olhos imagine dar-lhe uma chance.
Aquele que ninguém acreditava, Deus percebeu! Onde apenas viam o pecado, Jesus viu uma grande possibilidade.
“(…) Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. MAS ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor“. (Romanos 5, 20-21)
Alguém com o destino já “traçado” resolve, mediante a um olhar, rever seus planos.
Quando lançamos o olhar de Jesus sobre os que nos cercam podemos de fato ver o que ninguém vê ou não quer ver. O mundo vê jovens desmotivados para as coisas da igreja; os olhos de Jesus acreditam ainda no engajamento comprometido.
Nossas igrejas, pastorais e movimentos aos poucos envelhecem, pois negamos ter o olhar de Jesus que cative os mais jovens. Não adianta culpar a internet, as lan-houses, os bailes funk, a televisão pela falta de oportunidades que NÃO DAMOS ao protagonísmo juvenil. O jovem não fica na igreja que o quer velho e triste… Normalmente antes dele se apaixonar pelo rosário e pela oração ele se encanta pelo violão, pela bateria, pelos retiros, pelos amigos, pela atenção…
Mateus foi o primeiro a colocar no papel todo o aprendizado de Jesus a qual chamou de Evangelho. Relatos dizem que Bartolomeu quando saiu a levar a Boa Nova pela Índia levou uma cópia dele. Aquele que não tinha chance foi um dos grandes divulgadores e é somente no Evangelho que leva sua assinatura que vemos talvez a real sensação de como Jesus mudou a sua vida.
“(…) O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda SEMELHANTE A UM NEGOCIANTE que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta“. (Mateus 13, 44-48)
Quem será esse negociante que resolveu vender tudo que tinha por ter encontrado uma pérola de grande valor?
São Mateus, rogai por nós! Abre nossos olhos para ver o que Jesus deseja que vejamos nos irmãos!
Um imenso abraço fraterno



CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida


Faça batatas bem macias
Corte as batatas e deixe por 30 minutos no freezer ou congelador antes de fritá-las.

Remova manchas de jabuticaba
Esfregue sobre a mancha um pano embebido em água oxigenada. Enxagüe com água limpa.

Molho de tomate sem acidez

Ao preparar o molho junte todos os temperos e acrescente uma pitada de açúcar ou alguns pedaços de batata ou cenoura durante o cozimento.

Para não entupir a válvula da panela de pressão
Passe óleo na tampa da panela por dentro para que a espuma que se formará não vaze pela válvula de segurança.

Para remover vinco de calça
Aplique gelo no vinco ou barra de calça e passe com ferro bem quente.

Não deixe o ovo grudar na frigideira ao fritar
Salpique um pouco de sal no óleo, no início da fritura.

Umidade dentro dos armários
Evite. Faça pequenos saquinhos de renda ou material vazado e pendure cheios de pedaços de giz.

Para manchas de roupas desaparecerem
Aplique uma mistura de quatro limões em água na peça manchada, deixe de molho por 12 horas. Lave normalmente depois.

Para limpeza de cromados
Aplique um pano umedecido com amônia.

Remova o cheiro de peixe das mãos
Lave as mãos com sal e água.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um homem estava viajando a pé numa região deserta, e se perdeu.
Depois que tinha bebido toda a água do seu corote, devido ao sol e ao calor, veio a sede. E agora? Onde encontrar água para beber? Ficou preocupado.
Quando já estava quase desfalecendo, viu uma casa velha abandonada. Contornando-a, deparou-se, no fundo, com uma cisterna bem funda. Dava para ele ver a água lá embaixo.
Havia uma bomba à manivela, e um cano que descia até a água. Mais que depressa, o homem girou a manivela. Mas não veio água!
Olhando de lado, ele viu uma garrafa cheia de água. Mas, grudado nela havia um bilhete que dizia: “Destarrache a porca do cano e despeje toda esta água nele.
Depois gire a manivela, que a água subirá”. Vendo aquela bomba enferrujada, o homem duvidou. Será que vai sair água mesmo? Não seria melhor eu tomar esta água da garrafa, para matar a minha sede?
Mas logo pensou: E se passar outro por aqui, na mesma situação minha, não vai ter esta água para despejar no cano. E decidiu: Despejou toda a água no cano. Em seguida, foi só girar a manivela, pronto, a água subiu em abundância.
Ele bebeu à vontade, encheu novamente a garrafa, encheu o seu corote e continuou a viagem.
Quem tem a Água Viva da graça, pensa nos outros. Nós não podemos pensar só em nós mesmos, esquecendo-nos do nosso próximo. Mesmo arriscando, é bom pensar no outro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário