Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 10/09/2013


Terça-feira, 10 de setembro de 2013


A função da fé é lhe permitir acreditar naquilo que sua inteligência rejeita.(Luiz Fernando Veríssimo)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,12-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Hoje é dia do Santo Padroeiro do meu irmão Thadeu.
São Judas Tadeu, filho de Cleófas (Alfeu), conhecido também como irmão de Tiago, era primo-irmão de Jesus, ou seja, seu pai era irmão de São José, pai adotivo de Jesus. Sua família parecia ser muito próxima a Jesus, algo, creio eu, muito além do parentesco.
Seu pai, segundo historiadores, provavelmente era um dos discípulos de que caminhavam para Emaús; a mãe dele também provavelmente era uma das “Marias” que acompanhavam de perto Jesus durante o calvário e Simão, seu irmão também foi um dos discípulos.
Gostaria que ressaltar que Jesus era primo de Judas. Alguém do convívio próximo que talvez tenha crescido junto com ele. Alguém que no inicio da sua pregação, questionavam quem era “aquele” ou “não é o filho do carpinteiro”, a família de Judas Tadeu já acreditava e punha assim por terra a idéia que “santo de casa não faz milagres”.
Um dia fui indagado por um colega de trabalho o porquê Jesus fora àquele casamento em Caná da Galileia. Segundo relatos de estudiosos em história judaica, aquele era o próprio casamento de Judas, ou seja, Judas era o noivo que ficaria sem vinho (alguns dizem que poderia ser o de Simão). Caso seja verdade a hipótese, isso denota muito proximidade a alguém que Jesus, mais tarde escolheu para ser seu discípulo.
Muito mais que o “santo das causas impossíveis” ou dos “casos mais desesperados”, São Judas Tadeu representa um laço familiar um tanto que esquecido na nossa sociedade. Como podemos notar, não somente sua pessoa acreditava ou procurava estar perto de Jesus. É muito clara a presença de seus irmãos, pai e mãe também na caminhada, sendo isso pouco comum nos dias de hoje.
São Judas deve ter uma dura lida no seu dia. Imagino o número de pedidos impossíveis e “desesperados” sendo feito hoje (…)
Imagino muitos lares às 19 ou 20 horas… O filho na rua medindo o tamanho do meio fio (pra não dizer que não esta fazendo nada) ou jogando na LAN HOUSE, a filha no Orkut, o pai sentado no sofá assistindo jornal e a mãe na igreja rezando por eles. E nas dificuldades que possam ocorrer, a santa mãe novamente será a “única” culpada, pois não parava em casa… (hunf!)
“(…) Recorda-lhes isto, para que sejam irrepreensíveis. Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”  (I Timóteo 5,7-8).
Imagino em muitos bares… Muitos pais de família enchendo a cara, pondo a culpa no chefe pelo salário que tem, por não ter o carro, a casa, a vida, (…) que merece e que chega em casa tonto, brigando com os filhos, batendo na mulher e procurando pelo filho que esta no grupo de oração, na catequese, na crisma, pedindo a Deus força para libertar seu pai.
“(…) Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira”.  (Hebreus 12, 15)
Imagino nos estádios… Uma porção de homens barbados (risos) pedindo pelo flamengo (padroeiro do time), que consiga conquistar o “caneco”; que ele o defenda da torcida “inimiga” e que ele me perdoe por sair de casa pensando besteira enquanto não tenho o mesmo amor e empenho por minha família, meu trabalho, minha vida…
Vamos apresentar esses “pedidos” acima à machadinha da imagem de São Judas (risos). Vamos pedir sua intercessão e seu exemplo familiar para todos nossos lares, pois talvez seja essas as “causas mais desesperadas” do momento.
São Judas, rogai por nós!
Um imenso abraço fraterno.



VIDA SAUDÁVEL


Ter fé pode ajudar sua saúde?


Ter fé é muito mais do que simplesmente “acreditar”! Ter fé é acreditar com plena convicção. Todas as religiões pregam a importância de se acreditar positivamente e com convicção. Por isso, ter fé é ter esperança. E ter esperança com certeza absoluta nos ajuda muito em momentos frágeis, principalmente quando temos que enfrentar uma doença.

Nosso organismo funciona harmoniosamente. Cada sistema tem sua função específica. O respiratório traz o oxigênio para o sangue; o coração impulsiona o sangue e permite que todas as células “respirem”! O sistema digestório nutre, o locomotor nos permite andar por todos os lugares e os órgãos dos sentidos como a visão nos permitem enxergar todas as cores deste mundo! Um pequeno exemplo da “mágica” que é a vida. Todos nossos órgãos e sistemas são igualmente importantes. Um depende do trabalho do outro. E o “comandante” de tudo isso é o cérebro, que organiza absolutamente tudo. A ciência já pesquisou e descobriu muitas coisas importantes sobre o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Mas ainda falta muito para ser esclarecido. Muita coisa mesmo.

Fé e ciência andam juntas! Estudos científicos atuais demonstram que pessoas que tem fé tem mais chance de enfrentar positivamente as doenças. Inclusive doenças mais graves como o câncer, por exemplo. Muito possivelmente o cérebro e o sistema imunológico de pessoas que tem fé são estimulados de forma positiva, produzindo defesas mais eficazes e produtivas.

O pensamento positivo, com fé, com esperança e com a certeza de que tudo vai dar certo é fundamental em todos os momentos da vida! Tenha fé e acredite sempre! Bom para o corpo e melhor ainda para a alma!



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um menininho ia ser operado do coração. O médico chegou para ele e disse: “Amanhã de manhã eu vou abrir o seu coraçãozinho para consertar alguma coisa”.

A criança perguntou: “O senhor vai encontrar-se com Jesus?” Isso porque a mãe sempre lhe dizia que Jesus está no nosso coração.

O médico ficou surpreso e sem saber o que responder. E descartou dizendo: “Depois eu lhe direi se encontrei ou não Jesus”.

Em casa, o médico pensou: Encontrar-se com Jesus! Bem uma criança inocente vem me dizer isso! Eu não posso continuar nesta vida suja que levo... E não conseguia dormir.

Tarde da noite, ele fez a seguinte oração: “Jesus, decidi. Vou deixar essa vida porca que levo e voltar a ser aquele cristão que eu era antes”. Depois desta oração, veio-lhe um sono tranquilo e gostoso, que há tempo não tinha.

Após a cirurgia, logo que a criança acordou, perguntou a ele: “O senhor encontrou-se com Jesus?” “Sim”, disse o médico. E acariciou o menino, escolhido por Deus para ser instrumento de sua conversão.

Deus é criativo e usa as formas mais originais para nos convidar à conversão. Quem é de Deus ouve a sua Palavra, que chega a nós de mil maneiras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário