Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/09/2013


Sexta-feira, 06 de setembro de 2013

A paciência torna as coisas bonitas no tempo certo. Através da paciência as coisas acontecem de repente.




EVANGELHO DE HOJE
Lc 5,33-39


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem". 34Jesus, porém, lhes disse: "Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão".
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
É preciso ter uma coisa bem clara: Nossa igreja tem o bom dos dois mundos. Ela é tem o NOVO é o VELHO. Novo e velho não são somente as pessoas mais velhas ou idosas e os jovens e sim, a tradição e o mover do Espírito.
Temos jovens bem velhos e idosos muito joviais; temos uma nova safra de jovens, que até mais cedo que nós, já passou por bancos de faculdade e outros tantos, que apressaram seu amadurecimento, já são pais e mães de família, mas a maioria gritante das nossas comunidades é formada por cristãos velhos e remendados.
Sim! SOMOS NA MAIORIA PANOS VELHOS COM REMENDOS NOVOS! Na verdade é isso que somos, pois apesar de estarmos sempre com Jesus em nosso coração, não conseguimos abandonar por completo o homem (mulher) velho (a).
Alguns questionamentos para nossa reflexão: Se sou novo por que ainda sou ranzinza? Se Deus mudou a minha vida, por que ainda me apego ao rancor, a raiva, a alimentar a vingança? “(…) Vinho novo deve ser posto em odres novos”.
Ano passado uma pessoa, a quem eu tenho um bem muito grande, fez uma breve síntese do que aprendeu lendo o Livro CARTA ENTRE AMIGOS do padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita que cabe muito bem a esse contexto:
Precisamos parar de deixar que os dias sejam sempre os mesmos, acordar e agradecer a Deus pelo amanhã que se levanta. Amar, se doar, sem exigir dos outros e só assim descobrir que o amor esconde outro universo;
“Não podemos mais admitir que o discurso religioso continue sendo usado de maneira tão equivocada e absurda”.
É preciso amar sem reparar demais nos defeitos, exaltar nas pessoas que amamos o que ela tem de melhor e com o tempo ocultar seus defeitos.
É preciso sonhar e ser realista; As emoções começam a ganhar mais valor do que a razão, talvez pela falta de sonhos, mas nem por isso devemos desistir de sonhar;
Devemos sempre ter a coragem de seguir em frente. (lembrei do evangelho de quarta feira)
Nós nos tornamos pessoas melhores quando vivenciamos relações verdadeiras;
Precisamos dançar no ritmo a música que escolhi;
Preciso refletir mais. Pessoas amam errado, vivem errado por falta de reflexão. “Uma boa reflexão pode mudar o rumo de uma vida”.
Pessoas vão atrás do que esta distante e sempre se esquecem de viver o que esta debaixo de seus pés!
Uma pessoa triste com certeza ficará menos triste ao estar ao lado de pessoas felizes;
Redimir é gesto de quem é nobre. Preciso ter um tempo para me empenhar em retirar o outro de situação desfavorável e elevá-lo.
Em suma  eles queria dizer que: “(…) A viagem começa no momento em que decidimos ir. A beleza que nos espera já se antecipa no desejo que nos faz arrumar as malas. Eu decidi viver assim. As malas estão sempre prontas. Quando eu percebo que a vida me chama, não penso duas vezes. Eu vou. Venha comigo” (Pe. Fábio de Melo)
Se preciso investir em algo para toda vida que seja numa roupa nova e não nos retalhos.
“(…) Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”. (Mateus 6, 20-21)
Três anos atrás começamos a escrever e postar nossas reflexões. A idéia surgiu de manter nossa fidelidade através do estudo e reflexão diária do evangelho e posso dizer que Deus me amadureceu muito esses três anos. Entramos hoje no ano IV (risos). Vamos lá! Feliz aniversário para esse trabalho de Deus!
Um imenso abraço fraterno



DICA DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


O que é o transtorno bipolar?


Há dias em que estamos especialmente alegres. Por muitas razões como, por exemplo, ir bem em uma prova difícil, receber um presente inesperado, começar um namoro com paixão, ganhar a final do campeonato... enfim... muitas causas. Em compensação, em outros dias, estamos mais fechados, em silêncio, sem muita vontade de conversar, chateados com alguma situação que nos preocupa. Com ou sem motivos, oscilações de humor fazem parte do dia a dia de todo mundo.
Porém, algumas pessoas variam o humor exageradamente e sem nenhuma causa aparente. Passam da depressão para a extrema euforia (que na medicina, chamamos também de mania) e vice-versa.
Na fase de mania, o bom humor é contagiante. Tudo fica possível e o clima é de "vai dar certo". Os pensamentos são otimistas, a auto estima é grande, o desejo sexual aumenta, as pessoas falam muito e dormem pouco para aproveitar cada segundo do dia e da noite. Mas as consequências deste comportamento efusivo podem virar um problema: uma compra que não temos como pagar, uma agenda de tarefas impossível de cumprir e até uma gravidez indesejada.
Em um curto período de tempo, esta mesma pessoa demonstra um comportamento depressivo que transtorna as pessoas próximas. Nada vai dar certo, há uma séria tendência ao isolamento, pouco cuidado com a higiene pessoal, auto estima muito baixa, distúrbios do sono, fadiga, desânimo, pouca energia para qualquer tarefa e ideias de morte ou suicídio.
Pessoas que oscilam constantemente entre estes dois comportamentos extremos, tem o que chamamos de distúrbio bipolar. Há vários graus de acometimento. Mas seja na fase de mania ou de depressão, os pacientes e sua família sofrem muito, por causa dos riscos destas atitudes opostas e radicais que tiram a tranquilidade de todos. O transtorno bipolar pode acontecer em qualquer fase da vida, independentemente da idade, inclusive em crianças e adolescentes.
A boa notícia é que há tratamento eficaz que permite uma vida sem exageros.
Mantenha-se informado! Sempre podemos ajudar alguém com o conhecimento.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma senhora estava fazendo um bordado. Eram vários novelos de linha, de cores diferentes, parecendo um emaranhado.
Chegou seu filho pequeno e começou a observar. Logo perguntou: “Mãe, o que a senhora está fazendo?” “É um bordado, filhinho”, respondeu ela. “Mas agora você não entende. Vá brincar, e quando estiver pronto eu chamo você para ver”.
À tarde, a mãe chamou o menino e ele ficou encantado com a paisagem.
Na nossa vida, acontece algo parecido. Nós não conhecemos direito o nosso futuro, onde que vai dar tudo o que nos acontece no dia a dia. Mas Deus sabe; ele tem todo o bordado da nossa vida diante de si.
Deus é o artista. O importante é nós irmos respondendo “sim” a cada chamado dele, na confiança de que um dia entenderemos tudo. Não só entenderemos, mas teremos a alegria de contemplar a beleza do conjunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário