Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 02/09/2013


Segunda-feira, 02 de setembro de 2013

“A razão pode mostrar o caminho a seguir, mas só o coração pode lhe mostrar o que deve fazer.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 4, 16-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim:
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse:
- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
- Ele não é o filho de José? Então Jesus disse:
- Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: “Médico, cure-se a você mesmo.” E também vão dizer: “Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade.” E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que nosso mundo tem solução? Será que as coisas que vemos e presenciamos são irreversíveis nos sobrando apenas conformar-se? Será que a minha mudança, única e pessoal, muda em alguma coisa o contexto da vida?
Sei lá o que responder, pois existem muito mais gente já conformada do que os que realmente tomam uma atitude diferente. Notemos Jesus nesse evangelho, ele não nega seu trono e a que foi chamado a fazer. Muito mais que um ato corajoso, o Senhor sela, por definitivo, sua sentença: Ele seria para sempre alvo dos não querem o bem.
Ao nos por em pé e a encarar o mundo, declaramos publicamente que pelo menos somos diferentes do regime imposto, ou seja, rompemos paradigmas sociais. Se não acreditasse ainda nisso então Chico Mendes, Dorothy Stang, entre outros tantos mártires da modernidade morreram em vão.
Mudar o mundo pode sim acontecer com a iniciativa de apenas uma pessoa. Preciso (aqui cabe bem o verbo na primeira pessoa) acreditar nisso. Ser o agente da mudança; não temer as perseguições. Ninguém vai sair por ai como homem-bomba ou caçando os que não de sua religião como fazem os extremistas de várias denominações religiosas, o que precisamos de fato são homens e mulheres de fé que tenham coragem de também se levantar e assumir os seus postos.
O que preciso fazer? Mudar de atitude!
“(…) Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possa discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Romanos 12, 2)
Mudar é converte-se. Converter é mudar de direção, tomar outro caminho e não ficar em cima do muro. Se vai fazer algo, faça bem feito, faça o melhor possível, mobilize gente, ajude-as a levantar. Nosso país poderia ser ainda melhor se os cristãos fossem cristãos de verdade e não como aqueles do evangelho de hoje que buscam apenas a ajuda do Senhor e não ajudá—lo. “(…) Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade”.
Se a religião virou um negócio é porque permitimos. Quando digo que “permitimos”, pois alimentamos os falsos pastores. Um carro novo, pagar uma grande dívida, curar uma doença,… Deus continua agindo, mas o que fizemos Dele? Um funcionário? Que adianta ser cristão e não descer da árvore como Zaqueu?
Um questionamento: Na sua comunidade tem pastoral da família? Tem alguma ação social como cortar cabelos, cursos profissionalizantes, orientação vocacional, um cursinho pré-vestibular ou aulas de reforço escolar? Ou seu centro catequético ainda é um elefante branco por falta de trabalhadores para a messe?
Nesse momento que antevêem eleições (um pouco mais que um mês) o que tem de cristão que voltou para a igreja para dizer que vai apoiar as mudanças que serão necessárias e bla, blá, blá… Como diria Dom Dimas em uma entrevista certa vez publicada pela Folha de São Paulo
“(…) Dom Dimas Lara Barbosa, afirmou ainda que o fato de um candidato se afirmar como católico não necessariamente implica na defesa de sua candidatura…; é preciso ponderar as diversas propostas e estabelecer um critério que, afinal de contas, seja razoável na consciência do próprio eleitor’,disse”.
Precisamos de políticos sérios e comprometidos, mas também precisamos de operários que sejam sérios com seus chamados e seus carismas.
Eu ainda acredito que as pedras falarão!
Um imenso abraço fraterno.




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Max Gehringer responde


Palavra da semana: cubículo. O nome do apertado local de trabalho – também chamado de “baia” – não veio do grego kubos, a figura geométrica, mas do latim cubare, “deitar”. O cubiculum era um pequeno dormitório, adjacente ao quarto principal. Quem for apanhado cochilando pode explicar isso ao chefe.

Há quatro anos, depois de trabalhar em duas empresas de grande porte durante 17 anos, decidi ser empresário. Financeiramente, estou bem, mas descobri que não tenho férias, nem fins de semana, nem um mínimo de qualidade de vida. Todos os dias, entro às 6 horas e saio às 22. Por isso, pretendo retornar à vida de empregado. Essa experiência de quatro anos será vista como positiva ou negativa? – Marcus V.

Depende de você. O entrevistador vai querer saber: (1) por que você trocou a vida corporativa pelo negócio próprio; (2) por que você se arrependeu e quer voltar; (3) o que você aprendeu como empresário que poderá beneficiar a empresa; e (4) como você vai conviver com um chefe, depois de quatro anos sem chefe. Em seu discurso, enfatize que você não está arrependido de nada. E que, por ter estado dos dois lados, pode decidir qual é o melhor. Finalmente, Marcus, jure de pés juntos que você não tem nenhuma intenção de dirigir a empresa como se ela fosse sua. Esse é o maior temor dos entrevistadores.

Estou em meu primeiro emprego, numa das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Tenho 25 anos e fui contratado há seis meses. Porém, estou frustrado. Vejo chefes sem preparo, dificuldades para expor idéias... – Marcelo

Os três pontinhos correspondem a cinco linhas da mensagem do Marcelo, em que ele lista as deficiências que encontrou na empresa. Bom, Marcelo, eu lhe diria que você deveria ter começado a trabalhar aos 18 anos. Se tivesse feito isso, você teria tido a mesma má impressão inicial que teve agora, aos 25. Porém, aos 20 anos, estaria vacinado. Já teria entendido que não há empresas perfeitas. Já teria aprendido a se adaptar ao sistema, em vez de imaginar que o sistema vai se adaptar a você. Já teria sido informado de que avaliar o desempenho do chefe não é tarefa que compete ao subordinado. É por isso que eu sugiro que os jovens estudem, muito e sempre, mas não deixem de ter uma experiência prática quanto antes. Em seu caso, Marcelo, você estará balanceado daqui a um ano e meio. Se não estiver disposto a gastar esse tempo, minha sugestão é que você abra seu próprio negócio. Aí, você poderá – e digo isso sem ironia – implantar seus conceitos de como gerir uma empresa.

Gostaria de saber como passar num teste psicológico. Como não consigo decifrar a intenção da psicóloga, tenho me saído mal em entrevistas. – Cláudia

Apenas responda às perguntas com sinceridade, Cláudia. Muitos candidatos se complicam porque se põem a imaginar a resposta que o psicólogo quer ouvir, em vez de dizer o que estão pensando. Outra coisa. Num teste psicológico, o candidato é colocado sob pressão, porque esse é o dia-a-dia da empresa. No fim, são aprovados os mais objetivos e os mais controlados. É tão simples que parece complicado.

Cursar uma faculdade de renome é garantia de emprego? – M. Cardoso

Não. Mas ajuda. Primeiro, porque empresas que recebem pilhas de currículos diariamente fazem a triagem inicial pelo nome da faculdade. Segundo, porque, se você concorrer a uma vaga com um candidato que se formou em uma escola sem muito prestígio, a grife da instituição é um forte critério de desempate.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, o grupo de jovens de uma paróquia do interior resolveu, num domingo à tarde, visitar o hospital. Eram jovens novinhos, alguns ainda adolescentes.
Visitando as enfermarias, viram um senhor coberto com um lençol, com apenas a cabeça de fora. Ficaram em volta da cama e começaram a rezar, pedindo a saúde para ele. Os jovens diziam: “Senhor, cure este doente! Que ele possa levantar-se desta cama e andar!”
Estava também na enfermaria um senhor visitando outro doente. Ele falou para os jovens: “Não adianta, ele não vai andar!” Os jovens não deram ouvidos e continuaram rezando.
No fim, ao se despedirem, disseram ao doente: “Deus vai ajudar e o senhor vai se levantar desta cama e andar”. Novamente o homem disse: “Ele não vai andar!” Aproximou-se, levantou o lençol e mostrou para os jovens que o doente não tinha as duas pernas. E disse mais uma vez: “Eu não estou falando? Ele não vai andar. Olhem aí!”
Os jovens contaram para seus pais o acontecido. Um dos pais se comoveu, foi ao hospital, pegou aquele doente, que era pobre, e o levou para um hospital ortopédico especializado em próteses. Colocaram pernas mecânicas no homem, e ele realmente se levantou e andou.
Jesus é o Rei do universo. Quando ele disse: “Pedi e recebereis”, empenhou nessa frase o seu nome e o seu poder divino. E Deus, como sabemos, pode tudo. Para ele nada é impossível. Inclusive fazer uma pessoa sem pernas andar.
Maria Santíssima é a nossa Rainha. Que ela interceda por nós junto ao Rei, seu Filho, a fim de que confiemos mais em Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário