Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 12/09/2013


Quinta-feira, 12 de setembro de 2013

“De onde ninguém espera nada é que vem as maiores surpresas. Se ninguém acredita em você, não se incomode. Surpreenda!”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6, 27-38


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Mais um texto do ano passado e vital como sequencia de ontem…
Esses dias assistindo um filme sobre a vida de João Paulo II na TV Aparecida. Aquela história me faziam meditar tantas coisas, mas em especial um momento bem no fim, representou muito.
O Papa, já debilitado, não conseguia ir a seu púbito e falar para as pessoas. Doente, cansado e com ajuda de uma cadeira, não conseguiu fazer a sua proclamação da reflexão dominical, mas mesmo vencido pela doença, olhou para os seus e disse: “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.
Esse evangelho de hoje nos propõem diversos desafios que vão de encontro ao que aprendemos no dia-a-dia e nas relações humanas. Ele propõe uma mudança radical na forma de responder aos desafios que nos serão impostos. A resposta sugerida pelo Senhor não é a subserviência ao problema ou ao agressor pela resignação, mas o NÃO SE DEIXAR ABATER ou esmorecer pelo que acontece, ou seja, aconteceu, “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.
Aceitar essa proposta de vida requer uma disciplina diária de amor ao próximo, humildade, simplicidade e uma profunda decisão de fazer o que é certo. Padre Pio tem uma frase instigante que diz:
“(…) O VERDADEIRO SERVO DE DEUS é aquele que usa a caridade para com seu próximo, que ESTÁ DECIDIDO A FAZER A VONTADE DE DEUS A TODO CUSTO, que vive em profunda humildade e simplicidade”. (Padre Pio)
Se olharmos essa frase e o gesto de João Paulo II entenderemos o que é de fato servir.
Perguntemo-nos se é possível…
Ser ofendido e não revidar?
Ficar sozinho (a) e não sofrer?
Estar cansado e não desistir?
Humilhado, e mesmo assim persistir?
Sim! É uma grande mudança!
O santo padre tentou quantas vezes que foram necessárias para se fazer o que tinha que ser feito. Maiores foram os insucessos do que os sucessos, mas ele persistiu. A doença e as limitações impostas pelo Parkinson e pela senilidade não o intimidavam, elas calejavam seu espírito. E os nossos irmãos que pairam pelo mundo? Falo daqueles que vivem “tentando” por suas vidas a margem dos olhos do Pai e não conseguem coordenar seus esforços para poder voltar. Esse filho de Deus que ainda insiste deve ser ajudado.
Outro ponto… Imagino esse povo, esses filhos e filhas, nós (…), como o alpinista que sobe uma parede vertical e ao se aproximar do cume e da segurança do ponto mais alto, por um mínimo descuido cai e volta a estaca zero. Cair é duro, mas é mais complicado olhar nos olhos das pessoas e ver os julgamentos se naquela hora gostaríamos de ver uma mão amiga pra ajudar a levantar. “(…) Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”.
Boa parte daqueles que nos agridem é motivado por coisas fúteis e mais engraçado que isso, é saber que se revidarmos na “mesma” altura na verdade estaremos nos igualando no andar de baixo e não crescendo.
Essas pessoas merecem que redobremos nossos esforços a mostrá-los que existe algo melhor que ainda não descobriram. Precisamos nos revestir de misericórdia e pelo menos rezar para que elas cresçam, pois na verdade é por elas que o Senhor mais investe seu santo tempo.
Perseguições fazem parte da vida do cristão. Mantenhamo-nos confiantes.
“(…) Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos. A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação”. (II Coríntios 1, 3-7)
Hoje ainda não dá? “AMANHÃ TENTAREI NOVAMENTE”.
Um imenso abraço fraterno




MUNDO ANIMAL

Maus tratos aos animais


Os bichos são muito parecidos conosco. Se divertem, gostam de uma boa companhia, aprendem a fazer laços com aqueles com quem convivem. E também sofrem.
Animais que sofreram abusos e maus tratos físicos, quando chegam a um abrigo, passa muito tempo se escondendo. Assustados e desconfiados, demoram a recuperar a confiança nos humanos.
Mas, felizmente, existe muita gente por aí lutando contra a violencia contra os animais.
Uma das ações mais importantes contra os maus tratos é ensinar as crianças, desde pequenas a proteger os bichos. Quando mais cedo se cria essa consciência, mais eles estarão protegidos no futuro.
Castrar animais que vivem na rua também é um passo importantíssimo, pois previne que eles se multipliquem e a população de bichos abandonados continue a aumentar.
Mas mesmo com todas essas atitudes, a cada ano mais animais são deixados na rua. A época das férias é quando ocorre o maior número de abandonos, pois as pessoas saem para viajar e decidem deixar os bichos para trás. Muitos cães são deixados em praças ou parques como o Ibirapuera, às vezes amarrados pela coleira, o que ainda os impossibilita de procurar algo para comer ou beber.
Se souber que algum animal está sendo mau tratado, vá até uma delegacia e procure fazer um B.O. Pois é nosso dever cuidar e proteger dos animais, assim como denunciar qualquer abuso contra eles.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, a líder da Comunidade foi a uma grande fábrica do bairro, que tinha quinhentos funcionários, a fim de convidar os funcionários para um evento.
O proprietário da fábrica a recebeu muito bem, e disse a ela: “Eu, infelizmente, não faço nada para Deus!”
Na saída, a funcionária que lhe serviu o cafezinho e ouviu a conversa, disse para a líder: “Ele falou que não faz nada para Deus! Como não faz, se ele sustenta quinhentas famílias?”
Como é bom criar empregos, dando serviço aos desempregados, e assim sustentar as suas famílias!
É próprio da mãe servir à vida. Maria Santíssima ganha desse industrial no serviço à vida, pois ela nos deu Jesus que é a Vida.
Mãe do Redentor, rogai por nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário