Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 20/09/2013


Sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“Deus tem estradas onde o mundo não tem caminhos.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 8,1-3

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem fiz uma pergunta: Quem são os que de fato amam a Deus?
Apesar da maioria das narrativas bíblicas haver um nítido predomínio do protagonísmo masculino, característica da cultura judaica, esse breve trecho introdutório de Lucas revela a presença de mulheres.
Longe de serem simples mulheres, pois aparecer, destacar-se num cenário masculino revela um grande teor de importância dentro de um grupo social. Notamos que mulheres que foram citadas na bíblia mudaram a história de suas vidas e por vezes do grupo ou comunidade que viviam.
Antes de conhecerem Jesus pertenciam a um grupo seleto chamado deserto. Elas eram “os excluídos” a quem nos referimos comumente nos dias de hoje. Não tinham voz, vez ou fala. A vida devia se vivida conforme o que ia acontecendo; eram meras espectadoras de suas próprias vidas… Jesus então aparece e as promove a protagonistas.
Todo aquele que se aproxima de Jesus começa a compreender que suas vidas merecem muito mais do que o pouco que oferecem ou se dão. Por vezes, nós que estamos a frente, pensamos que somos a última bolachinha do pacote, mas na verdade as grandes pérolas de Jesus não são vistas ou passam desapercebidas aos nossos olhos: São os filhos de Deus no mundo.
Esse povo bom, mesmo sem saber tem a proteção do Altíssimo a lhe guardar. Apesar de apenas acompanhar os apóstolos, (ir a missa de vez em quando, rezar muito pouco,(…) Deus conhece o que já venceram e sua fé.
“(…) Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. (Salmo 90, 1-11)
Entranho dizer que alguém tão pouco dedicado tenha a máxima atenção do Pai, mas na realidade também fazemos isso… Quantos filhos bons (que não dão trabalho) “sofrem” pela falta de atenção dos pais que dedicam 100% do seu tempo e cuidado a aquele que dá trabalho? Poderíamos até cobrar mais de Deus quanto a isso, mas a sabedoria divina explica ao filho que ficou na parábola do filho pródigo que “(…) Tudo que é meu é seu!”.
Engraçado é que nenhuma das mulheres, pelo menos no que esta escrito, demonstrou falta de fé ou coragem como aqueles que ficavam “agarrados” a Cristo. Pedro quase afogou, Felipe correu; João não quis entrar no sepulcro, e por ai vai… Em que momento essas mulheres desistiram de acreditar? Não encontro referencia…
A maioria das pessoas que ABANDONAM a luta, a igreja, o grupo, a pastoral são aquelas de frente e não aquelas que passeiam. Claro que as aflições são maiores, mas não é “via de regra”. Quantas pessoas em nossas comunidades, que não estão de frente, mas as vemos há anos, nos mesmos lugares nas missas e eventos. Elas não abandonam a Deus com facilidade. Quermesses, novenas, tríduos, festas, (…) lá estão elas. Chovendo? Lá vêm elas de capa! (risos!) Será que também não tem seus próprios problemas e aflições.
Precisamos aprender com o exemplo silencioso daquelas mulheres e desses irmãos perseverantes de hoje a não desistir. Deus nos promove a protagonista para que EU DECIDA não desistir; EU QUEIRA levantar; EU QUEIRA algo melhor…
Um imenso abraço fraterno



DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


RINITE ALÉRGICA


Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.
As rinites alérgicas são enfermidades crônicas provocadas pelo contato com alérgenos (substâncias que o sistema imune considera estranhas), como os ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, etc.
A rinite alérgica tem características hereditárias. Entretanto, mesmo que nenhum dos pais apresente o distúrbio, ele pode manifestar-se numa pessoa, que não nasce alérgica, mas possui um sistema imune que desenvolve uma resposta exagerada, quando entra em contato com determinadas substâncias.

Sintomas

Quanto maior a exposição aos alérgenos, maior será a quantidade de anticorpos e mais intensos os seguintes sintomas: edema da mucosa que leva à obstrução nasal, coriza, espirros em salva, coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos. A rinite alérgica pode estar associada, ainda, a comorbidades, como asma, otites médias, sinusite e roncos.

Diagnóstico

É muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial entre rinite alérgica e os outros tipos de rinite. Para tanto, é fundamental levantar a história do paciente e fazer uma avaliação clínica detalhada das vias aéreas. Alguns exames de imagem (endoscopia rinossinusal, raios X e tomografia) podem ajudar nessa distinção.
Uma vez fechado o diagnóstico de rinite alérgica, é preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas.

Tratamento

Por enquanto, a rinite alérgica não tem cura, mas algumas medidas – cuidados com a higiene ambiental, uso de medicamentos e aplicação de vacinas antialérgicas – ajudam a prevenir e a controlar as crises.

Cuidados com a higiene ambiental

* Não é fácil evitar o contato com o ácaro, o principal agente causador das alergias respiratórias, que se alimenta de resíduos da descamação da pele e prolifera na poeira doméstica, especialmente nos lençóis e travesseiros, tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Por isso, o ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser bem-ventilado, ensolarado e cuidadosamente limpo.

* Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes são substâncias que podem funcionar como alérgenos e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver rinite alérgica.

Tratamento medicamentoso

Existem vários medicamentos que podem aliviar os sintomas ou prevenir as crises da rinite alérgica. Ao primeiro grupo pertencem os descongestionantes e os anti-histamínicos, ambos para uso tópico ou sistêmico; ao segundo, os estabilizadores de membranas e os corticosteróides. Nenhuma dessas drogas é isenta de efeitos colaterais adversos, eventualmente com graves conseqüências. Por isso, devem ser utilizadas somente quando prescritas por um médico e na dosagem recomendada.

Vacinas antialérgicas

As vacinas anti-alérgicas constituem outro recurso para o tratamento das rinites alérgicas. Elas são preparadas com base nos resultados de testes cutâneos, de acordo com as características de cada paciente. O tratamento é longo, porém quando feito corretamente, diminuí a sensibilidade do doente aos alérgenos, o que pode evitar o uso de medicamentos.

Recomendações

* Lembre-se de que prevenir é o melhor remédio. Por isso, todo o cuidado na limpeza da casa do portador de rinite alérgica para diminuir a proliferação dos ácaros é pouco;

* Não use vassouras e espanadores. Dê preferência aos aspiradores com filtro e use um pano úmido para remover o pó dos móveis e do chão;
Use máscaras quando a faxina dos armários e das estantes de livros ficar por sua conta;

* Mantenha os ambientes arejados e expostos ao sol durante a maior parte do tempo,

* Escolha um estilo de decoração que dispense o uso de cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou de outros objetos que possam acumular poeira difícil de remover;

* Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente;

* Procure acostumar seus animais de estimação a viver fora de casa. Não os deixe subir nos estofados nem nas camas onde as pessoas dormem;

* Adote um estilo de vida saudável. Pratique atividade física, não fume, beba com moderação e alimente-se adequadamente. Se, por acaso, algum alimento for responsável por desencadear as crises, elimine-o da sua dieta;

* Tome bastante água, especialmente se você passa muitas horas em locais com ar condicionado;

* Não se automedique, nem siga as sugestões de curiosos. Ouça o que um médico especialista no assunto tem a dizer.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um homem estava com seu filho adolescente, trabalhando numa roça, na beira de um córrego. De repente, achou uma pedra de diamante. Mostrou-a para o filho e a colocou em cima do mourão da cerca, a fim de levar para casa no fim do dia.
Aconteceu que veio um urubu e engoliu a pedra! E agora? “O jeito é matar este urubu”, disse o homem ao menino. Este respondeu: “Como que o senhor vai saber qual deles engoliu a pedra, pai? Ele se juntou ao bando!”
Mas logo um urubu saiu do bando e assentou-se sozinho em uma árvore. O pai disse: “É aquele ali. Ele ficou rico, e o rico sempre se separa dos outros”.
Pegou sua espingarda e matou o urubu. Realmente, em seu estômago estava a pedra de diamante.
Quem se apega aos bens materiais, não consegue viver em Comunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário