Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 30/10/2012





Terça-feira, 30 de outubro de 2012


“O que algumas pessoas fazem por amor é incrível, mas oque outras fazem por interesse é inacreditável.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,18-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Frei. Altair Fernandes Correa. O.M  


Queridos irmãos e irmãs, hoje o evangelho nos apresenta aquela semente que está escondida na terra é que gerará futuramente a vida com o seu nascimento e seus frutos. O cristão cresce enquanto está aberto à verdade do Reino. A nossa fé, mesmo sendo comparada com um grão de mostarda, ela é capaz de realizar grandes prodígios para os nossos irmão e irmãs abandonados. O Reino de Deus já está presente como esse grão plantado na terra ou como o fermento colocado na massa; o Reino ainda é, portanto, uma “realidade”, que poder ser conquistada. E nessa realidade que o Reino é chamado a se manifestar, em todas as suas dimensões.
O discernimento dos sinais do tempo só pode vir pela fé e também através do olhar carinhoso para a realidade. As duas parábolas são colocadas neste contexto para dizer que a semente da fé percebe onde o Reino de Deus está. Aquela pequena semente de mostarda torna-se uma grande árvore que abriga todas as espécies de pássaros. O fermento faz a massa crescer e alimentar mais pessoas.
A força transformadora da ação evangélica é a maior arma da expansão do Reino de Deus. A semente e o fermento são figuras usadas por Jesus para nos ensinar que a semente de sua palavra já está lançada no coração de cada ser humano.
E para a construção do Reino de Deus é preciso à ajuda de todos. Sabendo que a ação de Deus nos será sempre uma ação misteriosa, basta que estejamos abertos ao seu projeto de amor.


E-mail: afernandescorrea@yahoo.com.br




VIDA SAUDÁVEL


Sonolência tem a ver com a alimentação?


Regularidade  entendemos como dormir e acordar nos mesmos horários. A necessidade de horas de sono é pessoal e intransferível. Cada pessoa tem a sua e ela muda  nos diferentes estágios da vida.
A alimentação tem forte influência nos ritmos internos, lembrando que a energia vem dos alimentos - somos produto do que ingerimos. Vale diferenciar comer de nutrir. Quando ingerimos alimentos de baixa qualidade estamos apenas nos alimentando. Nutrir é um patamar acima, onde devemos gerenciar: a qualidade, a diversificação, a combinação, a divisão da quantidade em 4 a 5 refeições por dia, a tolerância individual e prazer pelo alimento.
Malhar não está diretamente relacionado com o momento formal de entrar no agasalho e no par de tênis. Um dos caminhos é VIDA ATIVA. Pergunte-se antes de cada atividade diária: O que posso fazer para usar mais o meu corpo? Por exemplo, como você se desloca de um lugar para o outro, de ônibus? Desça duas ou três paradas antes, suba/desça de escada, pare seu veículo em outro estacionamento. Veja o que mais você pude fazer por você mesmo. Certamente seu corpo e sua mente vão agradecer. Saúde e vida longa!!


O que fazer para amenizar a ansiedade?


Psicologicamente, as alterações são associadas com o sistema nervoso. Com frequência a ansiedade causa simplesmente uma sensação de desconforto, mas pode aumentar, a ponto de tornar a pessoa disfuncional. Não gaste sua energia lutando contra a ansiedade, por isso pode originar uma forma de escravidão mental.
Você pode, por meio do controle da respiração, monitorar as reações fisiológicas decorrentes da ansiedade. Posicione-se confortavelmente. Inspire pelo nariz, dilatando os músculos do abdome, e expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos. Estabeleça uma respiração rítmica e profunda. Procure clarear a mente de qualquer pensamento ativo, concentrando a atenção em relaxar todos os músculos do corpo. Mantenha o pensamento focalizado no ritmo da respiração.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Ele era um homem forte que estava enfrentando um inimigo muito mais forte.
Sua jovem esposa ficou gravemente enferma e Faleceu, deixando o homenzarrão sozinho e uma filha loirinha, de olhos grandes, que ainda não havia completado cinco anos.
A cerimônia fúnebre na pequena capela da cidade foi simples e carregada de dor. Após o sepultamento no pequeno cemitério, os vizinhos do homem reuniram-se ao redor dele.
— Por favor, venha com sua filha passar alguns dias conosco — disse alguém. — Vocês não devem voltar para casa ainda.
Mesmo diante de tanto sofrimento, o homem disse:
— Obrigado, meus amigos, pela oferta generosa. Mas nós precisamos voltar para casa. Minha filhinha e eu precisamos enfrentar esta dor.
Assim, o homenzarrão e a menina voltaram para casa, que agora parecia vazia e sem vida. O pai colocou a cama da filha em seu quarto, para que eles pudessem passar juntos a escuridão da primeira noite.
Os minutos passavam lentamente, e a menina estava tendo grande dificuldade para dormir... a mesma de seu pai. O que pode afligir mais o coração de um pai do que ver uma criança soluçando de saudades da mãe que nunca mais vai voltar?
A menina continuou a chorar noite adentro. O homem esticou o braço para tentar consolá-la da melhor maneira possível. Após alguns instantes, a menina conseguiu parar de chorar, mas apenas por dó do pai.
Pensando que a filha já estava dormindo, o pai olhou para cima e orou, com voz entrecortada: Eu confio em ti, é Pai, mas... a noite está escura demais!
Ao ouvir a oração do pai, a menina começou a chorar novamente.
—. Eu pensei que você estivesse dormindo, querida — ele disse.
— Eu tentei, papai. Estava triste por você. Eu tentei de verdade.
Mas não consegui dormir. Papai, você já viu uma noite tão escura assim? Por que, papai? Eu não posso ver você. Está escuro demais.
— Em seguida, por entre as lágrimas, a menina disse baixinho:
— Mas você me ama mesmo quando está escuro, não é verdade, papai? Você me ama mesmo quando eu não posso enxergar você, não é verdade, papai?
Como resposta, o homem pegou a filha da cama com suas mãos enormes, colocou-a de encontro ao peito e segurou-a carinhosamente até ela dormir.
Quando ela se aquietou, o homem voltou a orar. Assumiu para si todo o choro da filha e o transferiu para Deus.
“Pai, a noite está escura demais. Não posso te enxergar. Mas tu me amas, mesmo quando está escuro e eu não posso te enxergar, não é verdade, Pai?”
Naquelas horas tão tenebrosas, o Senhor o tocou dando-lhe novas forças para prosseguir. Ele sabia que Deus continuaria a amá-lo, mesmo no escuro.


- Ron Mehl, Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário