Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 17/10/2012






Quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!”
Chico Xavier

Dia de Santo Inácio de Antioquia




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,42-46

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestre da Lei.
Neste Evangelho, Jesus faz novas e duras críticas aos mestres religiosos do seu tempo.
“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã... mas, mas deixais de lado a justiça e o amor a Deus.” Eles eram muito “zelosos” na questão do dízimo, porque uma parte do dinheiro era deles. Já o principal da religião, que é a prática da justiça e o amor a Deus, eles deixavam de lado.
“Vós deveríeis praticar isso, mas sem deixar de lado aquilo.” Algum fariseu que escuta esta mensagem de Jesus hoje, pode pensar que ele é contra o dízimo. Por isso que Jesus esclarece: pagar o dízimo da hortelã está certo; mas há outros pontos muito mais importantes na fé, que não devem ser deixados de lado.
“Ai de vós, fariseus, porque gostais dos lugares de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas... Sois como túmulos que não se vêem.” Existem túmulos escondidos, que as pessoas passam por ali e nem sabem. Assim são esses fariseus; as pessoas batem palmas para eles e lhes prestam homenagem, porque não conhecem as suas sem-vergonhices ocultas. Há gente que tem grande facilidade em disfarçar, para que ninguém saiba dos erros que praticam. Mas a Deus ninguém oculta!
"Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido" (Lc 12,1-2). Esse é um fato. Quando o hipócrita menos percebe, a sua máscara cai e a realidade aparece. Afinal, Deus continua sendo o Senhor do mundo.
“Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Este, em vez de vestir a carapuça e acolher o convite à conversão, atacou Jesus. É mais fácil atacar o mensageiro do que acolher a mensagem. Destruindo o mensageiro, os malvados pensam que ficam livres da palavra profética deles.
Mas Jesus não perde a oportunidade, e cita um pecado muito comum em todos nós que ensinamos a Lei de Deus: pensamos nos outros e não em nós mesmos. Os mestres da Lei sempre encontravam um subterfúgio para escapar da pratica dos mandamentos mais difíceis. Todos esses pecados continuam existindo hoje, e muito. Nós sempre encontramos desculpas para não praticar os mandamentos de Deus como devíamos. Quanto fariseu reza “pela conversão dos pecadores” e se esquece de que é pecador também!
"Ou a árvore é boa e o fruto, bom; ou a árvore é má e o fruto, mau. É portanto pelo fruto que se conhece a árvore" (Mt 12,33). Aí está a chave para descobrirmos se uma pessoa é ou não hipócrita: pelas suas obras.
"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Mc 7,6. Is 29,13).
Certa vez, na antiguidade, um filósofo da cidade de Creta, na Grécia, chamado Parmênides, saiu na rua principal da cidade e numa hora de bastante movimento, dizendo bem alto: “Todos os cretenses são mentirosos”.
Ninguém ligava para o que ele dizia, pois ele também era cretense, portanto, mentiroso também. Parmênides não fez mais que “cortar o galho onde estava sentado”.
Ninguém dá valor às palavras de uma pessoa mentirosa, ou que não vive o que fala.
Maria Santíssima era humilde. Ela se declarou “a humilde serva do Senhor”. Na multiplicação dos pães, ela não estava em evidência, como a "mãe do futuro rei". Mas na cruz, na extrema humilhação do Filho, ela estava ali junto dele, em pé. Santa Maria, rogai por nós!
Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestre da Lei.







CURIOSIDADES


Qual é a distância do faro de um cão?


Não é possível medir a distância do faro propriamente dito, já que o fato de um cão conseguir farejar ou não um odor depende muito de sua concentração. De qualquer forma, alguns dados mostram a aguçada percepção de tal sentido nestes animais. Segundo o zoólogo Alexandre Rossi "um cachorro é capaz de sentir pelo faro a presença de uma gota de sangue diluída em vinte litros d’água; se uma pessoa passar por uma trilha no mato, ele é capaz de perceber o ato até uma semana depois; dependendo do vento e das correntes de ar, ele consegue farejar o cio de uma fêmea a um raio de dois quilômetros". 



Quanto tempo uma pessoa consegue ficar em greve de fome?

O tempo médio em que é possível ficar em jejum é de 60 dias. No entanto, os resultados podem variar de acordo com o metabolismo do indivíduo, bem como de acordo com a estratégia utilizada durante a greve. A partir do terceiro ou quinto dia de greve, o organismo começa a consumir a gordura corporal para produzir energia. Quando o indivíduo perde cerca de 18% de seu peso inicial (geralmente a partir da terceira semana), o corpo reduz drasticamente o metabolismo. Caso a greve de fome continue, o corpo começa, literalmente,  a se consumir - músculos, órgãos - afim de adquirir a energia necessária para continuar vivo.



É verdade que no Hemisfério Sul a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário e no hemisfério norte acontece o inverso?

Sim e não. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Há pouco tempo, perdi uma de minhas melhores amigas, uma professora secular de 86 anos, a pessoa mais cheia de entusiasmo que já conheci.
A última vez que a vi no planeta Terra foi em uma daquelas festas cristãs desinteressantes. Estávamos sentados ali, com ar piedoso, quando ela chegou e disse:
— Hendricks! Faz tempo que não o vejo. Quais foram os cinco livros que você leu no ano passado?
Ela possuía uma maneira especial de mudar o comportamento de um grupo. Sua filosofia era a seguinte: Não devemos ficar entediados um com o outro; devemos provocar uma discussão e, se não encontrarmos nada para discutir, devemos procurar um motivo.
Quando fez sua última viagem à Terra Santa, ela estava com 83 anos. Viajou para lá com um grupo de jogadores da NFL (Liga Nacional de Futebol). Uma das lembranças mais marcantes que tenho dela foi quando a vi gritando para os jogadores:
— Vamos, rapazes, aguentem firme!
Ela morreu dormindo na casa de sua filha em Dallas. A filha me contou que, pouco antes de morrer, sua mãe havia escrito seus objetivos para os dez anos seguintes! Que haja mais pessoas como minha amiga!


- Howard Hendricks, Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário