Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 07/10/2012





Domingo, 07 de outubro de 2012


“Ajude-me a suportar o que não posso compreender.” (São Francisco de Assis).




EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,2-16


Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu com esta pergunta:
- O que foi que Moisés mandou?
Eles responderam:
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora.
Então Jesus disse:
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu:
- O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.
Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.
Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.





MEDITANDO O EVANGELHO
J. Salviano Silva


Prezadas irmãs, e prezados irmãos. Através da liturgia de hoje, Jesus nos convida a refletir sobre o divórcio. Sobre a instituição do casamento que Deus uniu e o homem nem a mulher tem o direito de separar. Mas infelizmente, muitos homens e mulheres  têm separado muitos casamentos unidos por Deus. E Jesus é categórico  ao dizer, que.  "O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério."         

Os fariseus mais uma vez procuraram um motivo para enquadrar criminalmente  Jesus em algum artigo da Lei machista que associava o casamento à posse de bens materiais e dava ao homem o direito de repudiar sua mulher, relegando esta a uma posição de submissão. Jesus, porém, mostra o outro lado da moeda, ou seja, Ele recorre ao Projeto criador de Deus, para responder a interrogação maliciosa dos seus oponentes.

Na primeira leitura nós vimos que o homem e a mulher  foram trans formados em uma só carne pelo matrimônio, em igualdade de condições e de direitos. E é exatamente isso que Jesus mostra na sua resposta aos fariseus arrogantes e machistas.

Prezados irmãos e prezadas irmãs. É uma grande ilusão a ambição  da aquisição dos bens materiais pelo chamado  "golpe do baú". Porque a união da carne e da mente entre o casal, só subsiste se houver amor e a bênção de Deus através do sacerdote. Amor que deve ser verdadeiro de ambos os lados. Esse amor é o cimento que vai consolidar aqueles dois corpos e aquelas duas mentes para o resto da vida, até que a morte os separe.

Se você pesquisar o Catecismo da Igreja Católica, ou conversar com o padre, vai saber que, em certos casos, a Igreja reconhece a anulação do casamento, até mesmo de casos em que existam filhos, ou que o casal esteja junto há muitos anos. Mas não é por causa disso, que você  agora vai pensar: Ah! Legal! Minha mulher ronca. Eu posso me separar?  Não!  Meu marido  já não é mais aquele, anda bebendo muito... então  eu estou livre para...  A resposta é, não! Mas por  quê? Porque o que Deus uniu, nem o homem nem a mulher podem separar.

Lamentavelmente, nem sempre os dois, maridos e mulher são católicos  atuantes. E isso acontece, porque o amor surge indistintamente da convicção religiosa dos dois. E, também, as pessoas não se preocupam na hora de se escolherem, em saber qual a religião do outro. Dessa forma, podemos observar que nas comunidades paroquiais, a maior  parte dos cristãos atuantes são  do sexo feminino, onde vemos as esposas participando da catequese ou da liturgia, enquanto os maridos não se encontram  presentes.

Por outro lado, às vezes temos cristãos atuantes do sexo masculino desacompanhados de suas respectivas esposas.


http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/








MUNDO ANIMAL


Doença que afeta o intestino dos animais de estimação pode ser transmitida para o homem


A giardíase é uma doença comum que afeta a saúde dos cães. A patologia causa complicações intestinais ao animal e pode ser transmitida ao homem. De acordo com Karine Lodi, veterinária do Hospital Veterinário Batel (HVB), a contaminação acontece quando o animal ingere o cisto do protozoário. “Os pets ingerem esse cisto pelas fezes de animais infectados, por meio de alimentos e pela água contaminada”, ressalta.

Para combater a doença, a médica indica que a vacinação é uma forma de amenizar os sintomas e evitar que o animal doente elimine os cistos da giárdia no ambiente. Porém, a vacina estava em falta no mercado desde 2010 e, somente agora, foram recebidos novos lotes. “Por isso estamos alertando os donos que tragam seus cães para colocar a vacinação em dia. Como o período sem imunização foi muito extenso o pet precisará tomar duas doses com o intervalo de 30 dias cada uma. Para o dono que trouxer o cachorro ao HVB, a segunda dose será aplicada gratuitamente, desde que traga a carteirinha de vacinação”, comenta.

Desta forma, o animal ficará imune contra o parasita até receber a próxima aplicação, que deverá ser feita após 12 meses. “A reinfecção nos pets é muito frequente, pois há uma quantidade muito grande de cistos no ambiente. Se ele estiver vacinado, diminui a quantidade de cistos a serem eliminados. Além disso, a limpeza do ambiente deve ser realizada com produtos específicos que eliminam a giárdia”, explica a veterinária.

No caso de contaminação em humanos a médica faz um alerta sobre os cuidados necessários como a ingestão de água sempre filtrada ou fervida. “Neste caso, hábitos de higiene como lavagem correta das mãos e dos alimentos são cuidados fundamentais”, recomenda Karine.

Fonte: Paranashop








MOMENTO DE REFLEXÃO


O Dr. Victor E. Frankl, que sobreviveu a três terríveis anos em Auschwitz e em outras prisões nazistas, registrou suas observações sobre a vida nos campos de concentração de Hitler:
Nós, que vivemos em campos de concentração, lembramo-nos dos homens que caminhavam pelos alojamentos confortando os companheiros, oferecendo-lhes seu último pedaço de pão. Eles eram poucos em número, mas deram provas suficientes de que tudo pode ser tirado de um homem, menos uma coisa: a expressão última da liberdade humana — o poder de decidir que atitude tomar em determinadas circunstâncias e que caminho seguir.

Viktor E. Frankl, em Histórias Para o Coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário