Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 16/10/2012





Terça-feira, 16 de outubro de 2012

‎"Viver é sentir cada momento vivido como um milagre que jamais será repetido".




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,37-41


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
Este Evangelho conta que um fariseu convidou Jesus para jantar na sua casa, mas ficou pensando mal dele, porque não lavou as mãos antes da refeição. Lavar as mãos antes da refeição, o que era um rito religioso deles, nascido da tradição.
Jesus é claro com o fariseu: “Vós limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
Deus quer a nossa pureza completa, e é da interior que nasce a exterior. Mudando o nosso coração, isto é, as nossas intenções e desejos, vai mudar o nosso agir.
Quem segue a Jesus não tem malícia, maldades, nem segundas intenções. Não é falso nem engana ninguém, mas é verdadeiro e transparente.
“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). Quem é puro de coração é honesto, sem fingimento e sem máscaras. Essas pessoas são parecidas com Deus, por isso o verão, e nelas podemos confiar, porque falam a verdade. Uma sociedade feita de pessoas assim seria bem mais feliz.
“Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.” A esmola nos deixa muito mais puros do que as repetidas e inúteis purificações. Isso porque, quando partilhamos os nossos bens com os necessitados, atraímos sobre nós a bênção de Deus, que nos purifica.
Os ritos fazem parte da nossa relação com Deus. O perigo é absolutizá-los, colocando-os na frente dos mandamentos de Deus. Foi isso que fizeram os mestres religiosos do povo judeu do tempo de Jesus. De tal modo deram a primazia aos ritos, como este de lavar as mãos antes da refeição, que se esqueceram do principal, que é amar a Deus e ao próximo.
“Eu farei uma nova aliança com a casa de Israel... Colocarei a minha lei no seu coração. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo (Jr 31,31-33). É isso que Deus quer conosco, já que vivemos na Nova Aliança. A Lei escrita no nosso coração nos dá liberdade para escolher o que é melhor. Em vez da letra da Lei, passamos a obedecer ao espírito da Lei.
Conta uma lenda que certo dia um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu pasto. Sendo ele um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subidas e descidas inúteis.
No dia seguinte, um cão que passava por ali usou esta trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez do carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar aquele caminho. Viravam à direita e à esquerda, abaixavam-se para não bater nos troncos de árvores, reclamavam, mas nada faziam para mudar a trilha. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estrada onde os animais se cansavam sob as cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas um caminho que podia ser feito em uma hora.
Muitos anos se passaram e a estrada tornou-se a rua de uma vida e depois a avenida principal de uma cidade. Eram milhares de pessoas que seguiam a trilha do bezerro.
Os homens infelizmente têm a tendência de seguir cegamente tradições de pessoas que nem sempre conheciam o caminho que estavam traçando. Existem mentalidades ou modos de viver, antigos ou novos, que nem sempre combinam com o principal, que é amar a Deus e ao próximo.
Maria Santíssima era todinha de Deus. Sua obediência era livre e brotava do coração. Que ela nos ajude a evitar a hipocrisia e a tomar cuidado com o fermento dos fariseus (Lc 12,1).
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.






VIDA SAUDÁVEL


Para evitar ter as pernas pesadas


Para evitar ter as pernas pesadas, você pode: 

- Praticar exercícios regularmente (caminhada, esporte), pois a atividade física continua sendo um dos melhores "remédios" para prevenir e curar as pernas pesadas. O exercício favorece a circulação venosa na região das pernas. Dê preferência a exercícios que priorizam a musculatura das pernas (caminhada, fitness que trabalha a parte de baixo do corpo,...).

- Perder peso.

- Evitar ficar muito tempo em pé ou deitado.

- Beber bastante líquido (1,5L de água por dia) e regularmente, pois ingerir líquidos permite melhorar a circulação do sangue e portanto, limitar o problema das pernas pesadas.

- Evitar o cigarro (fumar aumenta sobretudo o risco de complicações, em particular as venosas)

- Evitar ficar exposto ao calor por muito tempo, pois sabemos que temperaturas altas favorecem a ocorrência de pernas pesadas (>> ver também: causas das pernas pesadas).

- Utilizar eventualmente meias contra varizes. Peça conselhos ao seu farmacêutico. Em geral, essa meia deve ser utilizada pela manhã.

- Ingerir alimentos saudáveis à base de vitamina como por exemplo, gérmen de trigo.


Fonte: http://www.criasaude.com.br/N2507/doencas/prevencao-pernas-pesadas.html






MOMENTO DE REFLEXÃO


Imagino que todas as pessoas acalentem sonhos, mas o que a maioria faz para transformá-los em realidade? Larry Walters faz parte de um grupo relativamente restrito de pessoas que conseguiram realizar o seu sonho. Sua história é verdadeira, embora pareça difícil de acreditar.
Larry era motorista de caminhão, mas o sonho de sua vida era voar. Quando se formou no curso secundário, alistou-se na Força Aérea com a esperança de tornar-se piloto. Infelizmente, não conseguiu seu intento por ter a visão fraca.
Depois de deixar o serviço militar, ele teve de contentar-se em ver outras pessoas pilotando os caças a jato que cruzavam os céus, sobrevoando seu quintal. Sentado em sua cadeira, ele sonhava com a mágica de voar.
Certo dia, Larry Walters teve uma idéia. Dirigiu-se ao depósito de materiais excedentes da Marinha/Aeronáutica de sua cidade
comprou um tanque de hélio e 45 balões atmosféricos. Esses balões são diferentes daqueles coloridos usados em festas. São muito resistentes e medem mais de um metro de diâmetro depois de totalmente inflados.
Larry voltou a seu quintal e usou tiras para amarrar os balões à sua cadeira, uma espécie de cadeira preguiçosa como essas que você deve ter em seu jardim. Prendeu a cadeira ao pára-choque de seu jipe e inflou os balões com hélio. Em seguida, fez um pacote com sanduíches e refrigerantes e carregou uma arma, imaginando que poderia usá-la para estourar alguns balões quando chegasse o momento de aterrissar.
Depois de tudo pronto, Larry Walters sentou-se na cadeira e cortou o fio que a prendia ao pára-choque. Seu plano era flutuar lentamente até retornar à terra firme. Mas as coisas não funcionaram como ele desejava.
Quando cortou o fio, Larry não flutuou lentamente; projetou-se para cima como um tiro de canhão! Também não subiu algumas centenas de metros. Subiu, subiu, até chegar a uma altura de mais
3.000 metros!
Naquela altitude, ele não podia arriscar-se a estourar um dos balões. Temia desequilibrar a carga e sair voando de verdade! Assim, resolveu ficar ali, flutuando no ar durante 14 horas, totalmente sem saber como faria para descer.
Finalmente, Larry desviou-se para as proximidades de um corredor aéreo do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Um piloto da PanAm chamou a torre pelo rádio e informou que acabara ver um sujeito sentado em uma cadeira preguiçosa a uma altura mais de 3.000 metros, segurando uma arma no colo. (Seguiu-se diálogo que eu daria tudo para ter ouvido!)
Los Angeles fica às margens do oceano, e você deve saber quando a noite cai, os ventos da costa mudam de direção. Quando o céu escureceu, Larry começou a voar em direção ao mar. Naquela altura dos acontecimentos, a Marinha já havia enviado um helicóptero para resgatá-lo.
 Mas a equipe de salvamento teve grande dificuldade para aproximar-se dele, porque o vento provocado pelas hélices do helicóptero afastavam cada vez mais a engenhoca inventada por Larry. Depois de muito esforço, o helicóptero conseguiu pairar sobre ele, e um dos homens desceu uma corda para conduzir Larry de volta à terra.
Assim que pisou em terra firme, Larry foi preso. Enquanto estava sendo conduzido à prisão, algemado, um repórter de televisão gritou:
— Sr. Walters, por que o senhor fez isso?
Larry parou, encarou o repórter e respondeu com indiferença:
— Um homem não pode ficar sentado à toa.


- Howard Hendricks com Chip MacGregor, Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário