Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 06/10/2012






Sábado, 06 de outubro de 2012


“A alegria não está nas coisas. Está em nós!” (Goethe)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,17-24


Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!
Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.
Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.
Este Evangelho tem três partes: o regresso dos setenta e dois, a alegria de Jesus e a felicidade dos discípulos.
“Eles voltaram muito contentes, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. É a alegria do líder cristão, ao ver a conversão acontecer e as pessoas que acolhem a Boa Nova ficarem mais felizes. Não existe alegria maior do que possuir a graça de Deus.
“Jesus exultou no Espírito Santo.” Nós queremos dar a Jesus a mesma alegria que ele sentiu, vendo “Satanás cair do céu, como um relâmpago”, isto é, vendo o Reino de Deus já atuante na terra, destronando definitivamente as forças do mal. Por isso, “ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Jesus se alegra porque, pela força de Deus, as coisas se inverteram: agora são os pequeninos que têm a primazia.
O Pai e Jesus constituem uma unidade de amor e conhecimento mútuo, na qual são admitidos os que se abrem a Deus com humildade e se abandonam nas suas mãos.
“Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!” Nós estamos incluídos nesses “felizes”, porque, através do Espírito Santo, nós também conhecemos e experimentamos a Boa Nova de Jesus triunfando sobre o mal. A história da humanidade tem duas partes bem distintas: antes de Cristo e depois dele. Mas isso significa também uma responsabilidade para nós: “Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20).
“Que Deus ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual ele vos chamou, a riqueza da glória que ele nos dá em herança entre os santos, e a extraordinária grandeza do poder que ele exerce” (Ef 1,18-19). “Os olhos de vosso coração” nos lembra a bem-aventurança: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. A fé e o amor são inseparáveis; quanto mais se ama, mais se crê. O coração, isto é, o centro da pessoa, é o terreno onde pode enraizar a semente do Reino.
Para isso, precisamos ter os olhos do coração livres da miopia gerada pelo orgulho, pelas paixões e ideologias. É por aí que os simples têm mais entendimento do que os doutores e poderosos do mundo, inclusive, às vezes, mais que os teólogos.
“Eu te louvo, Pai, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.” Quando líderes cristãos, humanamente incompetentes para a missão, fazem maravilhas, aparece mais claro que é Deus que realiza, não o líder; este é apenas um instrumento que Deus usa. E Deus gosta de usar instrumentos mais fracos, porque assim fica claro que é ele que faz. Deus é poderoso para usar qualquer instrumento para a conversão das pessoas. Ele já usou até animais, como o caso da mula de Balaão (Cf Nm 22).
“Ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” É Deus que revela a Boa Nova aos que ouvem os líderes cristãos.
“Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.” Deus nos defende dos malvados do mundo e de todos os perigos que enfrentamos, no nosso trabalho de líderes cristãos. O discípulo e a discípula de Jesus podem ficar tranqüilo, porque existe Alguém muito forte que cuida deles.
Todos os cristãos e cristãs somos missionários, cada um do seu modo. Existe um “toque de compaixão”, despertado por Deus, que nos leva a sair do nosso mundinho e evangelizar. Hoje as multidões são maiores que no tempo de Jesus, e a sêde da Boa Nova continua a mesma. Deus não toca diretamente no coração de ninguém; ele quer fazer isso através de nós, que já fomos tocados por ele. Nós recebemos de Jesus um tesouro de graças, que são os sacramentos, a Palavra de Deus, a vida em Comunidade... Vamos aproveitar bem esse tesouro, não só para nós mesmos, mas para enriquecer os outros.
Havia, certa vez, um viúvo, cuja esposa tinha falecido a pouco tempo, e ele morava numa casa de roça, junto apenas com seu filhinho de poucos meses de idade.
Ele tinha em casa uma raposa que era sua amiga. Desde pequeninha, ele a trouxe para casa e era tratada como animal de estimação. Ela fazia até as vezes de um cachorro, ajudando a guardar a casa.
Ele saía cedo para trabalhar na roça e todas as noites, quando voltava, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos sempre o alertavam: “Cuidado! Raposa é um bicho selvagem. Um dia ela pode sentir fome e comer a criança”. Mas ele respondia que isso era uma grande bobagem, a raposa era sua amiga e jamais faria uma coisa dessas.
Um dia, quando ele chegava em casa, a raposa veio ao seu encontro, mal totalmente ensangüentada. O homem suou frio. “Os vizinhos tinham razão, ela comeu o meu filhinho!” Mais que depressa, com o machado que tinha na mão, matou a raposa.
Mas, ao entrar em casa, qual não foi a sua surpresa: o filhinho estava no berço, dormindo, e, ao lado do berço, uma a cobra morta!
Aquele senhor, cheio de tristeza, pegou o cadáver da querida raposa e o enterrou, junto com o machado que a matara. Em cima da cova, plantou uma árvore, que regava todos os dias.
O homem foi precipitado, deixando-se levar pelo primeiro impulso. Quantas lágrimas a precipitação tem causado, tanto à pessoa como aos outros!
Os nossos conhecimentos são limitados e podemos nos enganar. Daí a necessidade de nos apegarmos com Deus, que nunca se engana, e de acolher e distribuir o grande tesouro que seu Filho nos deixou, que chamamos de Boa Nova.
Maria Santíssima é a grande missionária de Deus Pai, pela qual ele nos deu o seu Filho. Rainha dos missionários, rogai por nós!
Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.






 CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida


A cozinha é o local mais importante para combater os desperdícios. E isso vale quando pensamos em evitar jogar comida no lixo, em reaproveitar o que não vai mais ser utilizado e prolongar a vida útil de materiais. Veja 6 exemplos que descobrimos no Shine, do Yahoo.


1. Casca de laranja ajuda a afastar insetos.
Formigas e a maioria dos insetos não suportam o limoneno, presente principalmente na casca de laranjas e limões. Assim, uma forma de mantê-los longe de sua cozinha é colocar essas cascas em um liquidificador, adicionar um copo de água e bater até dissolver tudo. Com a ajuda de um borrifador, os insetos vão procurar um lugar onde se sintam mais à vontade. E você vai economizar ao dispensar os inseticidas.


2. Reaproveite o pão.
Certamente, sua avó já guardou muito pão francês para fazer farinha de rosca, aproveitada em alguns pratos. Mas na era do pão de forma, o que fazer com aquele pacote que já está há alguns dias na geladeira, ainda útil, mas não mais tão macio e convidativo como antes. Há pelo menos duas possibilidades: corte-o em tiras, coloque em uma forma com um pouco de azeite de oliva, sal e orégano e depois sirva como deliciosas torradas ou corte-o em cubinhos e levo-os ao forno para fazer croutons que poderão ser um bom acompanhamento com  a salada ou com uma sopa. Nada mal para o frio.

3. Arroz contra a umidade.
Não é apenas o saleiro que pode levar um pouco de arroz para impedir que a umidade cause transtornos. Arroz que ficou guardado no armário por muito tempo pode servir para absorver a umidade de móveis ou aparelhos eletrônicos. Ou coloque um copo com arroz dentro em um armário para mantê-lo seco ou coloque o seu eletrônico dentro do arroz velho para que volte a ficar seco após uma chuva de surpresa. Funciona.


4-Use a esponja por mais tempo.
Deve ter lido ou ouvido falar recentemente que as esponjas são o maior criadouro de bactérias em uma cozinha. Mas nem por isso é necessário trocá-la toda semana. Basta colocá-la molhada no microondas ligado na potência máxima por 2 minutos para que 99% das bactérias desapareçam do pedaço. E pronto, você e sua família estarão em segurança.


5. Uma composteira para dar vida às plantas.
Para quem tem plantas em casa, contar com uma composteira é uma boa ideia. Basta jogar os restos de comida, frutas e verduras lá dentro para contar com um fertilizante natural que vai deixar as plantas muito saudáveis. Todos ficarão mais felizes com os resultados.


6. Se tiver de fazer uma feijoada, siga este conselho: coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada sim!) na  feijoada junto com as carnes...
Realmente funciona, até parece milagre, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação.
A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light!
Experimente com um pedaço de linguiça, ferva a água, fure a linguiça com 1 garfo, coloque a laranja na panela e depois a linguiça e comprove, em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja!
Depois frite a linguiça e veja como está deliciosa, e a panela sem gordura...


Valmir Storti






MOMENTO DE REFLEXÃO


Em 1921, Lewis Lawes tornou-se diretor da Prisão de Sing Sing. Naquela época, não havia prisão mais rigorosa que essa. Quando o diretor Lawes aposentou-se, 20 anos mais tarde, aquela prisão transformou-se em uma instituição humanitária.
Os estudiosos do sistema disseram que o responsável pela mudança foi Lawes. Mas, ao ser questionado sobre a transformação, ele disse:
— O mérito todo é de Catherine, minha maravilhosa esposa, que está enterrada fora dos muros da prisão.
Catherine Lawes era uma jovem mãe de três filhos pequenos quando seu marido assumiu o posto de diretor da prisão. Desde o início, todos a advertiram de que ela jamais deveria colocar os pés dentro dos muros da prisão, mas essas advertências não assustaram Catherine! Quando o primeiro jogo de basquete foi realizado ali, ela compareceu... atravessou a quadra com seus três lindos filhos e sentou-se nas arquibancadas em companhia dos internos.
Ela dizia o seguinte:
— Meu marido e eu vamos tomar conta desses presos, e creio que eles vão tomar conta de mim! Não tenho por que me preocupar!
Catherine insistia em fazer amizade com os presos e em conhecer suas histórias. Ficou sabendo que havia ali um assassino confesso que estava cego, e resolveu fazer-lhe uma visita.
— Você lê em Braille? — ela disse, segurando-lhe as mãos.
— O que é Braille? — ele perguntou.
Ela o ensinou a ler. Anos depois, ele chorou emocionado e cheio de afeto por ela.
Posteriormente, Catherine encontrou um surdo-mudo na prisão. Passou a frequentar uma escola especializada em linguagem por sinais. Muitas pessoas diziam que Catherine Lawes era o corpo de Jesus ressuscitado novamente em Sing Sing, de 1921 a 1937.
Subitamente, ela morreu em um acidente de carro. Na manhã seguinte ao desastre, Lewis Lawes não compareceu ao trabalho, sendo substituído pelo diretor interino. Imediatamente, a prisão inteira notou que alguma coisa errada havia acontecido.
No outro dia, o corpo dela jazia em um caixão em sua residência, distante cerca de 1.200 metros da prisão. Enquanto fazia sua inspeção rotineira, o diretor interino ficou surpreso ao ver um grupo de criminosos dos mais terríveis e medonhos amontoados como animais diante do portão principal.
O diretor interino aproximou-se e viu lágrimas de sofrimento e tristeza nos olhos de todos. Ele sabia quanto eles amavam Catherine. Virou-se e encarou o grupo, dizendo:
— Muito bem, homens, vocês podem ir. Mas quero ver todos vocês de volta esta noite!
Em seguida, abriu o portão e um desfile de criminosos percorreu, sem escolta, os 1.200 metros para ficar na fila e prestar as últimas homenagens a Catherine Lawes. E todos retornaram à prisão. Todos!

Tim kimmel, em Histórias Para o Coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário