Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 10/09/2012






Terça-feira, 09 de outubro de 2012


“A porta que Deus abre, ninguém fecha”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,38-42



Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Aí o Senhor respondeu:
- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem apresentei uma reflexão que pode ter deixado muitas dúvidas, mas não foi essa a intenção e sim fazer mover algo dentro daquele que lê. O samaritano precisava continuar a sua jornada, mas isso não o impediu de se compadecer daquele que sofria. Jesus precisou muito fazer isso, pois como sabemos Ele não ficava somente numa região ou cidade; ele precisava também continuar seu caminho.
E Hoje? Que paradigma ou barreira a minna compreensão precisa rever no evangelho que narra a vida de Marta e Maria?
Na esfera religiosa (…) quantos não já ouviram a expressão: “fulano só reza, não sai, não se diverte (Maria)”? Em contrapartida temos aquele que “muito aproveita”; só trabalha, sempre orientado pela razão (Marta). Nossas comunidades, nossas vidas são repletas desses exemplos, mas quem de fato esta certo? A resposta depende de como vejo ou me identifico. Portanto dizer que “este é certo e aquele errado” é um tanto delicado.
“(…) Vós sabeis que é proibido a um judeu aproximar-se dum estrangeiro ou ir à sua casa. Todavia, Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro.” (Atos 10, 28)
Na esfera familiar (…). Fruto ou motivo comum da maioria das DRs (Discutir Relação) entre casais. O saber quem está certo pode levar uma família a total aproximação com Deus ou o afastamento total dos seus membros.
O pai que chega cansado do serviço ou a mãe cansada do serviço em casa (isso dobrado quando ela, também, trabalha fora)? Quem estaria certo: a mulher que trabalha e alega que seu trabalho é muito cansativo ou o homem que “jura” que seu trabalho que é cansativo? Quem cansou mais?
Na esfera do trabalho (…) quem esta correto: aquele que chega cedo e passa o dia reclamando de quem chega tarde, mas faz seu serviço calado e vai embora cedo ou era melhor ser aquele que trabalha muito e recebe pouco enquanto outro que recebe muito? Será que na verdade a maioria das nossas reclamações é fruto do QUE EU DE FATO QUERIA SER OU TER E NÃO CONSIGO? Será que inconscientemente, queríamos também estar recebendo muito e pouco fazendo e pelo fato de não conseguir, passamos a criticar o oposto a nós?
É um fato: vemos o que queremos ver e possivelmente só aceitamos aquilo que acreditamos.
Em algumas pessoas a diferença de entendimento e pensamento poder gerar conflitos desnecessários. Como posso passar o dia a criticar os cultos evangélicos se às vezes rezo tão alto quanto às igrejas protestantes? Como posso ser contra a forma de trabalhar dessa ou daquela pastoral se é graças a seu trabalho, certo ou errado aos nossos olhos, que muita gente se identifica e consegue reencontrar o amor de Deus? Como tenho coragem de brigar com meu esposo (a) tendo como argumento o MEU cansaço sem levar em conta o DELE (A)? Como posso esquecer-me dos meus próprios erros e debulhar-me em justificativas através dos erros dos outros?
Não somos por completo, nem Marta e nem Maria, na verdade passamos boa parte do tempo alternando os comportamentos. Para algumas coisas somos razão e para outras somos emoção. Notem que esses dois personagens são novamente citados, mas em situações inversas ao comportamento de hoje.
“(…) Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. MAL SOUBE MARTA DA VINDA DE JESUS, SAIU-LHE AO ENCONTRO. MARIA, PORÉM, ESTAVA SENTADA EM CASA. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! MAS SEI TAMBÉM, AGORA, QUE TUDO O QUE PEDIRES A DEUS, DEUS TE CONCEDERÁ“. (João 11, 19-22)
Tenho que partir dum pressuposto que nem sempre oque acho é o correto, foi por isso que o Senhor colocou a sabedoria para tomar conta da certeza, sendo assim só teremos certeza de algo a luz da divina sabedoria que vem de Deus e enquanto isso… Sejamos mais pacientes uns com os outros.
São Benedito, santo negro que rompeu paradigmas sociais, que fez de um ato incoerente aos olhos de uns, surgir flores aos olhos de Deus. Não conhece a história? Leia sobre ele, você vai se encantar.
Um imenso abraço fraterno.







VIDA SAUDÁVEL


Cozinha funcional

Alimentos funcionais, além de nutritivos, ajudam a combater doenças como o diabetes e o Alzheimer.

Hortaliças Brássicas (Brócolis, agrião, repolho e couve-flor) – Promovem a limpeza de do fígado, diminuindo a absorção de toxinas no organismo. O ideal é consumir um pires em média por dia. Uma dica é fazê-los ensopado, cozido no vapor, ou refogado com óleo de canola, cebola e alho.  Vale lembrar que quanto mais tempo na temperatura, os alimentos perdem os nutrientes. Eles devem ser cozidos al dente. Isso diminui a perda de elementos nutritivos.


Chá verde – Ajuda a baixar o colesterol e a glicose, limpar o organismo, além de  tratar a obesidade. Ele é rico em cafeína, que acelera a queima de gordura.

Abacate – Rico em beta-sitosterol, que auxilia no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, a fruta possui triglicerídeos de cadeia media. Esses elementos ajudam na queima de gordura abdominal e dá uma boa saciedade.


Tomate – Possui licopeno, um antioxidante que ajuda na prevenção do câncer de próstata. Para ter maior benefício da substância, o fruto deve ser cozido em uma temperatura mais alta. Uma dica é fazer o tomate refogado com algum tipo de óleo, porque faz com melhore a absorção do licopeno.


Alho – Possui alicina.  Princípio ativo bom para limpar e diminuir a gordura presa nas artérias. Diminui o colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto. Para absorver mais a alicina, a pessoa deve consumir o alho cru. Uma alternativa é amassar o alho, por em um molho e jogar por cima de uma salada.


Soja – Alimento com flavonoides. Esses compostos orgânicos naturais auxiliam no tratamento da menopausa e ajudam a combater o envelhecimento precoce. Além disso, é rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. O ideal é consumir a soja em grãos, proteína texturizada, ou isolada, como por exemplo, em pó.


Uva vermelha ou preta – Contém resveratrol que combate radicais livre e doenças cardiovasculares. Ajuda a limpar as artérias, tirando as gorduras depositadas nas artérias. As pessoas devem consumir a fruta com casca ou suco de uva integral que encontramos no mercado, ou, ainda em geleia desde que produzida com a casca, pois é nela que está contida a substância.


Amora e a jabuticaba – As frutas de coloração escuras possuem antocianina, pigmento que previne envelhecimento precoce da pele. O ideal é consumir as frutas com a casca.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia um homem idoso e muito sábio. Todos os dias, ele se sentava em sua cadeira de balanço, ao lado de um posto de gasolina, e esperava para cumprimentar os motoristas que transitavam por sua pequena cidade.
Certo dia, a neta desse homem ajoelhou-se aos pés de sua cadeira e passou um longo tempo fazendo-lhe companhia. Enquanto eles observavam as pessoas chegando e partindo, um homem alto, que parecia um turista — pois o avô e a neta conheciam todos os moradores da cidade —, começou a andar de um lado para o outro como se estivesse examinando o local para morar ali.
O forasteiro aproximou-se dos dois e perguntou:
— Como é esta cidade?
O senhor idoso virou-se lentamente e disse:
— E como é a cidade de onde o senhor vem?
— Na cidade de onde venho — respondeu o turista —, todo mundo critica todo mundo. Os vizinhos fazem mexericos. É um lugar péssimo para viver. Estou feliz por sair de lá. Não é muito agradável.
O homem sentado na cadeira de balanço olhou para o forasteiro e disse:
— Sabe de uma coisa? Esta cidade é exatamente assim.
Mais ou menos uma hora depois, uma família que também estava de passagem pela cidade fez uma parada para reabastecer. O carro rodou lentamente e parou diante do local onde o senhor idoso e sua neta se encontravam.

A mãe saltou do carro com duas crianças pequenas e perguntou onde ficava o banheiro. O homem na cadeira de balanço apontou para uma pequena placa curva e pendurada, presa apenas por um prego do lado de fora da porta. O pai desceu do carro e perguntou ao senhor idoso:
— Esta cidade é um lugar bom para a gente viver?
O senhor idoso respondeu com uma pergunta:
— Como é a cidade de onde o senhor vem?
O pai olhou para ele e disse:
— A cidade de onde venho é muito prestativa. Todos estão sempre querendo ajudar o vizinho. Por todos os lugares que andamos, ouvimos sempre um cumprimento e uma palavra de agradecimento. Detesto ter de ir embora de lá. Parece que estou deixando minha família para trás.
O senhor idoso virou-se para o pai e deu-lhe um sorriso caloroso.
— Sabe de uma coisa? Esta cidade é muito parecida com a sua.
A família agradeceu, retornou ao carro, acenou despedindo-se e partiu.
Após alguns minutos, a neta olhou para o avô e perguntou:
— Vovô, por que o senhor disse ao primeiro homem que esta cidade era um lugar horrível para viver e depois disse ao pai de família que era um lugar maravilhoso?
O avô olhou carinhosamente para os olhos azuis e inquisitivos da neta e disse:
— Seja lá qual for à cidade onde vamos morar, carregamos conosco as mesmas atitudes, e é isso que torna o lugar horrível ou maravilhoso.


Recontada por Kris Gray, em Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário