Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 20/10/2012






Sábado, 20 de outubro de 2012

Dia de São Paulo da Cruz



"Os teus atos e não o teu conhecimento é que determinam o teu valor." (Johann Fichte)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,8-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Bantu Mendonça K. Sayla


Às vezes pensamos que Deus não precisa de nós e da nossa adesão ao Seu projeto. Jesus mesmo nesse Evangelho nos dá a entender que o nosso testemunho é importante para que o reino de Deus aconteça aqui na terra. O nosso testemunho diante dos homens fará com que Jesus também dê testemunho de nós diante dos “anjos de Deus”, mas quem o renegar, isto é, fizer de conta que não o conhece, diante dos homens, também será desconhecido por Ele, diante dos anjos de Deus. Renegar Jesus é desconhecê-Lo e não atribuir a Ele tudo o que tem e o que possui. Todas as vezes que negamos o poder do Espírito, e vacilamos em dar testemunho do Evangelho porque não nos achamos capacitados, talvez estejamos pecando contra o Espírito Santo. Quando não confiamos na força e no poder do Espírito Santo, nós estamos ofendendo a Deus, pois o Espírito é o prometido do Pai que não pode falhar. É confiando na manifestação do Espírito Santo em nós que podemos anunciar a Palavra e testemunhar ao mundo as maravilhas e prodígios que nos acontecem e assim termos diante de Deus o testemunho dos anjos a nosso favor.

Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

Aquele que me reconhecer fazendo o sinal da cruz quando passar em frente a uma igreja, Aquele que defender os sacerdotes quando caluniados e criticados, na rodinha de conversa, aquele que defender a Igreja quando alguém estiver falando mal dela, aquele que não tiver vergonha de dizer que é católico, aquele que não medir esforços para evangelizar, aquele que anunciar Jesus para as pessoas, aquele que catequizar, aquele que se prepara para cada vez mais para evangelizar pelo testemunho, pelo exemplo ou pela palavra, este está reconhecendo Deus diante dos homens e das mulheres, está apresentando Deus para as pessoas. Por isso, eu, Jesus, prometo que vou apresentá-lo também para o meu Pai.

Prezados, irmãos, perceberam que é uma questão de plantar para depois poder colher? Colher tesouros no céu. Semeando bons frutos aqui na Terra, colheremos tesouros na Vida Eterna.

Somos escolhidos para uma missão aqui na Terra. A missão de reconhecer, assimilar, se entregar a Deus e a Jesus, e em seguida, levá-los às pessoas. Mais é importante não nos esquecermos de que não podemos dar o que não temos. Por isso é preciso primeiro ter Jesus em nós, para em seguida poder levá-lo aos outros.

E para ter Jesus em nós, é preciso ter em mente o que o próprio Jesus disse, que foi resumido por Ele mesmo em: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo.

É preciso estar sintonizado com Deus através de Jesus, 24 horas por meio de pensamentos, palavras e atos. Meditando, rezando, evitando tudo que nos afasta Dele, estudando sua palavra, prestando atenção no que Deus vai nos dizer, suportando os incômodos que não podemos mudar, e oferecendo-os pelo perdão dos nossos pecados.

Apresentamos Jesus ao próximo quando evangelizamos, e quando damos bons exemplos: perdoando,ajudando, suportando, não criticando, não falando mal dos outros, corrigindo, aconselhando, não incentivando suas atitudes incorretas, não ignorando, não prejudicando, não ofendendo, não humilhando, não excluindo, etc.

Você se envergonha de falar de Jesus diante dos homens? – Você confia no poder do Espírito mesmo que você se ache uma lástima? – Como você tem agido em relação a isso? – Você tem recusado alguma missão na obra de evangelização porque não se acha capaz? – Isso não será um pecado contra o Espírito Santo?

Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.









CASA, LAR E FAMÍLIA



Dicas de etiqueta à mesa


No mundo dos negócios, uma boa parte das negociações é conduzida durante um almoço ou jantar.  Independentemente se você está em casa ou em um restaurante, é importante ter um conhecimento completo em como se comportar enquanto estiver provendo um evento ou quando for convidado a participar de algum almoço/jantar que pode significar o sucesso de uma negociação muito importante. A ansiedade durante esses tipos de eventos pode ser reduzida seguindo algumas regras simples que vão desde como pedir a comida, que talheres utilizar, até um pouco de conhecimento de etiqueta.

A) Conhecendo algumas regras sobre o que pedir irá ajudar a aliviar a ansiedade.

Quando possível deixe o anfitrião sempre liderar.
Pergunte por sugestões/recomendações.
Não peça o prato mais caro nem o mais barato do menu.
Evite comer comidas desajeitadas ou difíceis de se comer.
Evite álcool mesmo que outros estejam bebendo.


B) Utilizar os talheres corretamente não é tão difícil como pode parecer. Conhecimento em um arranjo formal dos talheres irá permitir que você foque na conversa ao invés de quais utensílios utilizar.

Os talheres devem ser utilizados de fora para dentro. (garfos e colheres de sobremesa são colocados no topo do prato).
A sua direita ficam os itens para se beber, a sua esquerda os itens para se comer.
Quando você não souber que talher utilizar, observe como o seu anfitrião está fazendo e siga a mesma maneira.
Quando terminar de comer, deixe seu prato aonde ele está na arrumação original. Não afaste seu prato para longe de você. Deite a faca e o garfo diagonalmente e lado a lado no prato. A faca e o garfo devem ser deixados como se estivesse apontando para as 10h00 e 04h00 de um relógio.



C) Utilizar a correta etiqueta na mesa irá aumentar sua confiança e promover sua capacidade de demonstrar que pode .se comportar em qualquer ambiente onde exija contato social.

1. Etiqueta do Guardanapo

Coloque o guardanapo sobre o colo imediatamente depois que a última pessoa sentar-se à mesa.
Não sacuda o guardanapo para abri-lo.
Se o guardanapo for grande coloque uma dobra até o quadril.
Se você tiver que sair da mesa durante a refeição, tenha certeza de colocar o guardanapo na sua cadeira ou à direita do prato.
Quando terminar de comer, coloque o guardanapo à direita do prato.


2. Passando a comida

Sempre passe a comida ou itens para a direita
Não há problemas em passar para a esquerda se você for a pessoa mais próxima de algum item requisitado.
Sempre passe o saleiro e a pimenteira juntos.
Peça para a pessoal que estiver mais próxima do que você quiser “para por favor passar o item depois que eles mesmos tiverem utilizado”.


3. Comendo

Comece a comer somente depois que todos estiverem servidos.
Pães devem ser quebrados em pequenos pedaços. Passar manteiga suficiente para uma ou duas mordidas. A manteiga não deve ser retirada do seu recipiente direto para o pão. Ela deve ser colocada primeiramente no prato de pão e somente depois passar pão.
Traga a comida até a boca e não a boca até a comida.
Mastigue com a boca fechada.
Nunca deixe colheres no copo, use o pires ou prato.
Prove sempre antes de temperar.
Corte a comida um pedaço de cada vez.
Não fume enquanto estiver comendo fora.
Não use palitos de dente ou aplique maquiagem enquanto estiver à mesa.
Se voar um pedaço de comida do seu prato, você deve pegá-lo com o seu talher e colocá-lo no topo do seu prato.
Nunca cuspa um pedaço de comida no guardanapo. Retire a comida com o mesmo utensílio utilizado para colocar a comida na boca.  Coloque o pedaço ofensor no topo do prato. A exceção para isso é uma espinha de peixe ou semente os quais poderão ser retirados utilizando os dedos.
Não fale com a boca cheia.
Morda pequenos pedaços de comida de tal forma que você possa continuar uma conversa sem grandes atrasos em ter que mastigar e engolir grandes pedaços.


http://www.casasofisticata.com.br/DicasCuriosidades/Etiqueta.html










MOMENTO DE REFLEXÃO


Em 1919, um homem que se recuperava dos ferimentos sofridos na Grande Guerra da Europa alugou um pequeno apartamento em Chicago. Ele escolheu um local nas proximidades da casa de Sherwood Anderson, o autor famoso. Anderson havia escrito o aclamado romance Winesburg, Ohio e era conhecido por sua disposição em ajudar escritores mais jovens.
Os dois homens tornaram-se amigos e passaram a encontrar-se quase que diariamente durante dois anos. Faziam as refeições juntos, davam longas caminhadas e discutiam, até altas horas da noite, a arte de escrever bem.
O rapaz sempre levava rascunhos de seu trabalho a Anderson, e o autor veterano reagia com críticas cruelmente honestas. Todavia, o rapaz nunca desanimou. Ele ouvia com atenção, fazia anotações e retornava à máquina de escrever para aperfeiçoar sua obra.

Não tentava defender-se, porque, conforme comentou posteriormente: “Eu não sabia escrever até conhecer Sherwood Anderson.” Uma das coisas que Anderson fez para ajudar seu jovem protegido foi apresentá-lo a seus colegas do mundo editorial.
Em breve, o rapaz já estava escrevendo sem ajuda. Em 1926, ele publicou seu primeiro romance, que foi aclamado pela crítica. Seu título era The Sun Also Rises [O Sol Também se Levanta], e o nome do autor era Ernest Hemingway.
Mas esperem um pouco! A história não termina aqui. Depois que Hemingway partiu de Chicago, Anderson mudou-se para Nova Orleans. Lá, ele conheceu outro jovem escritor, um poeta com um
desejo insaciável de aperfeiçoar seu talento.
Anderson o fez passar pelos mesmos testes de Hemingway — escrever, criticar, discutir, incentivar — e escrever cada vez mais. Ele entregou exemplares de seus romances ao jovem e o incentivou a lê-los atentamente, observando as palavras, os temas e o desenvolvimento do personagem e da história.
Um ano depois. Anderson ajudou o jovem a publicar seu primeiro romance, Soldier Pay [O Pagamento do Soldado]. Três anos depois, aquele brilhante novo talento, William Faulkner, escreveu The Sound and the Fury [O Som e a Fúria], que rapidamente se tornou uma obra-prima norte-americana.
O papel de Anderson como mentor de autores aspirantes não parou aí. Na Califórnia, ele passou vários anos trabalhando com o dramaturgo Thomas Wolfe e com um jovem chamado John Steinbeck, entre outros.
Em resumo, três dos protegidos de Anderson ganharam o Prêmio Nobel de Literatura e quatro Prêmios Pulitzer na mesma categoria, O famoso crítico literário Malcolm Cowley disse que Anderson foi “o único escritor de sua geração que deixou sua marca no estilo e na visão da geração seguinte”.
Por que Anderson dedicou seu tempo e conhecimentos com tanta generosidade para ajudar os mais jovens? Entre outros motivos, talvez porque tivesse recebido a influência de um autor mais velho, o grande Theodore Dreiser. Também passou um bom tempo ao lado de Cari Sandburg.
Considero instrutivo esse tipo de comportamento. Além de refletir minha própria experiência, ele também ilustra o princípio fundamental da experiência humana: a melhor maneira de causar impacto no futuro é ajudar a construir a vida de outra pessoa. Isso é que é ser um mentor.

Howard Hendricks com Chip MacGregor, Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário