Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 11/10/2012






Quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!”
Chico Xavier




EVANGELHO DE HOJE
Lucas 11,5-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Sim! Deus dará tudo que for pedido, mas como diria Paulo, nem tudo nos convém. De forma alguma estou contradizendo a promessa de Jesus, mas acredito que o Senhor tenha o fino trato de saber o que nós realmente precisamos e se os nossos motivos valem o resultado. Daí surge os grandes dilemas que envolvem a nossa fé.
“(…) Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma“. (I Coríntios 6, 12)
Minha avó sempre afirma que se fosse mais jovem faria muitas coisas diferentes, fatos talvez que foram mal pensados e talvez realizados e idealizados pelo ímpeto dos nossos quereres; alimentados pela velocidade que propõe e pede a juventude.
A física explica que um objeto no topo de uma cachoeira esta repleto de energia potencial, ou seja, prestes a acontecer e gerar movimento. Quantos de nós também no topo da idade ou da maturidade não fomos nada além de potenciais por causa do nosso ímpeto, de nosso orgulho, da nossa vaidade? Muitos não conseguiram transformar todo o potencial em movimento.
A pedra no topo da cachoeira somos nós. Se dermos um “passo” passaremos a ganhar movimento, e este será inevitável e sem volta. Mover-se denota vontade, perseverança e opinião. Quantas pessoas precisam muito de algo, mas não se movem? Quantos passam silenciosamente por sofrimentos que seriam resolvidas, ou pelo menos atenuados com um pedido de perdão, um abraço, atenção?
Não são os pedidos realizados que demonstram nossa fé, mas sim a nossa fé por si só e essa só acontece quando transformamos essa energia potencial em movimento, em ação, em oração, em louvor, em acolhimento, (…). Foi a fé persistente que moveu o coração do homem para mesmo cansado levantar-se e abrir a porta. Essa fé que move a Deus não se compra sendo assim difícil de acreditar naqueles que “vendem” na TV esse Deus comercial.
“(…) A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. MUITAS VEZES PEDIMOS, E PEDIMOS MUITO, MAS NÃO PEDIMOS O QUE DEVERÍAMOS, NOSSOS PEDIDOS SÃO MESQUINHOS, MATERIALISTAS E VISAM SIMPLESMENTE A SATISFAÇÃO DE INTERESSES PESSOAIS E IMEDIATOS, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas”. (Reflexão proposta da CNBB)
Um imenso abraço fraterno.





MEIO AMBIENTE


Na nossa seção de “Meio Ambiente” de hoje estamos disponibilizando um vídeo que nos apresenta uma tecnologia avançada para plantar e replantar árvores. Confira no link abaixo:



http://sorisomail.com/email/269580/plantando-e-replantando.html







MOMENTO DE REFLEXÃO


Ora, se é para ir na feira e escolher a fruta, escolha a melhor, leve para casa a mais suculenta, mais brilhante, mais doce.
Se é para ir ao açougue, e se o dinheiro dá, leve a melhor carne, se pode comprar filet-mignon vai levar “coxão-duro” para o bife?
Vai comprar uma roupa?
Então escolha o melhor tecido, o melhor caimento e por favor: escolha o número que se ajuste ao seu corpo.
Vai prestar um concurso?
Então primeiro estude, depois faça a promessa.
Porque eu te garanto, nenhum “santo” ,“vai descer” em você para fazer a sua prova.
Todo mundo quer o melhor da vida!
Mas, poucos sabem o que é “o melhor”.
Nos pedidos que fazem aos céus são infantis, acham que voltar com tal pessoa é o máximo, quando poderiam pedir para conhecer alguém que realmente valha a pena.
Gente desistindo da luta no meio do caminho, gente topando “qualquer coisa” para “ser feliz”, dando dízimo da aposentadoria da mãe, comprando fitinha benzida pelo “sei lá quem”, e a auto-estima no chão, derrubada, vazia.
É hora de acreditar no seu potencial!
É hora de pedir caviar aos céus, acreditando que você merece o melhor.
É hora de deixar o vale da lamentação, dos gemidos, das doenças imaginárias e virar o jogo.
CHEGA!
Chega de sofrer até pelo que não existe!
Só você, criatura divina, pode mudar o seu jogo.
Não tem pastor, santo, anjo, padre abençoado, nem "toalhinha mágica" que dê um jeito em quem não quer ter jeito!
Faça a sua parte, desperte, lute!
Caiu? Levante-se!
Escorregou? Apoie-se!
Errou? Peça perdão e recomece.
Chorou? Limpe o rosto e prossiga!
Doeu? Assopre e siga!
Tá sem rumo? Compre um guia, ou GPS.
Amou? Que bom, aprendeu o valor do amor.
Não deu certo? Comece de novo.
É este o dia certo para a pessoa certa, na hora certa: você é a pessoa certa, na hora certa, no dia certo.
O resto é confusão mental.
Por favor, queira ser feliz e lute por esse direito, a vitória só depende de você, não aceite migalhas!

Paulo Roberto Gaefke








Nenhum comentário:

Postar um comentário