Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 18/10/2011




Terça-feira, 18 de outubro de 2011


"Levante sua vela dez centímetros e você ganha um metro de vento." (Provérbio Chinês)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,1-9


Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho parece estar fora da seqüência, visto que já estávamos no capítulo doze, mas como bem sabemos, isso quando ocorre significa algo diferente neste dia, uma festa, uma comemoração, (…). Hoje, 18 de Outubro, dia de São Lucas.
Lucas, médico e pintor. Homem culto e profissionalmente preso aos detalhes. Se Marcos narra o evangelho sobre os olhos de Pedro, Lucas, narra sob a ótica do que aprendeu com seu mestre – Paulo. Não é por nada que a narrativa de Atos dos apóstolos tenha sua assinatura literária.
Ele esta presente nas caminhadas de Paulo e é dele a narrativa do evangelho que inclui os “fora do processo”, ou seja, os menores. Mais que uma vontade ou ímpeto de Paulo, Lucas acredita também no reino de Deus para excluídos. Sua narrativa, em grego, demonstra o amar de Deus pelo que sofre, pelo pobre, por aquele que roga por misericórdia. É dele as narrativas não imaginadas pelos judeus como as citações do bom samaritano.
Acompanhou Paulo quando preso e nas audiências; persistiu na caminhada, mesmo após o martírio do seu mestre.
“(…) Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. Tíquico enviei-o para Éfeso”. (II Timóteo 4, 10-12)
Lucas é um bom exemplo para aqueles que acreditam num ideal e ainda vem na fé uma forma de sair do cárcere que vivem. É uma pessoa que, como Mateus, encontra um tesouro maior e que vale a pena tudo abandonar. Lucas é um bom exemplo de amigo que não foge, não abandona seu ideal em meio às turbulências. É um bom exemplo daquele que empresta seu talento, o que aprendeu, para pintar a esperança nos corações dos que sofrem.
Ele segue bem os passos daquele o batizou e converteu
“(…) Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus”. (II Timóteo 1, 7-8)
Hoje, somos muito mais que setenta e dois que vão de dois em dois ou mais pelo mundo, mas olhando sobre outra ótica, somos muito menos que os poucos que antes. Nossa fé parou nos milagres, a deles no encontro; nossa fé é presa ao extraordinário, a deles em manter-se caminhando em meio a tantas perseguições; Jesus os enviou, e a nós também…
“(…) Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. (…) e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim”. (João 17, 18-19; 23)
Ao patrono dos médicos nossos pedidos, para que interceda a Jesus por aqueles se sentem inválidos, afastados, descrentes, (…); pedimos que como Lucas, continuem a caminhar e ver a esperança mesmo quando tudo parecer acabado.
São Lucas, rogai por nós, pois “(…) O Reino de Deus chegou até vocês”.
Um imenso abraço fraterno.







VIDA SAUDÁVEL

Alimentos que ajudam o organismo combater o estresse

O estresse surge quando o nosso corpo reage a um desafio físico ou mental e ninguém está imune aos efeitos nocivos provocados ao organismo...

Segundo pesquisas nacionais e internacionais, idosos, adultos e crianças são suscetíveis ao estresse. O estresse surge quando o nosso corpo reage a um desafio físico ou mental e ninguém está imune aos efeitos nocivos provocados ao organismo. Entre os mais reconhecidos estão o aumento do metabolismo, elevação da pressão arterial, aceleração da frequência cardíaca e respiratória e aumento dos batimentos cardíacos. O estado de estresse proporciona aumento de adrenalina na circulação sanguínea responsável pela maioria destes efeitos. A alteracão emocional distorce a realidade, provocando uma sensação prolongada de preocupação ou expectativa exagerada. Falta de ar, taquicardia, ondas de calor, suor, tremedeira e tensão muscular são alguns dos sintomas físicos. O pensamento fica acelerado, exemplificam os psiquiatras. Normalmente o comportamento alimentar também sofre conseqüências do estresse. Observam-se variações que vão desde a perda da fome, responsável pelo emagrecimento, ao comer de forma compulsiva. Em ambos os casos a inadequação nutricional acontece. Come-se, ou não, obedecendo aos níveis de ansiedade ou apatia. Como sabemos, não há fórmula mágica para se combater o estresse, mas é possível preparar o organismo, ou até mesmo ajudá-lo fornecendo ao corpo determinados nutrientes. Preste atenção nesses alimentos: - Laranja, água de coco, banana, cereais integrais e leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha) - neles encontramos boas quantidades de potássio. O potássio auxilia na condução dos impulsos nervosos contribuindo para a manutenção funcional do cérebro. - Pescados - ricos em vitamina do complexo B, equilibram os estados de ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor. - Alcachofra, espinafre e leite (além dos seus derivados) - contêm grandes quantidades de magnésio, essencial na defesa do organismo contra o estresse. Para aqueles que beliscam quando ansiosos o ideal é que escolham alimentos com baixo valor calórico, evitando balas, doces, salgados e alimentos gordurosos. Nessa hora todo cuidado é pouco e funciona como medida de prevenção à saúde. Andréa Abdala Frank Nutricionista, Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ a.abdala@uol.com.br






MOMENTO DE REFLEXÃO

- Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa.
Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês tem a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não ha hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta.
Toda ajuda a mais é bem vinda.
Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa.
A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos.
Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair  e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã. Não deixem que o passado tome conta de si mesmos.
O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente, não esmoreçam, a seara do Pai e algo indescritível. E bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda.
O caminho  é o de perseverança e dedicação.
Cada gota d 'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo.
A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever.
O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só em casa mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos Energia Pura. . .
Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida,  pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução!...





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário